Ariquemes / RO - domingo, 26 de maio de 2024
(69) 99929-2272

Em plena crise no Golfo, Trump pede fim do financiamento do terrorismo

Publicado em: 17/07/2017 - 12:00
Em plena crise no Golfo, Trump pede fim do financiamento do terrorismo

 

Foto: Charles Platiau / Reuters – Lusa

 

 

 

 

 

 

A conversa telefónica entre Donald Trump e o rei saudita Salman bin Abdulaziz acontece no final de uma intensa semana de contactos diplomáticos na região do Golfo, onde o secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, manteve encontros com as autoridades do Kuwait, Qatar e da Arábia Saudita.

O objetivo do chefe da diplomacia norte-americana era criar pontes de diálogo entre os vários intervenientes da atual crise, mas Tillerson não alcançou resultados concretos.

"Os dois líderes [Trump e o rei Salman] falaram sobre os recentes esforços diplomáticos para resolver o diferendo com o Qatar e salientou a importância de cumprir com os compromissos da cimeira de Riade" que o Presidente norte-americano liderou em meados de maio quando visitou o território saudita, referiu a Casa Branca, num comunicado.

"Em particular, o Presidente enfatizou a necessidade de acabar com todo o financiamento do terrorismo e desacreditar a ideologia extremista", acrescentou a mesma nota informativa.

A 05 de junho, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos e Bahrein cortaram relações diplomáticas com o Qatar, que acusam de apoio ao terrorismo, e deram início a uma crise regional, já reconhecida como a mais grave desde a guerra do Golfo de 1991.

Os quatro países também impuseram a Doha sanções económicas, com Riade a encerrar a sua fronteira terrestre com o Qatar, a única do território qatari.

Posteriormente, numa lista de 13 pontos – apresentada ao Qatar pelo Kuwait – os países exigiram o encerramento da televisão Al-Jazira, de uma base militar da Turquia no Qatar e uma redução das ligações diplomáticas com o Irão (país de maioria xiita), o grande rival da sunita Arábia Saudita no Médio Oriente e um alvo de duras críticas por parte do Presidente norte-americano Donald Trump.

Ainda como condição para solucionar esta crise, os quatro países exigiram que Doha corte quaisquer contactos com a Irmandade Muçulmana e com grupos fundamentalistas islâmicos como o xiita Hezbollah, a Al-Qaida e o Estado Islâmico.

As autoridades de Doha, que rejeitam as acusações de apoio ao terrorismo, afirmaram que a lista de exigências apresentada era "irrealista e inadmissível", bem como representava uma violação da soberania do Estado qatari.

Perante a resposta de Doha, os quatro países árabes ameaçaram avançar com novas sanções.

Os Estados Unidos, que têm no Qatar uma base militar estratégica na luta contra o grupo extremista Estado Islâmico (EI) e uma frota da marinha americana estacionada no Bahrein, têm importantes interesses económicos e políticos na região do Golfo, que garante um quinto do fornecimento mundial de petróleo.

No entanto, a administração de Donald Trump tem lançado sinais contraditórios face à atual crise.

Se, no início da crise diplomática, o chefe de Estado norte-americano posicionou-se a favor dos quatros países que acusam o Qatar, e chegou a instar Doha a deixar de financiar o terrorismo e a voltar "à comunidade de nações responsáveis", já o seu chefe da diplomacia tem adotado uma estratégia de neutralidade.

 

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Ariquemes Online - 16 horas atrás Ariquemes sedia 2ª edição dos Jogos da Segurança Pública do Vale do Jamari O evento é realizado em parceria com a Associação Ariquemense de Árbitros (AARBI) e tem como instituições participantes: 7º BPM, 8º BPM, CIPO Buritis, Bombeiro Militar, Polícia Civil
2
Capa - 16 horas atrás Governo de RO promove seminário inovador sobre gestão patrimonial A ação é realizada por meio da Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat), e o público-alvo são: secretários, chefes de patrimônio, contadores, controladores internos, membros de comissão de inventário e desfazimento de bens móveis e imóveis
3
Capa - 16 horas atrás Negociações de débitos e uso consciente da água são destacados durante 11ª Rondônia Rural Show Os investimentos na aquisição de mais estações de hidratação, em comparação à feira de 2023, proporcionaram bem-estar aos visitantes, foram destaques pela excelência na distribuição de água
4
Agricultura - 16 horas atrás Expositores celebram vendas e visibilidade durante a Rondônia Rural Show Internacional O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou a importância da participação de cada expositor. “A Rondônia Rural Show é uma vitrine para o que temos de melhor
5
Agricultura - 16 horas atrás Cursos técnicos do agro geram oportunidades para jovens na Rondônia Rural Show Internacional Muitos jovens que concluíram cursos técnicos voltados ao agronegócio estão atuando em empresas que expõem seus produtos e serviços durante a 11ª Rondônia Rural Show Internacional

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::