Ariquemes / RO - quarta-feira, 1 de maio de 2024
(69) 99929-2272

PROGRAMA ESPECIAL DE REGULARIZAÇÃO TRIBUTÁRIA (PERT)

Publicado em: 14/06/2017 - 12:00
PROGRAMA ESPECIAL DE REGULARIZAÇÃO TRIBUTÁRIA (PERT)

Como já era esperado, a Medida Provisória 766/2017, que instituiu o Programa de Regularização Tributária (PRT), acabou prescrevendo em 01/06/2017, uma vez que não houve tempo hábil para, no prazo legal estabelecido, ser convertido em Lei pelo Congresso Nacional. Assim, em comum acordo entre o Executivo e o Legislativo, foi editada uma nova Medida Provisória (MP 783/2017), substituindo a que caducou, estabelecendo o Programa Especial de Regularização Tributária (PERT), que foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) de 31/05/2017.

Trata-se de um segundo REFIS para o ano de 2017, que apresenta uma nova alternativa para a quitação de débitos tributários federais em aberto, ou em discussão, tanto para pessoas físicas ou jurídicas, que vale mesmo para quem já havia aderido ao PRT, uma vez que a MP prevê a possibilidade de migração. De uma forma geral, o PERT apresenta melhores condições para os contribuintes com débitos inferiores a R$ 15 milhões, pois exige um valor de entrada bem menor (7,5% contra os 20%), além de conceder redução de juros e multas, num desenho mais interessante que o PRT, principalmente para as pequenas e médias empresas. O programa também passa a alcançar débitos mais recentes e vencidos até 30/04/2017, além de prolongar o prazo de pagamento, de 120 para até 175 parcelas.

Embora a RFB e a PGFN ainda tenham 30 dias para regulamentar o programa, a MP estabelece que a adesão deverá ser realizada até 31/08/2017, mediante apresentação de requerimento aos órgãos competentes. Ao aderir, o contribuinte também deverá pagar regularmente os débitos vencidos após 30/04/2017, inscritos ou não em Dívida Ativa da União, e manter a regularidade das obrigações com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), para que possa permanecer nesse programa. O PERT também não admite o parcelamento de débitos decorrentes de auto de infração em que foi caracterizada a sonegação fiscal, cujo processo administrativo tenha transitado em julgado. Com essa iniciativa, o Fisco espera regularizar cerca de R$ 200 bilhões em dívidas tributárias.

BOAS NOTÍCIAS

No meio da turbulência política que assolou o país nas últimas semanas, três boas notícias indicam que a economia está começando a dar leves sinais de recuperação, embora não desfaçam as dúvidas que ainda pairam sobre o futuro do Brasil.

A primeira delas foi a divulgação do Índice de Nível de Atividade do Banco Central do Brasil (IBC-BR) que, surpreendentemente, veio com uma pequena alta. “Esse índice é importante, porque mede mensalmente o desempenho da indústria, comércio, serviços e agropecuária, as principais categorias usadas no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB), ou seja, de toda a riqueza produzida no país”, explica o economista Roberto Luís Troster. “Como o PIB é calculado a cada trimestre, o IBC-BR permite que você acompanhe mais de perto o que está acontecendo com a economia”, explica o especialista.

De fato, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB referente aos três primeiros meses de 2017 avançou 1,0% em relação ao 4º trimestre do ano passado, confirmando a tendência indicada pelo IBC-BR. “Essa é a segunda boa notícia, de que o país começa a dar sinais de que está voltando a crescer, após 8 trimestres seguidos de queda”, comemora o ex-economista chefe da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN).

E, finalmente, a terceira boa notícia é que o índice de desemprego no Brasil, segundo o IBGE, retrocedeu um décimo em abril, em sua primeira queda desde novembro de 2014. “Embora não se trate ainda de uma tendência, o emprego está começando a reagir, ou, no pior cenário, já não estamos andando para trás”, finaliza Troster.

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Porto Velho - 11 horas atrás Sindafisco parabeniza os novos auditores fiscais do Estado de Rondônia Tomaram posse: Abrahão Scarcela De Carvalho Neto, Luis Fernando Pereira Maia, Luis Guilherme Pires Gonçalves, Marcelo Gomide De Oliveira Resende, Lilian Gracyete Antonina Duarte Da Costa, Sergio Pedro Paiva Furtado Filho, Alanclay Alves De Lima.
2
Capa - 12 horas atrás Atração de investimentos é tema do 2° Encontro de Secretários Municipais do Desenvolvimento Econômico Os gestores municipais de Alta Floresta, também demonstraram a satisfação em receber o guia e o apontaram como ferramenta para a transformação do município.
3
Economia - 12 horas atrás Feira dos Empreendedores reúne expositores de Rondônia e movimenta a economia local Todos os meses, empreendedores de todo o Estado têm a oportunidade de expor seus produtos na Feira dos Empreendedores, realizada pelo Governo de Rondôni
4
Guajará-Mirim - 15 horas atrás Segunda edição do Projeto “Vem pro Parque” promove conscientização ambiental em Guajará-Mirim Com o intuito de dar continuidade às ações de prevenção e conscientização ambiental nas zonas de amortecimento do Parque Estadual Guajará-Mirim (PEGM), o Governo de Rondônia realizou nos dias 27 e 28 de abril, a 2ª edição do Projeto Vem pro Parque.
5
Destaque - 15 horas atrás Governo de RO anuncia investimentos na estrutura energética do Estado O Estado de Rondônia irá receber investimentos na área de estrutura energética, que beneficiarão diretamente a população

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::