Ariquemes / RO - terça-feira, 30 de abril de 2024
(69) 99929-2272

Frente fria configura segunda friagem de 2017 na Amazônia

Publicado em: 27/04/2017 - 12:00
Frente fria configura segunda friagem de 2017 na Amazônia

O deslocamento para norte de uma frente fria configurou na madrugada desta quinta-feira (27), mesmo que fraca, a segunda friagem de 2017 na Amazônia Legal.

O sistema frontal declinou as temperaturas na Bolívia, principalmente nos departamentos de Beni, Pando e Santa Cruz, no leste do Peru, nos departamentos de Madre de Dios, Puno e Ucayali e em terras brasileiras, entre os estados do Acre, Rondônia e Mato Grosso, que completam o bioma.

A primeira frente fria de 2017 atingiu a região amazônica, de modo bastante prematuro, no dia 17 de março e apenas a temperatura máxima caiu, bem como a intensificação do vento do quadrante sul.

Desta vez, o segundo sistema trouxe chuva e cobertura estratiforme de nuvens (que ocupam grande extensão horizontal), além do vento que soprou com mais intensidade de sudoeste/sul. Apesar do alarde feito por empresas privadas de meteorologia e consequentemente pela mídia e desmentido por órgãos oficiais de meteorologia, nenhuma Super frente fria chegou à Amazônia ao ponto de congelar nariz de macaco. Brincadeira à parte, a friagem, muito fraca, declinou pouco as temperaturas.

Dados meteorológicos

Estações meteorológicas automáticas mantidas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no raio de abrangência da Amazônia Legal, registraram até às 9 horas (Brasília) desta quinta-feira (27), temperatura mínima de 16,9°C em Comodoro, em Mato Grosso, 19,7°C em Vilhena, em Rondônia e 20,3°C em Epitaciolândia, no Acre.

A menor temperatura do Brasil, dentre a rede de estações automáticas do Inmet, chegou a -0,9°C no município de Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina.

A carta sinótica elaborada pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) mostrou às 6UTC (3h – Brasília), a frente fria atuando entre o norte da Bolívia e sul de São Paulo, com ramo mais estacionário sobre o interior paulista.

(Crédito das imagens: Reprodução/Google – Reprodução/Cptec/Inpe – Reprodução/Inmet – Miriam Bodanese/Vilhena via WhatsApp DONTM (18) 99681-1555)

(Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia)

Tags: AcreRondôniafriagem

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::