Ariquemes / RO - segunda-feira, 6 de maio de 2024
(69) 99929-2272

Arte indígena Kusiwa do Amapá tem reavaliação inédita pelo Iphan

Publicado em: 25/04/2017 - 12:00
Arte indígena Kusiwa do Amapá tem reavaliação inédita pelo Iphan

Registrada como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil e da Humanidade, a pintura corporal e arte gráfica Kusiwa, produzida por índios Wajãpi, que habitam no município de Pedra Branca do Amapari, a 183 quilômetros de Macapá, vão passar por uma reavaliação após 10 anos do recebimento do título.

A reavaliação é inédita no país com relação aos bens considerados imateriais, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

De acordo com a superintendente do Iphan no Amapá, Weleda de Fátima Freitas, o processo iniciou em 2013 e, desde então, durante visitas à aldeia, a manifestação cultural passou a ser reanalisada para saber se continua sendo uma referência cultural para o povo indígena Wajãpi.

“Vai avaliar se as atividades desenvolvidas durante esses 10 anos, se houve transformações, permanências, se houve modificações dos elementos que compõem esse bem cultural. A partir daí faz-se um estudo elencando essas mudanças ou não”, comentou Weleda.

Wajãpi produzem arte Kusiwa, patrimônio imaterial do Brasil (Foto: Iphan/Divulgação)

A arte Kusiwa é um sistema de representação gráfica próprio dos povos indígenas Wajãpi, que sintetiza o modo particular de conhecer, conceber e agir sobre o universo. Para Weleda, o bem vai muito além do material.

“A gente tem a expectativa de que será revalidado. Porque os Wajãpi têm desenvolvido trabalhos muito importantes para divulgação dessa referência cultural. Costumo falar que essa arte gráfica é a materialidade desse bem, que tem todo um sistema de conhecimento, práticas culturais e de formas de ver e entender o universo, que é ligado a arte Kusiwa”, disse a superintendente.

A apreciação dos estudos acontecerá na quinta-feira (27), durante reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, em Brasília (DF), que vai determinar se o título de Patrimônio Cultural do Brasil para a arte do povo indígena Wajãpi será revalidado ou se permanecerá com inscrição do bem cultural no livro de registros do Iphan.

A arte Kusiwa foi registrada pelo Iphan em 2002, e, junto com o Ofício das Paneleiras de Goiabeiras (ES), foi o primeiro bem considerado Patrimônio Cultural do Brasil, como parte do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial (PNPI), criado em 2000.

As obras indígenas dos Wajãpi também foram tituladas pela Unesco como Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade, em 2003, e depois como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, em 2008, segundo o Iphan.

Arte dos Wajãpi deve ser revalidada como Patrimônio Imaterial do Brasil (Foto: Iphan/Divulgação)

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Publicações Legais - 21 minutos atrás AGRO PRODUTIVA COMÉRCIO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS LTDA AGRO PRODUTIVA COMÉRCIO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS LTDA - PEDIDO DE RENOVAÇÃO DA LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA
2
Ciência e Saúde - 2 horas atrás Em Porto Velho: “Lavar as mãos salva vidas” é tema de workshop criativo no Hospital e Pronto Socorro João Paulo II Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, é fundamental que o Estado esteja engajado em boas práticas, que resultem na melhoria dos serviços prestados aos pacientes.
3
Ariquemes Online - 2 horas atrás Operações “Duas Rodas, Uma só Vida” e “Corta Giro” promovem segurança no trânsito em Rondônia O comerciante de Ariquemes, Antônio Botelho destacou a importância da operação para reduzir o barulho excessivo das motocicletas, que prejudica o comércio local e coloca em risco a segurança dos pedestres.
4
Destaque - 2 horas atrás Educação no Trânsito: Atividades educativas despertam atenção ao Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante O diretor-geral do Detran-RO, Léo Moraes destacou a importância não só do Maio Amarelo, mas da permanente fiscalização e educação no trânsito
5
Ação Parlamentar - 2 horas atrás Manual de Redação e Estilo e condutas eleitorais são abordados no II Encontro de Assessores Parlamentares Com a presença de mais de 40 assessores parlamentares de vários gabinetes de deputados estaduais, também foram apresentadas as regras do Manual de Redação e Estilo da Casa.

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::