Ariquemes / RO - segunda-feira, 6 de maio de 2024
(69) 99929-2272

Reunião termina sem acordo sobre a Síria; país vive novos combates

Publicado em: 18/05/2016 - 12:00
Reunião termina sem acordo sobre a Síria; país vive novos combates

 

 

 

O Grupo Internacional de Apoio à Síria (GISS), dirigido por Estados Unidos e Rússia, não conseguiu nenhum avanço nesta terça-feira (17) em Viena sobre a paz no país, onde combates entre facções rebeldes deixaram dezenas de mortos perto de Damasco.

 

As potências mundiais e países vizinhos da Síria, reunidos para tentar relançar as negociações para uma eventual transição política, não conseguiram fixar uma data nem reforçar o instável cessar-fogo entre o regime de Bashar al-Assad e grupos insurgentes.

 

Em terra, ao menos 50 combatentes e dois civis morreram nesta terça-feira em confrontos entre grupos rebeldes no leste de Damasco, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

 

Os combates não param há três semanas na Ghuta Oriental, o reduto mais importante da rebelião na província de Damasco, entre o influente grupo de inspiração salafista Jaish al-Islam e as facções dirigidas pelo braço local da Al-Qaeda, a Frente al-Nosra.

 

Nas últimas semanas, esses confrontos deixaram 500 combatentes e uma dezena de civis mortos, segundo o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman.

 

"É uma verdadeira luta pelo poder" entre as duas facções, indicou Rahman à AFP.

 

Cessar-fogo ‘crível’

 

Em Viena, o enviado especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, afirmou que não voltará a convidar o regime de Assad nem a oposição para novas negociações enquanto não houver um cessar-fogo "crível".

 

Já o secretário de Estado americano, John Kerry, declarou que o GISS concordou em dizer que poderia haver consequências para as partes que violarem a trégua e prometeu manter a pressão sobre Assad.

 

Seu colega russo, Serguei Lavrov, reiterou a posição da Rússia de apoiar o exército do regime em sua luta contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI), que controla extensas áreas do país.

 

Os três objetivos fixados pela diplomacia americana para essa reunião eram "consolidar o fim das hostilidades (…), garantir um acesso humanitário a todo o país e acelerar a transição política".

 

O terceiro ponto é o que segue levantando maiores obstáculos. O mapa do caminho dos negociadores prevê colocar em andamento a partir de 1º de agosto um órgão sírio de transição política previsto também por uma resolução da ONU, mas muitos observadores acham difícil que este prazo seja cumprido.

 

Segundo um funcionário de alto escalão do Departamento de Estado, a coalizão da oposição síria está mais aberta a diferentes modalidades de negociação, enquanto o regime de Damasco, que apoia oficialmente as negociações, ainda não se comprometeu.

 

Destino de Assad

 

O destino do presidente Bashar al-Assad é a questão-chave que opõe as potências mundiais e regionais do GISS, um grupo formado por 17 países (entre eles Estados Unidos, Rússia, Arábia Saudita e Irã) e três organizações internacionais, incluindo a União Europeia.

 

"Não há um futuro sustentável para a Síria com Assad", afirmou o ministro alemão das Relações Exteriores, Frank-Walter Steinmeier, ao chegar a Viena. "É por isso que devemos discutir, sob os auspícios da ONU, as modalidades de um governo de transição e colocar as coisas na direção certa".

 

Rússia e Irã são favoráveis ao esforço diplomático do GISS, mas ao mesmo tempo continuam sendo um apoio decisivo do regime sírio em terra.

 

Na Síria, a trégua entre o regime e os rebeldes instaurada no fim de fevereiro sob os auspícios de Washington e Moscou foi violada em diversas ocasiões em várias regiões do país.

 

Na noite de segunda-feira, ao menos três civis, incluindo uma mãe e sua filha, morreram em um novo bombardeio do regime sobre o bairro rebelde de Sukari, na cidade de Aleppo, onde o último cessar-fogo acordado expirou na última quinta-feira.

 

Na província de Idleb (noroeste), controlada em grande parte pela Frente Al-Nosra, oito civis morreram em bombardeios do regime.

 

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Ciência e Saúde - 1 hora atrás Em Porto Velho: “Lavar as mãos salva vidas” é tema de workshop criativo no Hospital e Pronto Socorro João Paulo II Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, é fundamental que o Estado esteja engajado em boas práticas, que resultem na melhoria dos serviços prestados aos pacientes.
2
Ariquemes Online - 1 hora atrás Operações “Duas Rodas, Uma só Vida” e “Corta Giro” promovem segurança no trânsito em Rondônia O comerciante de Ariquemes, Antônio Botelho destacou a importância da operação para reduzir o barulho excessivo das motocicletas, que prejudica o comércio local e coloca em risco a segurança dos pedestres.
3
Destaque - 1 hora atrás Educação no Trânsito: Atividades educativas despertam atenção ao Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante O diretor-geral do Detran-RO, Léo Moraes destacou a importância não só do Maio Amarelo, mas da permanente fiscalização e educação no trânsito
4
Ação Parlamentar - 1 hora atrás Manual de Redação e Estilo e condutas eleitorais são abordados no II Encontro de Assessores Parlamentares Com a presença de mais de 40 assessores parlamentares de vários gabinetes de deputados estaduais, também foram apresentadas as regras do Manual de Redação e Estilo da Casa.
5
Porto Velho - 1 hora atrás Em Porto Velho: Prédio da UNIR Centro é tombado como patrimônio Prefeitura municipal declarou o edifício como patrimônio histórico e cultural de Porto Velho

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::