Ariquemes / RO - terça-feira, 16 de abril de 2024
(69) 99929-2272

Países da Zona Euro assinam reforma do fundo de resgate

Publicado em: 27/01/2021 - 12:00
Países da Zona Euro assinam reforma do fundo de resgate

Os países da Zona Euro assinaram esta quarta-feira o tratado revisto do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEDE), que confere ao fundo de resgate europeu maior poder em futuros programas de assistência financeira e torna-o no emprestador de última instância para o fundo de resolução bancária.

Os embaixadores dos dezanove na União Europeia também assinaram alterações ao acordo que regula o fundo de resolução, o que permitirá que a barreira de proteção que o MEDE irá proporcionar entre em vigor a 1 de janeiro de 2022, dois anos antes do inicialmente previsto.

"Hoje assinalamos um marco importante no desenvolvimento da União Económica e Monetária, que irá reforçar a capacidade de prevenção e resolução de crises da Zona Euro", disse em comunicado o presidente do Eurogrupo, Paschal Donohoe.

Os ministros da Economia e das Finanças chegaram a um acordo em Novembro sobre estas alterações, que tinham estado meses em curso mas foram suspensas pela pandemia do coronavírus, e a assinatura permitirá iniciar a ratificação nos parlamentos nacionais, um processo que deverá estar concluído antes do final do ano para que o tratado entre em vigor e a barreira de proteção já esteja ativa em 2022.

A reforma do tratado do MEDE, estabelecido na sequência da crise financeira para ajudar os países em dificuldades, dar-lhe-á mais poder na conceção, negociação e acompanhamento de futuros resgates e na vigilância das economias dos países, uma competência que partilhará com a Comissão Europeia.

Também facilitará o acesso às linhas de crédito de precaução que podem ser concedidas aos Estados quando ainda não é necessário um resgate total.

A reforma também introduz cláusulas de ação coletiva com cláusulas de agregação simples (CAC, no jargão financeiro) nas emissões de dívida soberana a partir de 2022, o que, na prática, facilita a credores que assumam reduções de valor se a dívida tiver de ser reestruturada.

Este ponto agitou o debate político em Itália, onde a discussão sobre o MEDE -responsável pelos resgates à Grécia, Chipre, Irlanda, Portugal e Espanha- se tornou num motivo de constante controvérsia. Embora o Parlamento italiano tenha dado luz verde para a assinatura, a ratificação virá num momento politicamente turbulento em Roma após a demissão do primeiro-ministro, Giuseppe Conte.

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::