Rondônia, - 09:20

 

Você está no caderno - Porto Velho
Cultura
Lenha na Fogueira com a Live ''Recreação Cultural Online'' e o Prêmio Sesc de Literatura
Depois de um início de semana muito triste, com o passamento do jornalista Marcelo Bennesby...
Publicado Terça-Feira, 26 de Janeiro de 2021, às 14:31 | Fonte Zekatraca 0

 
 

Divulgação

Lenha na Fogueira

 

Depois de um início de semana muito triste, com o passamento do jornalista Marcelo Bennesby e do desembargador aposentado Walter Waltembergue. Vamos dar uma trégua a nossa emoção.

**********

Vamos tentar divulgar nesta coluna, apenas coisas relativas a cultura de nosso estado, em especial, dos Projetos Habilitados a receber recursos da Lei Aldir Blanc. Exemplo:

***********

Oi oi, galerinha! É com grande alegria que anunciamos a Live "Recreação Cultural Online", produzida pela Fada Inad.

***********

Estamos muito animados para brincar e se divertir com vocês! Teremos jogos, músicas, coreografias e muito mais! Não esqueça de marcar em sua agenda, 12 e 13 de fevereiro, transmissão via Youtube. Até mais!

************

Projeto beneficiado pela Lei Federal Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020), Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Rondônia (Sejucel), pelo edital 1ª Edição Mary Cyanne (Nº 77/2020/SEJUCEL-CODEC).

**************

 

O site Rondônia ao Vivo publicou o seguinte:

***********

CONTO/ROMANCE: Prêmio Sesc de Literatura abre inscrições a partir desta segunda-feira - Uma das mais tradicionais premiações literárias, o Prêmio Sesc de Literatura abre, a partir de segunda-feira (25/1), as inscrições para a edição de 2021.

***********

O prêmio é destinado a obras inéditas nas categorias de conto e romance destinadas ao público adulto e escritas em língua portuguesa por autores brasileiros ou estrangeiros residentes do Brasil. Os interessados podem se inscrever até 19 de fevereiro pelo site de forma gratuita.

 ***********

O livro inscrito deve ser inédito. Obras lançadas em plataformas digitais não podem participar. Também é necessário que o autor nunca tenha publicado um livro na categoria em que se inscrever. É possível participar apenas com uma obra em cada categoria. Caso queira inscrever conteúdos em ambas é necessário fazer inscrições separadas.

***********

Na categoria conto, a obra deve ter entre 100 mil e 400 mil caracteres com espaços. Não serão aceitas inscrições de apenas um conto. Já na categoria romance, o livro deve ter entre 160 mil a 600 mil caracteres com espaços. Confira aqui o edital completo.

************

https://www.sesc.com.br/wps/wcm/connect/faa7928a-4e9b-482a-9998-7f641b8bfe05/EDITAL+PREMIO+SESC+2021.pdf?MOD=AJPERES&CACHEID=faa7928a-4e9b-482a-9998-7f641b8bfe05

 

************

OAB pediu ao Judiciário liberação de R$ 700 mi da lei Rouanet em 24h. Juiz Itagiba Catta Preta indeferiu este mandado de segurança coletivo alegando, dentre outros fatores que:

***********

-a previsão na LOA (lei orçamentária anual) é mera expectativa de direito e não direito subjetivo;

***********

-que o TCU entende da mesma maneira;

************

-a renúncia fiscal é dinheiro público, logo, tem o mesmo controle;

***********

-OAB não demonstrou ilegalidade da Secretaria de Cultura;

***********

-Lei Rouanet diz respeito a política de governo, não ao poder judiciário;

**********

-Economia sempre existiu em qualquer modelo de governo.

**********

 

Decidiu o juiz: "Contudo, não cabe o Poder Judiciário fazer políticas públicas na área cultural tampouco impor nada neste tema.

***********

Não é o Judiciário o poder destinado a concretizar escolhas discricionárias culturais. Bem ao contrário, todos esses temas ficam a cargo dos poderes Executivo e Legislativo, cujos membros são eleitos e cuja estrutura dispõe de dados para a tomada dessa espécie de decisão." Complementou:

************

"Não há como deslegitimar a escolha do Poder Executivo, ainda que pela inação. Às vezes não agir é também uma escolha, aliás, por vezes a melhor possível.

***********

Assim, entendo incabível um controle jurisdicional do procedimento quanto à oportunidade e conveniência de escolhas culturais, sobretudo pela falta de um parâmetro seguro para o exercício desse controle, pelo risco na formulação e execução de políticas públicas, que são agendas típicas de programa de governo".

**********

E finalizou: "Nós não vivemos mais em uma democracia. Vivemos em uma emocracia – onde as emoções importam mais do que a razão. Quanto mais fortes forem os sentimentos, quanto melhor você gerar indignação, mais influência você terá. Nunca use palavras quando os emojis podem fazer o trabalho. ”







Veja também em Porto Velho


Prefeitura aplica 5.100 novas doses da vacina contra a Covid-19
A Prefeitura de Porto Velho continua vacinando pessoas do grupo prioritário contra a Covid-19. Entre os dias 02 e 05 de março, novas 6.500 doses serão aplicadas durante a ação......


Comerciantes do Cai N água não acreditam em risco de nova enchente
Com o aumento do nível do Rio Madeira, os comerciantes do Cai n’agua em Porto Velho (RO) estão atentos para que a água não avance nos estabelecimentos......


Prefeitura distribui hipoclorito de sódio para famílias do Médio Madeira
Nas primeiras horas desta terça-feira (2), equipes da Prefeitura de Porto Velho viajaram até os distritos do Médio Madeira para entregar 100 caixas de hipoclorito de sódio......


Mariana Carvalho destaca aprovação de programa emergencial para o setor de eventos
A Câmara aprovou nesta quarta-feira (3) o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE) com medidas para compensar a perda de receita em razão da pandemia de Covid-19......

 




 
Pub
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News