Rondônia, - 22:41

 

Você está no caderno - Notícias da Amazônia
Judiciário
MPF anexa relatório final da CPI da Energisa à ação civil pública que corre na Justiça Federal em Rondônia
Investigação apontou irregularidades do grupo contra os consumidores no estado
Publicado Quinta-Feira, 14 de Janeiro de 2021, às 16:04 | Fonte MPF/RO 0

 
 

Secom/MPF

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou que o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Energisa, aprovado pela Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO), seja anexado à ação civil pública que corre na Justiça Federal desde 2018. A investigação apontou irregularidades cometidas pelo grupo contra os consumidores no estado de Rondônia.

O relatório solicita, principalmente, a finalização do contrato de concessão de energia elétrica pela Energisa em Rondônia e a abertura de um novo processo de licitação no prazo de seis meses. Também foi solicitada a abertura de concurso público para ampliar o número de servidores do Procon, além do rompimento do termo de cooperação da Polícia Civil e Politec com a empresa.

Ao Instituto de Pesos e Medidas (Ipem/RO), foi recomendada a substituição do presidente e a quebra do termo de convênio com a Energisa. A procuradora Gisele Bleggi aponta que “o relatório final da CPI corrobora de forma incontestável todos os fatos apontados na inicial desta ação civil pública”.

Entre as condutas contrárias ao Código do Consumidor apuradas, destacam-se o aumento excessivo da tarifa, cortes muito rápidos após atrasos de pagamentos e religação demorada, falta de aviso de corte e faltas constantes de energia. Também foi verificada a substituição de medidores e cobrança de retroativos com o argumento de que o medidor anterior tinha defeitos.

De acordo com o relatório, “a Energisa, pelo que tudo indica, cria situações de “recuperação de consumo”, acusações de “gatos” e outras cobranças indevidas, sempre sob a ameaça de corte de energia (serviço essencial) para enriquecer de forma ilícita”.




Veja também em Notícias da Amazônia


Homem que gravou vídeo abusando de criança e postou na internet é preso durante operação da PF no Acre
Material pornográfico foi achado no celular do suspeito, segundo a PF. Sem nenhum receio, o material com imagens do crime foi divulgado nas redes sociais. ...


Quatro mulheres são presas por arrecadar dinheiro e alimento usando nome de prefeitura em MT
Segundo a Polícia Militar, elas faziam isso sem autorização, sem de fato fazer parte de uma campanha oficial da prefeitura. ...


Polícia Militar prende 17 pessoas no final de semana
Em Manaus, 17 pessoas foram presas pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM) neste final de semana......


Boletim Sesacre desta terça-feira, 29, sobre o coronavírus
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre)......

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News