Rondônia, - 08:38

 

Você está no caderno - POLÍTICA
Política
Debes realiza ação sobre a Campanha Janeiro Branco
Janeiro Branco é a campanha voltada para a saúde mental e, com ela...
Publicado Quarta-Feira, 13 de Janeiro de 2021, às 15:56 | Fonte ALE/PA 0

 
 

Andrea Santos (AID/Alepa)

Janeiro Branco é a campanha voltada para a saúde mental e, com ela, vários alertas e cuidados que devem existir para evitar doenças mentais. O Departamento de Bem- Estar Social (DEBES), da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), promoveu na manhã desta quarta-feira (13.01), uma ação com o objetivo de intensificar os cuidados com a saúde mental, aos servidores da Casa Legislativa.

Durante a atividade, a equipe do Debes, formada por psicólogos, assistentes sociais, entre outros, recebia os servidores no Hall de entrada do Palácio da Cabanagem, e se direcionava também aos setores da Casa, para prestar orientação a respeito do tema.


"Essas programações levam em consideração um planejamento anual que há no setor. Cada mês está relacionado a um tema, uma cor. Janeiro Branco aborda um assunto que, infelizmente, poucas pessoas dão importância, principalmente diante do que estamos vivendo. A pandemia da Covid -19 fez com que muitas pessoas se ausentassem de funções que executavam antes do isolamento, que ainda é exigido. Com isso, há um espaço para doenças mentais se aproximarem com maiores proporções na vida do ser humano. Pensando nisso, o Debs levou aos colaboradores deste Poder a importância de como cuidar da mente", disse Karla Lobato, diretora do departamento.

"Olá, sou pedinte, mas eu gostaria muito de falar com vocês. Duas coisa peço. A primeira é que vocês me escutem. A segunda é que sejam muito felizes", contou a psicóloga Irene Maia, que com a abordagem conseguiu tirar um sorriso da pessoa que a recebeu no local. Irene Maia é servidora da Alepa há 14 anos. Ela relatou que foi até a um departamento da Casa e na porta constava uma placa com a seguinte informação: "proibida a entrada de vendedores e pedintes".

Ainda segundo a psicóloga, o mês de janeiro foi escolhido para o tema devido ser o mês de um começo, onde inicia-se um novo ano, e com isso espera-se uma nova vida. "Todo ano a nossa vida tem um recomeço. Há planos, deve existir uma reflexão sobre o que foi feito e deixado de fazer. É de grande importância que o homem e a mulher façam ações para a sua saúde mental, a mente necessita ser educada. A cor branca tem a representação de uma nova história que será escrita, a partir de uma nova página que se encontra em branco. As pessoas devem tornar consciência do cuidado com o emocional, com a mente. Lamentavelmente, no Brasil, o número de casos com pessoas com doenças da mente tem crescido. Nossa ação, hoje, na Alepa, foi para mostrar o quanto é bom ser feliz, viver em paz é muito bom", contou.

De acordo com os Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas. Isso representa 5,8% da população, atrás apenas dos Estados Unidos, com 5,9%. A depressão é uma doença que afeta 4,4% da população mundial. O Brasil é ainda o país com maior prevalência de ansiedade no mundo (9,3%).

Janeiro Branco

A Campanha Janeiro Branco surgiu em 2013, criada por um grupo de psicólogos de Uberlândia- MG. A ação foi motivada pela Campanha Outubro Rosa. Mas o Janeiro Branco tem objetivos diferentes e sua atenção está voltada para o bem-estar emocional.

Serviço

O atendimento do Departamento de Bem-Estar Social da Alepa, no momento, atende somente os servidores da Casa e familiares. Para a comunidade, o agendamento é feito via gabinete, mas devido a pandemia do novo Coronavírus, o funcionamento se encontra suspenso para esse público.







Veja também em POLÍTICA


Parlamentares destacaram a pandemia nos 2.530 pronunciamentos realizados em 2020
Em 214 sessões plenárias realizadas ao longo de 2020......


Wilker propõe prorrogação as cobranças de impostos durante a suspensão do comércio
Com o fechamento do comércio e a suspensão dos serviços não essenciais no Amazonas...


“Onde tiver Estado de Goiás vai existir a mão forte do governo para combater a criminalidade”, diz Caiado durante solenidade no TJGO
“Vamos mostrar para o país que, em Goiás, a tese de que ‘não vai dar em nada’ caiu por terra”, destaca governador durante instalação da 2ª Vara dos Feitos Relativos a Delitos Praticados por Organização Criminosa e de Lavagem ou Ocultação de Bens, D...


2020: Alepa realizou primeira transmissão ao vivo pela TV Alepa com tradução para Libras
Ao longo da semana, vamos destacar alguns acontecimentos importantes de 2020 na Casa de Leis ...

 




 
Pub
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News