Rondônia, - 08:31

 

Você está no caderno - Notícias da Justiça e do Direito
Judiciário
Expediente nos cartórios extrajudiciais é ampliado para evitar aglomerações nas unidades
Provimento da Corregedoria-Geral da Justiça se preocupa com a segurança sanitária dos usuários
Publicado Quarta-Feira, 13 de Janeiro de 2021, às 15:48 | Fonte TJ/RO 0

 
 

Divulgação

O horário de atendimento nos cartórios extrajudiciais volta a ser dentro do expediente normal, ou seja, das 8h às 18h, conforme art.75, das Diretrizes Gerais Extrajudiciais (mínimo de 6 horas, dependendo da unidade). A Corregedoria-Geral da Justiça revogou o provimento anterior, que reduzia o horário em função da pandemia, em razão da atividade ser essencialmente presencial.

A mudança se deve a uma necessidade atestada pelos próprios cartorários, que identificaram a manutenção da demanda pelos serviços. Como o horário de atendimento estava reduzido, a tendência era gerar aglomerações.  Por isso a decisão de diluir os atendimentos com o tempo maior de expediente, sempre com os devidos cuidados sanitários, como uso de máscara, álcool gel, espaçamento em bancos de espera ou filas.

O novo provimento também estabelece que as serventias devem destinar, dentro do expediente padrão, um horário exclusivo aos usuários que compõem o grupo de risco, garantindo assim uma melhor segurança para saúde desses indivíduos.

Para isso, os cartórios devem dar a devida publicidade, seja fixando informações em locais de fácil acesso ou ainda utilizando plataformas digitas para amplo conhecimento e divulgação.

“Sabemos que a emergência de saúde ainda é latente, por isso as adequações levam em conta as novas situações que se apresentam. No momento, conforme nossa percepção, é manter o expediente normal. Assim evitaremos que os usuários se concentrem para obter um serviço essencial”, justificou o corregedor-geral de Justiça, desembargador Valdeci Castellar Citon.

O provimento já foi assinado e entra em vigor nesta quinta-feira, 13 de janeiro, data da publicação.







Veja também em Notícias da Justiça e do Direito


Ministério Público de Rondônia destina mais de 22 mil quilos de material reciclável em três anos de Coleta Seletiva em Porto Velho
O Ministério Público do Estado de Rondônia destinou à reciclagem......


Justiça de Rondônia anula ato do Iperon que determinava desconto de aposentadoria
Uma servidora da Polícia Civil de Rondônia conseguiu, por meio de mandado de segurança, anular um ato administrativo do presidente do Iperon......


Inscrições para remoção de magistrados, que contemplarão 61 vagas, vão até dia 22
A distribuição das vagas foi definida em critérios objetivos e impessoais...


Ministro confirma decisão sobre sistemática para contribuição previdenciária dos militares do CE
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF)......

 




 
Pub
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News