Rondônia, - 08:04

 

Você está no caderno - NACIONAL
Educação
PEC/PG: Interessados têm até o dia 18 para se inscrever
Serão concedidas até 50 bolsas de doutorado para pesquisadores de países com os quais o Brasil mantém acordo em áreas de cooperação educacional, cultural ou de ciência e tecnologia
Publicado Quarta-Feira, 13 de Janeiro de 2021, às 15:43 | Fonte Ministério de Educação 0

 
 

Divulgação

Termina na próxima segunda-feira, 18/01, o prazo de inscrições para o processo seletivo do Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC/PG).  A iniciativa é uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Nesta edição serão concedidas até 50 bolsas de doutorado e os selecionados receberão   R$2,2 mil durante 48 meses, assistência médica oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o pagamento da passagem de retorno ao seu país de origem, desde que conclua, com êxito, seus estudos no Brasil.

Para se candidatar às bolsas do PEC/PG, alguns requisitos precisam ser cumpridos. O concorrente não pode ser cidadão brasileiro nem binacional e não deve residir no Brasil. Além disso, deverá apresentar Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), ter currículo Lattes atualizado, um plano de trabalho em língua portuguesa, duas cartas de recomendação e cadastro na plataforma ORCID.

Loleny Tavares, natural de Cabo Verde, participou do PEC/PG e concluiu seu doutorado, em Ciência e Tecnologia de Alimentos, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O cabo-verdiano, teve cinco artigos publicados e outros três submetidos em revistas internacionais, ambas com Qualis A1, conta que  conta que essa é uma oportunidade para que cidadãos de países em desenvolvimento tenham acesso à formação superior de qualidade: “As atividades superaram as minhas expectativas e contribuíram para o aprimoramento das minhas capacidades técnicas e de pesquisas”.







Veja também em NACIONAL


Governo brasileiro admite ''colapso'' da saúde pública em Manaus
O ministro da Saúde do Brasil, Eduardo Pazuello, admitiu esta quinta-feira o ''colapso''......


Decreto estadual confirma suspensão do Enem no Amazonas
Decisão foi tomada por causa da pandemia de covid-19 ...


Infecção por covid-19 dá alguma imunidade, mostra estudo
Cientistas acreditam que proteção é de pelo menos cinco meses ...


Licenciamento do contingente incorporado no ano de 2020
A  2ª Companhia de Fronteira “   Companhia Soldado Simeão Fernandes......

 




 
Pub
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News