Rondônia, - 08:19

 

Você está no caderno - Notícias da Amazônia
Política
Gladson Cameli recebe sinal verde para venda da ZPE
Ainda este mês, Ministério da Economia deverá publicar resolução que permite a medida
Publicado Quarta-Feira, 13 de Janeiro de 2021, às 14:53 | Fonte Governo do Acre 0

 
 

Cedida

Em audiência no Ministério da Economia, o governador Gladson Cameli pediu e recebeu sinal verde para prosseguir com medidas para a venda da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Acre

Em audiência no Ministério da Economia, nesta quarta-feira, 13, o governador Gladson Cameli pediu e recebeu sinal verde para prosseguir com medidas para a venda da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Acre. A audiência foi realizada com o secretário de Advocacia da Concorrência e Competitividade do ministério, Geanluca Lorenzon.

Para obter a autorização oficial, é preciso apenas a publicação, pelo ministério, de uma resolução de referendo, cuja publicação deverá ser realizada até o dia 22 deste mês. A  partir disso, o governo do Acre deverá lançar um edital para a venda da ZPE.


“Nosso objetivo é que a ZPE entre em operação, promova desenvolvimento na região e gere os empregos que a nossa população precisa”, disse o governador, destacando a importância estratégica do estado na saída do Brasil para os portos do Oceano Pacífico via Peru. “O Acre é a porta de entrada para qualquer investimento de quem tenha olhos voltados à saída para o Pacífico. E estamos com tudo pronto nesse sentido, inclusive a estrada”, explicou o governador.

O secretário Lorenzon garantiu a Gladson que é um entusiasta das ZPEs e que a do Acre, da forma como o governo do Estado está propondo, por meio de investimentos externos, poderá servir de modelo para o país e para o mundo.

“Uma ZPE bem gerenciada e competitiva acaba gerando desenvolvimento para a região e o país. O Acre está buscando investimentos externos para o gerenciamento da ZPE e isso faz toda a diferença, pois traz experiências globais”, garantiu o secretário.

Em 2019, o governador foi à China em busca de investimentos para a ZPE. Agora o governo prepara um leilão para abrir a participação a qualquer interessado em adquiri-la. “O importante é que a ZPE cumpra a sua função e traga benefícios para o estado”, disse o titular da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect), Anderson Abreu.

Conforme o secretário, localizada no município de Senador Guiomard, a ZPE foi recebida pelo atual governo apenas com estrutura física, faltando os documentos necessários para a entrada em operação. “Essa é uma das lutas que o governo vem travando e que está sendo solucionada”, disse.

Segundo Abreu, além de cumprir a sua função, o funcionamento da ZPE “vai resolver gastos do governo de R$ 20 mil mensais com o pagamento de serviços de segurança, além do fato de que, parada, a estrutura vai se deteriorando”.

Além do governador e do secretário Anderson Abreu, também participou da audiência o procurador-geral do Estado, João Paulo Setti.







Veja também em Notícias da Amazônia


Jucea realiza mais de 54 mil esclarecimentos aos usuários em 2020
A Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea) realizou, de janeiro a dezembro de 2020......


Em Ação Cidadania, ParáPaz garante atendimentos essenciais à população em Belém
Iniciativa no bairro da Pedreira, na data de aniversário da capital, reuniu cinco secretarias e quatro órgãos estaduais, além de parceiros institucionais externos ...


Hemopa incentiva doação de sangue em alusão aos 405 anos de Belém
Na semana comemorativa ao aniversário de 405 anos da cidade de Belém, comemorado nesta terça-feira......


Estado investe em infraestrutura e educação na capital paraense
Governo já entregou 10 escolas em benefício de 8,5 mil estudantes de Belém, que também ganhou 60 km de asfalto para maior mobilidade urbana ...

 




 
Pub
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News