Rondônia, - 08:54

 

Você está no caderno - Notícias da Justiça e do Direito
Cultura
Secult realiza programação em comemoração aos 405 anos de Belém
Uma programação gratuita, com exposições, aula virtual, entrega de Memorial e pocket show com transmissão ao vivo.
Publicado Terça-Feira, 12 de Janeiro de 2021, às 09:06 | Fonte G1/ Pará 0

 
 

Agência Belém

Cidade de Belém do Pará capital paraense Baía do Guajará rio orla vista aérea metrópole da amazônia

Em comemoração aos 405 anos de Belém nesta terça-feira (12) a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) preparou uma programação gratuita, com exposições, aula virtual, entrega de Memorial e pocket show com transmissão ao vivo.

De 12 a 29 de janeiro, o Arquivo Público do Estado do Pará (Apep) sedia a mostra “Belém, 405 anos de História e Memória”, que traz ao público documentos históricos importantes da época, como o registro de doação de uma légua de terra à câmara da cidade de Belém, de 1727, que recupera o registro feito em 1627, conhecido como “Marco da Légua”, e uma carta de sesmaria de Theodoreto Soares Pereira, de 1728, que marca o início da ocupação do bairro do Guamá.

Os visitantes também poderão conhecer um ofício da câmara de Belém ao presidente da Província Soares de Andréa, solicitando autorização para a construção de uma ponte no Ver-o-Peso, que foi paralisada devido aos combates da Cabanagem; um documento da Secretaria do Governo, de 1986, que mostra algumas reformas que o Teatro da Paz passou naquele ano; fotos de Belém do final do século XIX e início do XX; além de publicações diversas e livros que tematizam a cidade de Belém.

Ainda nesta terça-feira (12), às 16h, será transmitida exclusivamente pelo canal da Secult Pará no YouTube uma aula ministrada pelo professor doutor Relivaldo Pinho, com o tema "Belém no cinema regional". Durante a live, ele vai analisar a representação da cidade de Belém na produção cinematográfica paraense e explicitar as diferentes formas estéticas e experiências em variados períodos históricos.

Para encerrar as celebrações do dia, às 21h, haverá uma apresentação de músicos da Amazônia Jazz Band, com participação especial da cantora Gigi Furtado. O pocket show ocorre no foyer do Theatro da Paz e será transmitido por meio de live no canal da Secult no YouTube.







Veja também em Notícias da Justiça e do Direito


Ministério Público de Rondônia destina mais de 22 mil quilos de material reciclável em três anos de Coleta Seletiva em Porto Velho
O Ministério Público do Estado de Rondônia destinou à reciclagem......


Justiça de Rondônia anula ato do Iperon que determinava desconto de aposentadoria
Uma servidora da Polícia Civil de Rondônia conseguiu, por meio de mandado de segurança, anular um ato administrativo do presidente do Iperon......


Inscrições para remoção de magistrados, que contemplarão 61 vagas, vão até dia 22
A distribuição das vagas foi definida em critérios objetivos e impessoais...


Ministro confirma decisão sobre sistemática para contribuição previdenciária dos militares do CE
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF)......

 




 
Pub
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News