Ariquemes / RO - sexta-feira, 29 de março de 2024
(69) 99929-2272

Procuradoria holandesa confirma que password de Trump no Twitter era ”maga2020”

Publicado em: 17/12/2020 - 12:00
Procuradoria holandesa confirma que password de Trump no Twitter era ”maga2020”

O Ministério Público dos Países Baixos confirmou que um pirata informático holandês entrou no Twitter do presidente Donald Trump ao descobrir que a sua password era "maga2020" e anunciou que não vai interpor um processo por se tratar de um "hacker ético" que avisou as autoridades americanas da situação.

O "hacker" Victor Gevers tornou público a finais de outubro que tinha acedido à conta pessoal de Twitter de Trump depois de apenas sete tentativas com diferentes versões da contrassenha até chegar à correta, "maga2020" (sigla do slogan da sua campanha, Make America Great Again).

Além disso, Trump tinha o sistema de verificação dupla desativado, pelo que, ao tentar entrar, Gevers não precisou de enviar uma mensagem ao telemóvel ou email do presidente para autorizar o acesso à conta, algo confirmado pelos procuradores holandeses depois de uma investigação da unidade cibernética da polícia nacional.

Embora tanto o Twitter como a Casa Branca tenham negado, a Procuradoria confirmou esta quarta-feira que Gevers entrou na conta, mas não aproveitou a situação para escrever em nome de Trump, ler as suas mensagens privadas, mudar a password ou a foto de perfil.

As tentativas de alertar o presidente, a sua equipa na Casa Branca, a equipa de campanha, e mesmo familiares sobre a segurança da conta do Twitter fracassaram, mas dias mais tarde os Serviços Secretos americanos contactaram Gevers para lhe agradecer o aviso.

Trump alterou a sua palavra-passe e ativou a dupla verificação.

Embora a pirataria informática seja punível nos Países Baixos, a acusação considerou que Gevers tinha cumprido os critérios para não ser acusado: é um "hacker" ético, dedicado à "divulgação responsável", e contactou as autoridades com o seu verdadeiro nome, alertou-as para a situação e deu-lhes conselhos sobre a forma de corrigir a vulnerabilidade na conta de Trump.

Esta não é a primeira vez que Gevers, de 44 anos, consegue aceder à conta do presidente dos EUA. Em outubro de 2016, ele e vários amigos tinham encontrado a palavra-passe de Trump numa base de dados divulgada por hackers.

Na altura, Trump tinha como senha "youarefired" (estásdespedido em inglês).

Entre outras descobertas, encontrou uma base de dados chinesa com informações pessoais (número de telefone, data de nascimento, empregador, número de identidade ou nacionalidade) e localizações (com coordenadas GPS dos locais visitados) de 2,7 milhões de pessoas em Xinjang, a maior província da China e lar de uigures, mostrando que o Governo chinês está a monitorizar esta minoria étnica no país.

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::