Rondônia, - 09:25

 

Você está no caderno - Artigos
Artigos
O misterioso e exótico Pico do Tracuá
O Pico do Tracuá, local mais elevado de Rondônia, está localizado nas proximidades do município de  Campo Novo...
Publicado Sábado, 21 de Novembro de 2020, às 10:42 | Fonte R. Machado 0

 
 

R. Machado

O Pico do Tracuá, local mais elevado de Rondônia, está localizado nas proximidades do município de  Campo Novo e   encravado na Cordilheira dos Pacaás Novos, dentro do Parque Nacional dos Pacaás Novos e em terras dos temidos  Uru-eu-wau-wau.

Foi visitado oficialmente pelo geólogo José de Arimatéia e sua equipe em 1997, que estava em busca das  imaginárias minas   de Uruqumankuã  ou do tesouro Inca, que segundo a lenda, estaria em algum lugar dos contra fortes da Serra dos Pacaás Novos.

Existe uma controvérsia em torno  da real altitude do Pico, em algumas publicações a altura varia de 1.125 a 1.985 metros, no medidor do helicóptero em que eu estava, a altitude informada foi de 1.996 metros, no ponto mais alto.

Está rodeado por uma densa floresta tropical e existem no entorno,  uma enorme variedade de plantas nativas ainda não catalogadas, bem como exóticas orquídeas e a chocrona, utilizada pelos adeptos do Santo Daime.

No topo da Cordilheira, existe uma variedade de estranhas plantas, uma espécie de figo, por sinal delicioso e musgos de várias colorações.

No sopé da Cordilheira, é que estão as nascentes dos principais rios do Estado, Rio Candeias, Rio Preto, Rio Jamari, Rio Branco e outros menores.

Existem comentários de alguns antigos moradores que residem no entorno do Parque, que diversos exploradores e garimpeiros  anônimos se aventuraram em busca de valiosos minérios existentes dentro da Reserva Indígena e nunca voltaram.

O pouco que se tem conhecimento é de que existem índios ainda desconhecidos e arredios que atacam quem se atreve a

entrar em suas terras e se fala até que eles são descendentes dos Incas e estão protegendo o local onde estão depositado

os tesouros de seus Ancestrais.







Veja também em Artigos


Coluna Campo & Lavoura
Ao participar do programa “Campo e Lavoura” que vai ao ar todos os sábados das 7:00 às 8:00......


Comercio e serviços sentem os efeitos da pandemia da Covid-19
Não precisa ser especialista em coisa nenhuma nem procurar esmiuçar números para saber que o comércio e o setor de serviços......


Pobre como somos, não precisamos de tantos feriados.
Essa exagerada sucessão de dias parados, que nossas autoridades adoram impor ao país, é um tiro no pé para quem precisa sobreviver e depende do trabalho do dia a dia para poder manter suas famílias e a si próprio ...


Sexta-feira de posses
Sexta-feira (1), o auditório da Unopar, em Porto Velho, foi palco de mais uma festa da democracia....

 




 
Pub
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News