Ariquemes / RO - quinta-feira, 25 de abril de 2024
(69) 99929-2272

Ministério Público aciona Estado para que reforme escolas

Publicado em: 23/10/2020 - 12:00
Ministério Público aciona Estado para que reforme escolas

A 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Jaciara (a 144km de Cuiabá) ajuizou Ação Civil Pública de Obrigação de Fazer com pedido de liminar contra o Estado de Mato Grosso, requerendo a reforma de escolas estaduais nos municípios de Jaciara e São Pedro da Cipa. O Ministério Público requereu que seja imposto ao gestor e ordenador de despesas do Estado adequações nas escolas estaduais Artur Ramos, Milton da Costa Ferreira, Francisco Soares e Irmã Miguelina Corso. A precariedade das condições oferecidas pelo Poder Público faz com que o ensino se distancie do almejado padrão de qualidade previsto na Constituição.

“A ausência de um padrão de qualidade, com a consequente oferta irregular de ensino básico, consiste em hipótese de flagrante violação do direito fundamental à educação, posto que o ciclo de aprendizagem dos alunos submetidos ao ensino não se torna completo e efetivo”, argumentou a promotora de Justiça Itâmara Guimarães R. Pinheiro. Segundo ela, o período é ideal para realização de tais providências, visto que as aulas estão suspensas em razão da pandemia da Covid-19. “As pequenas reformas podem ser feitas e as escolas poderão estar com condições mínimas de atendimento dos menores no retorno das aulas presenciais”, considerou.

A promotora de Justiça requereu liminarmente a reforma completa de telhados e banheiros na escola Artur Ramos, de telhados na Francisco Soares, conclusão da troca de todo o telhado e fiação elétrica exposta na Milton da Costa Ferreira e substituição de toda a mobília do refeitório da escola Irmã Miguelina Corso, com prazos de dois a quatro meses para as obras. Solicitou também que seja fixada multa diária no valor de R$ 1 mil por dia de descumprimento da liminar.

Itâmara Pinheiro pondera que foram inúmeras as tentativas de resolver a questão por meios extrajudiciais, desde a instauração de inquérito civil no ano de 2014. O Órgão Ministerial chegou a expedir notificação recomendatória ao secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, para que apresentasse plano de ação com as providências necessárias. “Em 2020, considerando o transcurso do procedimento e ante a necessidade de averiguar se foram sanadas as obrigações constantes da notificação recomendatória, foram realizadas diligências minuciosas nas unidades escolares estaduais, visando em definitivo obter informações a respeito da atual situação das mesmas”, narrou.

Foram constatadas diversas dificuldades enfrentadas pelos alunos de um modo geral, em razão das irregularidades em unidades estaduais de ensino dos dois municípios. “Assim, resta comprovado que, no decorrer de mais de seis anos, não foram sanadas, via administrativa, todas irregularidades. O que se fez no âmbito do poder público estadual foi insuficiente diante dos desafios e problemas encontrados. Assim, como não foi possível conseguir as melhorias necessárias ao pleno acesso à educação através de ações de sensibilização e articulação, a judicialização se mostrou imprescindível e demonstrará a omissão dolosa do denunciado para cumprir um dos seus deveres primordiais frente a direito garantido”, destacou a promotora.

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Artigos - 13 horas atrás Conheça a história da Loja Simbólica Saber e Fraternidade N° 04 de Ariquemes Em junho de 1977 em baixo de uma árvore reunia-se alguns irmãos num encontro informal próximo a churrascaria Marisa, naquela época administrada pelo Irmão Alano de Souza Correa.
2
Agricultura - 16 horas atrás Rosangela Donadon anuncia pagamento de recurso para beneficiar agricultores de Ouro Preto do Oeste Rosangela Donadon informou que o recurso foi direcionado para a Associação dos Produtores Rurais Flor da Mata (ARFLOMA) com o intuito de beneficiar diretamente os agricultores familiares da região
3
Ariquemes Online - 16 horas atrás Ariquemes tem surto de síndromes gripais e Secretária Municipal de Saúde faz alerta A Secretária informou que por ordem da Prefeita Carla Redano, foi dobrado o número de profissionais que atuam na Saúde, tanto no Hospital da Criança quanto na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
4
Ação Parlamentar - 16 horas atrás Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos Naturalmente, não queremos que Rondônia, devido à sua juventude, receba o mesmo tratamento que é dado aos estados da federação que já atingiram a maioria
5
Cacoal - 16 horas atrás Cirone Deiró apoia Campeonato Estadual de Motocross O parlamentar assegurou R$ 60 mil, junto ao Governo do Estado, para apoiar o evento. A abertura será nos dias 27 e 28, na Pista do Bosque, em Cacoal. A entrada para prestigiar a largada será um quilo de alimento.

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::