Rondônia, - 01:02

 

Você está no caderno - Porto Velho
Notícias
Retomada das atividades presenciais no Judiciário será na segunda,19
Vídeo orienta sobre as recomendações e protocolos de saúde
Publicado Sábado, 17 de Outubro de 2020, às 09:33 | Fonte TJ/RO 0

 
 

O atendimento presencial ao cidadão pelo Poder Judiciário de Rondônia será retomado a partir de segunda-feira, dia 19, conforme fixado no ato n. 20/2020, publicado em 25 de setembro no Diário de Justiça. De acordo com a norma, o retorno será gradual, e realizado em etapas para garantir a segurança e saúde de servidores, magistrados e jurisdicionados.

O reinício ainda prevê horário reduzido, limitação de servidores nos espaços físicos para garantir o distanciamento social e outras medidas que visam proteger magistrados, servidores, advogados e a população em geral, de acordo com a classificação dos municípios onde estão localizadas as comarcas.

As três etapas de reabertura do TJRO atendem aos mesmos critérios de três, das 4 fases do distanciamento social controlado do Governo do Estado de Rondônia (Decreto n. 25.049/2020). Ou seja, municípios que estiverem classificados pelo Governo como na primeira fase, em que é previsto o distanciamento social ampliado, terão suas comarcas limitadas à essa condição.

Para evitar aglomerações no retorno, o PJRO ainda manterá ações que visam o distanciamento, como priorizar o home office e audiências que podem ser realizadas de forma virtual. A cada etapa, os atendimentos presenciais são ampliados, de modo que, na terceira e última etapa, serão permitidas sessões do Tribunal de Justiça, da Turma Recursal e de júris. A preferência ainda será por sessões e audiências virtuais, mas quando isso não for possível o juiz que preside deve garantir as medidas de segurança sanitárias, respeitadas as condições de acesso e permanência aos prédios do PJRO, e devendo ser guardada a distância de, no mínimo, 2 metros entre os participantes. Outra mudança é quanto aos prazos processuais de processos físicos, que permanecem suspensos apenas nas primeira e segunda etapa da reabertura.

Independentemente da fase em que se encontra o município, algumas regras são comuns para todos os prédios, como a obrigatoriedade de usuários externos e internos serem submetidos aos protocolos sanitários, como aferição de temperatura e uso de máscara e face shields. Dispensers com álcool em gel serão reforçados na instituição, além da limpeza diária.

Apesar da retomada, a instituição vai manter o monitoramento diário de casos de Covid-19 no âmbito do Judiciário e adotar novas providências a cada mudança de cenário.

Vídeo

Para divulgar as ações da retomada foram confeccionados cartazes, banners, adesivos, sinalizadores entres outras peças publicitária a fim de esclarecer as medidas e providências necessárias a um retorno seguro.

Também foram produzidos vídeos de orientação, um deles com a palavra do presidente, recomendando “calma, equilíbrio e cautela” para que o retorno ocorra da melhor maneira possível.







Veja também em Porto Velho


Governo abre inscrição para contratar profissionais habilitados a administrar finanças públicas
O Governo de Rondônia, por intermédio da Secretária de Estado de Finanças (Sefin), iniciou mais uma etapa do processo seletivo Seleciona RO...


Prefeitura amplia rede de drenagem em cruzamento crítico da capital
Obra está sendo realizada na confluência das avenidas Rio de Janeiro com Rio Madeira ...


Governo de Rondônia investe mais de R$ 3 milhões no transporte gratuito de 20 mil toneladas de calcários para pequenos agricultores
Neste ano de 2020, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), investiu mais de R$ 3 milhões...


Parceria entre Agevisa e instituição privada vai garantir conhecimento aos profissionais de saúde sobre doença rara
Com vista na ampliação do conhecimento profissional e para um atendimento melhor do usuário na rede pública......

 




 
Pub
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News