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Segurança promove palestra sobre prevenção ao suicídio
A Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp/Ac)...
Publicado Sexta-Feira, 18 de Setembro de 2020, às 16:30 | Fonte Governo do Acre 0

 
 

Paulo Roberto

servidores da Secretaria de Segurança participam de palestra alusiva ao setembro amarelo

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp/Ac), por meio com o Centro Integrado de Assistência Biopsicossocial (Ciab) realizou, nesta sexta-feira, 18, a palestra com o tema “Setembro Amarelo: falar é a melhor solução”, ministrada pela psicóloga e voluntária do Ciab, Leidiane Rodrigues. A discussão,  com  expressiva presença dos servidores da Sejusp, trouxe informações gerais sobre o suicídio e mostrou as maneiras de prevenir diversas situações.

Durante a roda de conversa, que aconteceu no espaço interno da Secretaria, a psicóloga mostrou que 17% dos brasileiros já pensaram em cometer suicídio. Além disso, enfatizou que nem sempre a causa é a depressão, uma vez que fatores sociais, doenças mentais e aspectos psicológicos também podem contribuir. Por fim, destacou que falar sobre o suicídio não induz a prática, dando ênfase que a melhor forma de prevenção é saber escutar e oferecer apoio, seja com um gesto afetuoso, seja indicando ajuda especializada.

Falar é a solução

Para a psicóloga, a discussão foi de grande importância para a difusão do conhecimento aos servidores, destacando que a mídia tem um papel fundamental neste trabalho preventivo. “Falar sobre o suicídio não está induzindo ninguém a cometê-lo. É necessário que a mídia sempre esteja indicando os locais e as maneiras de se procurar ajuda, além de orientar as pessoas que estão próximas de alguém que esteja pensando em suicídio, para que elas saibam como abordar e orientar de forma correta e responsável”, ressalta.

O coordenador do Ciab, Antônio Azevedo, destaca que é de competência do centro a promoção de tais atividades que visam a promoção da saúde dos servidores e colaboradores da segurança pública no Estado, principalmente voltado ao lado emocional. “Imagina o servidor que está na linha de frente da segurança e que sofre estresse constante. Este necessita de ajuda profissional para lidar com esses momentos de crise que podem afetar o emocional e atrapalhar a vida profissional e pessoal”, finaliza.







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