Ariquemes / RO - quarta-feira, 24 de abril de 2024
(69) 99929-2272

Professor visita alunos de casa em casa no AP, toda semana, para motivá-los a manter os estudos

Publicado em: 18/09/2020 - 12:00
Professor visita alunos de casa em casa no AP, toda semana, para motivá-los a manter os estudos

Com as aulas presenciais ainda suspensas, o formato de ensino é à distância. No entanto, há professores que buscam fazer com que os alunos tenham o mínimo de perdas no ano letivo. É o caso do Ângelo Duarte, de 45 anos, professor da rede pública na Zona Norte de Macapá. Ele leva atividades e dá orientações aos alunos presencialmente, seguindo os protocolos sanitários em meio à pandemia.

Ele podia ficar em casa dando assistência aos alunos pela internet mesmo, mas, para não perder o contato e acompanhar de perto o que cada um aprendeu, resolveu fazer diferente. Duarte tomou a iniciativa de pegar o próprio carro e ir visitar os alunos.

As visitas são semanais, para garantir que o processo de aprendizagem não seja afetado e também para motivar os alunos nesse momento de isolamento social. São 27 estudantes que recebem esse tipo de acompanhamento. Ele faz um rodízio para que todos sejam visitados.

“Alguns pais relataram que tinham alunos passando por depressão, solidão. Então, para não deixar esses meus alunos desamparados, resolvi fazer esse acompanhamento de vir até eles, matar a saudade, ver como eles estão. Essa aproximação facilita a aprendizagem porque o aluno se motiva a aprender mais e fazer as atividades, mesmo eu não estando presente na casa deles, eles vão fazendo as atividades que vou pedindo”, explicou.

Dos 45 anos de idade, 25 deles são dedicados à profissão. Duarte ministra aulas para o 5º ano da Escola Estadual Serafini Costaperária, no bairro Jardim Felicidade 2.

A escola adotou aulas remotas, mas, como nem todos os alunos, têm acesso à internet, ele faz questão de ir nas casas para verificar se os alunos continuam engajados. A visita constante tem motivados os alunos como Arlan Gonçalves.

“E se ele não estivesse vindo nas casas e fazendo aula on-line? Fiquei com dúvida, fiquei até com medo se a gente vai passar 2021 no mesmo ano, 5º ano”, comentou.

“A visita a domicílio é um incentivo para o aluno. Os filhos ficam dentro de casa, pelas aulas presenciais que não estão tendo. Muitos de nós não temos acesso à internet, e a gente teve essa perda de muitas aulas. A compreensão e a mobilização de um professor vir até o lar, fazer o acompanhamento para que esse aluno não perca o ano, é muito importante”, acrescentou Cineia Gonçalves, mãe do Arlan.
As visitas duram cerca de 50 minutos. O professor checa se as atividades foram feitas e se estão corretas e já passo novos deveres.

“Eu sempre procuro fazer as visitas de acordo com a disponibilidade dos pais para que um adulto esteja presente. A gente também tem um grupo de whatsapp onde eu sempre mostro a escala, e os pais vão dizendo qual o melhor horário para as visitas”, explicou.

Para Alessandra de Jesus, mãe de um dos alunos de Duarte, a atitude do professor é louvável.

“É maravilhoso receber o professor aqui, e saber que ainda existem pessoas que se preocupa com os alunos com a educação deles. O professor está de parabéns. É difícil a gente encontrar professor assim; geralmente eles mandam mensagens, mas vir na casa mesmo é o primeiro professor”, citou.

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::