Rondônia, - 02:40

 

Você está no caderno - Notícias da Amazônia
Notícias da Amazônia
Lideranças de Marituba participam de reunião sobre o TerPaz
Encontro teve o objetivo para atualizar os moradores sobre as novas estratégias do programa e o andamento da obra da Usina da Paz no bairro Nova União...
Publicado Terça-Feira, 15 de Setembro de 2020, às 15:51 | Fonte Governo do Pará 0

 
 

NUCOM/SEAC

A Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), dando continuidade no ciclo de reuniões com as lideranças das redes locais do programa Territórios Pela Paz (TerPaz), recebeu na manhã desta terça-feira (15), representantes do bairro Nova União em Marituba.

O secretário-adjunto da Seac, Raimundo Santos Junior, iniciou o encontro e reiterou a importância da participação das lideranças no desenvolvimento das atividades do TerPaz. “É de extrema necessidade que esses moradores estejam mais próximos, construindo junto com a gente esse programa que já vem transformando muitas vidas”, contou.

Para falar sobre as novas estratégias e atividades que serão realizadas pelas secretarias e órgãos parceiros do TerPaz, o coordenador do Núcleo de Relações Institucionais da Seac, Julio Alejandro Jelves Quezada, exemplificou os novos modelos de ações. “No ano passado foram realizadas 131 ações nos territórios, mas que agora estão passando por uma reformulação. É o caso da Secretaria de Saúde Pública do Estado, que reestruturou os serviços e agora está levando o projeto ‘Ter Saúde’ aos territórios”, disse.

Um dos pontos aguardados pelos moradores foi a atualização do andamento das obras da Usina da Paz em Nova União. Coronel Marcos Lopes, diretor das Usinas da Paz, detalhou o status da obra e dos serviços que serão ofertados à população. “AsUsinas da Paz é um projeto sistêmico e complexo que veio para ficar, é uma política pública de inclusão inspirado em grandes modelos de projetos internacionais, o sucesso desse projeto será a própria comunidade, que no passado não tinha perspectiva, agora será atendida e transformada”, comentou Coronel Marcos.

A obra da UsiPaz de Nova União já está na segunda etapa com a construção da fundação. A proposta dos complexos é conter salas de audiovisual, inclusão digital e serviços como atendimento médico, odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, segurança, escola de gastronomia, espaços integrados, multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. Também serão espaços para a prática de cursos livres, espaços de dança, artes marciais, salas para musicalização e biblioteca.

Além de democratizarem o acesso ao esporte, lazer e à produção cultural, essas atividades concretizarão a convivência comunitária e propiciarão a prestação de serviços pelas secretarias estaduais e órgãos governamentais envolvidos no TerPaz.

Nucivaldo Vieira, uma das lideranças do bairro, comentou a expectativa que a população de Marituba está depositando nesse projeto. “No início os moradores estavam receosos com o programa TerPaz, achavam que o Governo não iria dar continuidade nas ações e agora percebem que após um ano, os serviços continuam e a mudança veio, inclusive com as obras da Usina que está sendo muito esperada, elas estão vendo que o TerPaz está beneficiando muita gente”, disse Nucivaldo.







Veja também em Notícias da Amazônia


Polícia Civil lança agendamento eletrônico para expedição de carteira de identidade
O Governo do Acre, por meio da Polícia Civil, irá disponibilizar a partir da próxima segunda-feira......


Secult realiza programação especial na Semana Nacional do Trânsito
O Governo do Pará, por meio do Departamento de Trânsito (Detran-PA) e da Secretaria de Estado de Cultura (Secult)......


Segurança promove palestra sobre prevenção ao suicídio
A Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp/Ac)......


Governo do Amazonas lança ‘Passeio Cultural’ nas plataformas digitais
Quadro será exibido às sextas-feiras no Instagram e Facebook da Secretaria de Cultura e Economia Criativa... ...

 




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News