Rondônia, - 02:33

 

Você está no caderno - Rondônia
licitação de ponte na RO-459
Adelino Follador informa sobre licitação de ponte na RO-459 e aterro na ponte da BR-421
Parlamentar está otimista quanto à execução das obras, licitação é para próxima quinta (17) e aterros deverão começar na próxima semana...
Publicado Terça-Feira, 15 de Setembro de 2020, às 15:05 | Fonte Assessoria de Comunicação 0

 
 

Parlamentar está otimista quanto à execução das obras, licitação é para próxima quinta (17) e aterros deverão começar na próxima semana.

O deputado Adelino Follador (DEM) tem acompanhado e cobrado, ininterruptamente, ações do governo estadual em duas importantes obras no Vale do Jamari, a construção de uma nova ponte sobre o rio Jamari, na RO-459, Alto Paraíso, e os aterros das cabeceiras da ponte sobre o mesmo rio na BR-421.

Sobre a ponte que liga o município de Alto Paraíso, Adelino esteve presente desde os primeiros momentos em que houveram as cheias em fevereiro de 2019, acompanhando de perto os danos que sofria e que veio a rodar no mesmo período, não suportando uma segunda vez em que as águas passaram por cima da mesma, foi então que o parlamentar passou a cobrar a construção de uma nova ponte, concordando que, até que se resolvesse todos os entraves burocráticos, seria necessário autorizar a operação de uma balsa como solução paliativa. Inicialmente houveram tentativas, inclusive com promessas do então diretor do DER, Coronel Meireles, que seria por conta do estado, mas infelizmente esta opção não foi possível por questões de orçamento e indisponibilidade do equipamento pelo órgão.

Quanto aos aterros das cabeceiras da ponte da BR-421, ponte que também foi uma indicação do deputado Follador, ao verificar o projeto que não constava a execução dos aterros, e bem antes do término da obra, Adelino passou a cobrar do governo, inicialmente o governador Confúcio, depois Daniel Pereira e por fim Marcos Rocha, e consequentemente os diretores do DER que ocuparam o cargo neste período, a necessidade de iniciar o trabalho, porém, infelizmente não foi atendido como queria, que ficasse pronto logo que fosse concluída a ponte.

Nesta segunda-feira (14), o parlamentar manteve contato com diretor geral do DER, Elias Rezende, como tem feito semanalmente, assim como tem acompanhado e cobrado agilidade dos órgãos responsáveis, como a Superintendência Estadual de Licitações (Supel), e obteve a informação de que está confirmado para a próxima quinta-feira (17) a abertura do processo de licitação de construção da nova ponte da RO-459.

O edital prevê a construção de uma ponte em concreto pré-moldado protendido, com utilização de treliça lançadeira ou guindaste, com extensão de 130,00 metros, incluindo a contenção de aterro com gabião caixa, sob a coordenação do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER/RO).

Ainda de acordo o edital, o valor estimado da obra é de R$ 9,2 milhões, garantidos através da Fonte de Recurso 0228, autorizada através do Processo Administrativo 0009.263201/2020- 98/Fundo para Infraestrutura de Transportes e Habitação (Fitha/DER). O prazo previsto para a execução dos serviços desta licitação é de: 270 (duzentos e setenta) dias corridos, que serão contados a partir do recebimento da Ordem de Serviço para início da obra, expedida pela Administração Pública (DER/RO). Com base no inciso II, art. 9º do Decreto Estadual nº 14.103 de 16/02/2009, o prazo de vigência do contrato é de 330 (trezentos e trinta) dias corridos, contados a partir da data de assinatura do contrato, com eficácia após a publicação do seu extrato no Diário Oficial do Estado, tendo início e vencimento em dia de expediente.

Já os aterros da ponte na BR-421, a informação é que será executado pelo próprio DER, utilizando a equipe que está concluindo os aterros de uma ponte em Ji-Paraná, segundo o diretor Elias, houve um pequeno atraso devido às chuvas dos últimos dias, com isso a previsão é que inicie este trabalho em Ariquemes na próxima semana.

“Espero que a empresa que ganhar o certame licitatório da ponte da RO-459 cumpra com todos os termos do edital e conclua a obra dentro do prazo determinado, estou confiante que agora vai acontecer. Assim como toda população que precisa dessas obras, estou ansioso pelas suas concretizações. Agradeço ao diretor do DER, Elias Rezende, que desde que assumiu o órgão tem mostrado muito empenho, responsabilidade e facilitado o acesso às informações”, disse Adelino.

Texto e foto: Assessoria







Veja também em Rondônia


Pátria unida está sempre viva em Brasão, Selo, Bandeira e Hino, valores históricos
Desde o início do Ensino Fundamental e Médio, as escolas ensinam a simbologia oficial do País......


Ministério Público de Rondônia oferece denúncia contra os envolvidos na Operação Dissimulação
O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio da Procuradoria-Geral de Justiça e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO)......


Obras da ponte sobre o rio Jacy-Paraná seguem em ritmo acelerado
Localizada na Estrada Parque (linha eletrônica), em Jacinópolis......


Sedi promove live sobre atração de investimento e exportação, nesta sexta-feira, 18
Nesta sexta-feira (18), às 18h30, a Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi) do Governo de Rondônia......

 




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News