Rondônia, - 03:44

 

Você está no caderno - Tecnologia e Vida Digital
Ciência e Espaço
Cientistas sequenciam genoma que regenera partes do corpo de salamandra
Código genético do animal pode ajudar pesquisadores a desenvolverem terapias para medicina humana
Publicado Quinta-Feira, 6 de Agosto de 2020, às 07:32 | Fonte Olhar Digital 0

 
 

Cientistas da Universidade de Kentucky, nos Estados Unidos, sequenciaram, pela primeira vez, o genoma do axolotl (também conhecido como axolote ou axolotle), uma espécie de salamandra capaz de regenerar partes de seu corpo após lesões.

Agora, com o código genético do axolote em mãos, os pesquisadores acreditam que deram um passo adiante na medicina humana. A intenção é desenvolver tratamentos genéticos para que pessoas possam regenerar membros e reverter danos, assim como as salamandras.

"É difícil encontrar uma parte do corpo que eles não possam se regenerar: os membros, a cauda, a medula espinhal, os olhos e, em algumas espécies, as lentes, até metade do cérebro tem se mostrado regenerada", explicou Randal Voss, um dos cientistas que participou do estudo.

Embora sequenciar genomas humanos tenha se tornado algo comum, os pesquisadores precisaram desenvolver novas técnicas para obter o código genético do axolotle, que é dez vezes maior que o nosso.

"Apenas alguns anos atrás, ninguém achava possível montar um genoma de mais de 30 GB", afirmou Jeramiah Smith, biólogo e também parte da equipe que promoveu o estudo. "Agora, mostramos que é possível usar um método econômico e acessível, que abre a possibilidade de sequenciar rotineiramente outros animais com grandes genomas", acrescentou.

Com esse recurso, a equipe de cientistas pretende começar a investigar a sequência completa do DNA das axolotes para entender como exatamente esses animais desenvolvem habilidades regenerativas.

"Agora que temos acesso a informações genômicas, podemos realmente começar a investigar as funções do axolotle e aprender como eles são capazes de regenerar partes do corpo", disse Voss. "Esperamos que um dia possamos traduzir essas informações para terapia humana, com possíveis aplicações para lesões na medula espinhal, acidente vascular cerebral, reparo das articulações... O céu é realmente o limite", completou.







Veja também em Tecnologia e Vida Digital


Ações de Apple e Tesla avançam antes de sessão após desdobramentos
As ações da Apple e da Tesla avançavam nesta segunda-feira, antes de seu primeiro pregão após um desdobramento que torna mais fácil para investidores de varejo investirem nas empresas... ...


Cientistas detectam dois tipos do Sars-Cov-2 em felinos do zoológico de NY
Achado foi feito pelo sequenciamento genético do vírus retirado de tigres e leões infectados em março e que desenvolveram sintomas leves da doença......


Cientistas registram movimento de ondas de areia gigantes em Marte
Imagens capturadas pelo Mars Reconnaissance Orbiter, da Nasa, identificaram que algumas megaondulações se arrastam muito lentamente; fenômeno também acontece na Terra, mas em escala muito menor... ...


Twitter pede desculpas por sinalizar como desinformação tuítes mencionando oxigênio e 5G
Nem sempre é fácil fazer a coisa certa em tecnologia e isso pode levar a alguns erros constrangedores ...

 




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News