Ariquemes / RO - quarta-feira, 24 de abril de 2024
(69) 99929-2272

Bruxelas deixa Alstom avançar com segunda maior empresa ferroviária do mundo

Publicado em: 01/08/2020 - 12:00
Bruxelas deixa Alstom avançar com segunda maior empresa ferroviária do mundo

 

O executivo comunitário informa em comunicado ter aprovado, no âmbito do regulamento de concentrações da União Europeia (UE), a aquisição da Bombardier Transportation pela Alstom, uma aprovação que "está condicionada ao cumprimento integral de um pacote de compromissos oferecido" pelo grupo industrial francês.

A Alstom e a Bombardier são líderes mundiais na área do transporte ferroviário, atuando ambas na produção e fabrico de material circulante de alta velocidade e em soluções de sinalização.

Ao juntarem-se, as duas companhias dão origem à segunda maior companhia do mundo de fabrico de material ferroviário, atrás da chinesa CRRC.

E é para evitar a distorção da concorrência na UE que esta concentração está sujeita a remédios.

A vice-presidente executiva da Comissão Europeia com a pasta da Concorrência, Margrethe Vestager, observa na nota de imprensa que "a Alstom e a Bombardier são os principais fornecedores de comboios de última geração utilizados diariamente por milhões de passageiros em toda a UE".

"Graças às soluções abrangentes oferecidas para resolver os problemas de concorrência nas áreas dos comboios de alta velocidade, da linha principal e da sinalização […], a Comissão pôde rever e aprovar rapidamente esta transação", notificada a Bruxelas em junho passado, indica Margrethe Vestager.

Isto significa que será, então, possível criar "uma empresa conjunta mais forte", mas que "continuará a ser desafiada nos seus mercados principais, em benefício dos clientes e consumidores europeus", dados os remédios criados.

A decisão hoje anunciada surge depois de, há um ano, Bruxelas ter 'chumbado' a tentativa da Alstom em fundir os seus ativos ferroviários com a Siemens, por ambas as companhias se recusarem a avançar com remédios.

Na altura, o executivo comunitário argumentou que o negócio iria "reduzir significativamente a concorrência" na Europa na área dos comboios de alta velocidade.

Anunciada em setembro de 2017, esta fusão, entretanto bloqueada, iria criar um novo gigante europeu na ferrovia, concorrendo diretamente com o grupo chinês CRRC e com os canadianos da Bombardier.

Sediada em França, a Alstom é uma empresa industrial francesa que produz materiais para comboios (de alta velocidade, mas também para outras composições como metros) e disponibiliza serviços relacionados como manutenção.

Já a Bombardier Transportation é a divisão global das soluções ferroviárias do grupo canadiano.

 

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::