Rondônia, - 10:05

 

Você está no caderno - Rondônia
Combate à Covid-19
Contratações emergenciais transparentes garantem a Rondônia 1º lugar em classificação internacional durante a pandemia
Contratações emergenciais transparentes em saúde pública no combate ao contágio da Covid-19 deram ao governo de Rondônia nota 100..
Publicado Sexta-Feira, 31 de Julho de 2020, às 17:38 | Fonte Secom - Governo de Rondônia 0

 
 

Durante a pandemia, governo estadual teve que executar diversos contratos de obras emergenciais para combater a Covid-19

 

 

Contratações emergenciais transparentes em saúde pública no combate ao contágio da Covid-19 deram ao governo de Rondônia nota 100 e o primeiro lugar no ranking nacional e internacional no ranking da OKBR.

OKBR é a sigla da Open Knowledge Brasil (OKBR), também chamada de Rede pelo Conhecimento Livre. Ela é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e apartidária, que atua desde outubro de 2013 em mais de cem países.

No ranking de transparência das contratações, os estados do Ceará, Espírito Santo e Rondônia ocupam o primeiro lugar, com nota 100, seguidos de Alagoas, Amapá e Distrito Federal e Goiás, que obtiveram 98,73, depois, Minas Gerais com 97,47, Pernambuco e Tocantins com 93,67.

No Palácio Rio Madeira, sede do governo estadual, o resultado da classificação motivou contentamento geral entre todos os órgãos responsáveis por administrar investimentos em saúde durante a pandemia.

“É um dever do Estado cuidar bem da transparência, e Rondônia o encara com a máxima prioridade”, disse nesta sexta-feira (31) o controlador-geral do Estado Francisco Neto.

Segundo o controlador geral do estado, Francisco Neto, esse trabalho vem sendo feito com dedicação e segurança, coroando o esforço do governo de Rondônia em boas práticas. Francisco Neto lembrou que a transparência internacional já havia situado Rondônia no grau “ótimo”, e agora o classifica em primeiro lugar.

Rondônia está entre os classificados em primeiro no mundo em todo tipo de prestação de contas de investimentos nessa área, constata a OKBR.

O que prejudicou os menos classificados nesse ranking foi a falta de detalhamento das contratações emergenciais e o fato de os dados estarem espalhados por vários portais diferentes. Portais de alguns órgãos federais seguem os padrões recomendados, embora divulguem informações sobre suas respectivas contratações e não do governo como um todo.

De acordo com a Controladoria Geral da União (CGU), outros sites trazem apenas números agregados que, embora possam ser úteis para fins estatísticos e de pesquisa, não facilitam o acompanhamento de contratações individuais pelas organizações da sociedade civil, jornalistas e órgãos de controle.

_______

* A nota média dos estados aumentou de 59,5 pontos no primeiro levantamento, há dois meses, para 85,7 nesta edição. Entre as capitais, a média foi de 45,8 para 85,2 no mesmo período.

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Frank Néry e Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

 







Veja também em Rondônia


Deputado Anderson repudia desconto de auxílio-transporte no salário de todos os servidores de Rondônia
Parlamentares encaminharam Projeto de Lei de autoria coletiva para evitar que a situação torne a se repetir......


Alex Silva visita obras na Escola Carlos Drummond de Andrade em Candeias do Jamari
Ampliação de salas de aula foi conseguida através de emenda destinada pelo parlamentar ...


Banco de Leite Santa Ágata reforça a importância do aleitamento materno
Aquela sensação de amor, de aconchegar o bebê nos braços e amamentar....


Segurança de dados é tema de próxima palestra on-line em Rondônia
A Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) monitora é mantém 26 servidores de arquivos......

 




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News