Rondônia, - 05:04

 

Você está no caderno - Rondônia
Rondônia
Segurança de dados é tema de próxima palestra on-line em Rondônia
A Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) monitora é mantém 26 servidores de arquivos...
Publicado Quarta-Feira, 29 de Julho de 2020, às 14:08 | Fonte Assessoria de Comunicação 0

 
 

Essa iniciativa faz parte do Programa de Capacitação da Setic para o desenvolvimento de competências profissionais

A Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) monitora é mantém 26 servidores de arquivos, onde são armazenados todos os documentos criados por funcionários, e procura mantê-los protegidos de invasões de pessoas não autorizadas. Para fortalecer esse trabalho de segurança, na próxima quinta-feira (30), às 11h, acontece a palestra on-line sobre o “Gerenciamento de servidores de arquivos: riscos associados e implementação de scripts contra malware” .

O evento tem como objetivo demonstrar como se prevenir de um ataque de ransomware contra um servidor de arquivos, apresentando a implantação e o funcionamento de soluções para manter o servidor seguro. “ Para se prevenir de ataques, cada vez mais frequentes, é possível criar camadas de proteção utilizando recursos disponíveis nos Sistemas Operacionais Windows Servers”, explica o analista de Tecnologia da Informação e Comunicação, e coordenador do evento, Tiago Lopes de Aguiar.

De acordo com o superintendente da Setic, coronel Delner Freire, as organizações são formadas por pessoas, “é o capital humano que proporciona aos nossos clientes, dos sistemas informatizados e da infraestrutura de rede, a satisfação pela adequada e efetiva prestação de serviços. Para que a  experiência do usuário (user experience) seja positiva e significativa, nossos talentos necessitam de constantes estímulos e treinamentos, permitindo dessa forma que, tanto nosso colaboradores quanto a Setic, se desenvolvam e ofereçam a sociedade rondoniense serviços digitais aprimorados”.

Dois palestrantes participam do evento. O primeiro é o especialista em Segurança de Redes e Sistemas de Computadores, Eduardo Falkemback Zimmer, que explicará sobre Servidores de Arquivos. “ Malwares e ransomware são assuntos do momento. E o sequestro de dados é quando o invasor criptografa os dados dentro do próprio computador da vítima, porém, a vítima não consegue mais acessar os seus dados e o invasor pede um valor em dinheiro para liberar. Iremos focar bastante nesta parte específica de segurança da informação e como deve ser feita essa proteção”, disse o especialista.

O segundo palestrante é o analista de Infraestrutura, Jairo Barbosa da Cunha, que irá apresentar sobre como se prevenir de um ataque de Ransomware. “Como a informação é o grande petróleo do século XXI, nada mais justo do que proteger o mesmo. Vamos abordar como a Setic utiliza uma solução de proteção de dados produzidos dentro do âmbito do governo, manter a integridade e disponibilidade da informação hoje em dia são os desafios das corporações”.

Essa iniciativa faz parte do Programa de Capacitação da Setic (PCI-Setic ) e tem por objetivo difundir conhecimentos da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para o desenvolvimento de competências profissionais, divulgação das atividades setoriais e nivelamento. Essa atividade de capacitação ocorre duas vezes a cada mês.

O evento será exibido na plataforma oficial de videoconferência do Estado e Fanpage da Setic. Qualquer pessoa poderá participar do evento, inclusive enviando perguntas aos palestrantes.

SIXFIRE

Outra atividade da Setic na próxima sexta-feira (31) é a Sixfire, que discutirá sobre o “Programando ciência: Desafios da programação fora da Tecnologia da Informação tradicional”. O palestrante será o doutor em Biologia Experimental, Técnico em Pesquisa e Desenvolvimento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Programador Python, Márlon Flores.

De acordo com os organizadores da Sixfire, a palestra on-line irá apresentar de maneira clara e simples os trabalhos dos profissionais da Tecnologia da Informação da Ciência e áreas de atuação, inclusive nesta, onde se encontra com a falta de mão de obra especializada.

Lembrando que o evento faz parte da Sixfire e foi criado pela Gerência de Desenvolvimento (Gdev) da Setic, onde é realizada uma vez por semana, todas as sextas-feiras, às 12h, com duração de uma hora. O evento é exibido na plataforma oficial de videoconferência do Estado e Fanpage da Setic, para qualquer pessoas participar.

“A essência de qualquer organização é a comunicação. As equipes necessitam de um clima organizacional positivo e interativo para que possam trazer o melhor de si para a organização. Os eventos são essenciais para proporcionar, além do conhecimento e das novas experiências,  a unidade de pensamentos e propósitos, e  o senso de pertencimento a uma Superintendência de Tecnologia que valoriza e prestigia, não somente a tecnicidade, mas principalmente o ser humano”, finalizou Delner Freire.

Fonte
Texto: Elaine Barbosa
Fotos: Arquivo Setic
Secom - Governo de Rondônia







Veja também em Rondônia


Governo entrega novas salas de aula na Escola Estadual Deonildo Caragnatto em São Miguel do Guaporé
O Governo de Rondônia por meio da secretaria de Estado da Educação construiu cinco salas novas na Escola Estadual de Ensino Fundamental Deonildo Caragnatto...


Pátria unida está sempre viva em Brasão, Selo, Bandeira e Hino, valores históricos
Desde o início do Ensino Fundamental e Médio, as escolas ensinam a simbologia oficial do País......


PMRO recupera mais um carro com restrição
A Polícia Militar de Rondônia (PMRO), por meio de guarnição do 5º BPM (Batalhão Belmont)......


Adelino Follador lamenta interferência que impediu a realização da licitação da ponte na RO-459
Parlamentar cobrou agilidade do DER para resolver questionamentos apresentados ao TCE ...

 




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News