Ariquemes / RO - quinta-feira, 25 de abril de 2024
(69) 99929-2272

Loihi, o chip da Intel que reconhece odores, agora também é sensível ao toque

Publicado em: 28/07/2020 - 12:00
Loihi, o chip da Intel que reconhece odores, agora também é sensível ao toque

Pesquisadores da Universidade Nacional de Cingapura (NUS) criaram uma pele robótica artificial que pode processar o toque mil vezes mais rápido que os humanos. Ela usa o chip de pesquisa neuromórfica da Intel, o Loihi, o mesmo que os pesquisadores da Universidade de Cornell foram capazes de programar para reconhecer o cheiro de produtos químicos perigosos há alguns meses. Sim, parece coisa de ficção científica.

De acordo com o Engadget, os pesquisadores da NUS foram capazes de programar a pele do robô para reconhecer a forma, a textura e a dureza de objetos dez vezes mais rápido que um “piscar de olhos”, o que também exigia o uso de uma câmera baseada em eventos.

Além disso, os pesquisadores ensinaram uma segunda mão robótica equipada com a pele, que tinha um aspecto mais semelhante à de um humano, a ler Braille. O sistema de escrita foi traduzido pelo chip Loihi com mais de 92% de precisão.

• Pesquisadores criam robô que provoca humanos e descobrem que as máquinas podem nos tirar do sério• Robô policial inútil nos EUA tem botão de emergência que não funciona

Esses pesquisadores apresentaram os resultados de seus experimentos na conferência virtual Robotics: Science and Systems, na semana passada. O trabalho de pesquisa pode ser encontrado aqui.

No vídeo da apresentação, eles exibiram o robô no centro de sua pesquisa. A câmera de eventos, que é parte integrante da capacidade do robô de processar o toque, apenas capta diferenças na iluminação e em cada pixel de forma assíncrona. Basicamente, as informações são transferidas apenas da pele artificial e da câmera para o chip Loihi conforme necessário, quando a câmera e os sensores táteis capturam o mesmo objeto ao mesmo tempo.

Um dos benefícios de transferir informações dessa maneira é a menor latência, como é chamado o tempo necessário para que os sensores táteis e a câmera do robô transfiram as informações para o chip Loihi, explicaram os pesquisadores. Isso explica em parte por que o braço do robô conseguiu reconhecer objetos via toque com tanta rapidez.

O uso de uma câmera baseada em eventos e sensores táteis também torna o sistema mais preciso no reconhecimento de objetos do que os dados visuais ou dados táteis sozinhos, segundo os pesquisadores — a precisão fica cerca de 10% melhor.

Em um post em seu blog, a Intel observa que permitir uma sensibilidade ao toque semelhante à de humanos em um robô poderia permitir que autômatos nas fábricas “se adaptassem facilmente às mudanças […] usando o sensor tátil para identificar e segurar objetos desconhecidos com a quantidade certa de pressão para evitar que eles escorreguem”. Tais avanços também podem levar a interações homem-robô mais seguras em cuidados médicos ou operações.

Ao contrário de outras mãos robóticas que vimos no passado (como a BionicSoftHand, com sua quantidade insana de habilidades motoras finas), a apresentada no vídeo da conferência duas placas sob a pele artificial que podem se espremer para pegar objetos. É bem diferente da BionicSoftHand, mas imagine esses dois tipos de mãos robóticas combinadas — uma mão robótica que não só poderia sentir a textura de, digamos, uma laranja, mas também poderia girá-la em sua mão ou talvez até jogá-la no ar e pegá-la. E, claro, também tem o cachorro robótico da Boston Dynamics, o Spot. Parece que estamos vendo o início da nossa substituição por robôs sofisticadíssimos — talvez isso seja justamente o que o mundo precisa.

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Capa - 4 horas atrás Oportunidade: Ifro de Jaru prorroga as inscrições para seleção de alunos do curso de fruticultura O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, está com seleção aberta para candidatos ao curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Fruticultor na modalidade presencial
2
Agricultura - 4 horas atrás Sebrae e Caixa celebram parceria para fortalecer o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat em Rondônia Uma reunião realizada na última semana na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae RO), marcou um grande avanço para o desenvolvimento do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) no estado.
3
Publicações Legais - 4 horas atrás COOPERATIVA DE CRÉDITO DO NORTE DE RONDÔNIA LTDA – CREDISIS CREDIARI EDITAL DE CITAÇÃO - CLEONE ROSA DA SILVA E GERSAMI FERREIRA
4
Ação Parlamentar - 4 horas atrás Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes E com a chegada da Carteira de Identidade Nacional (CIN), a procura aumentou em todo o Brasil, e consequentemente em Rondônia.
5
Capa - 4 horas atrás Prazo: Veículos com placa final 4 devem ter licenciamento regularizado sem multas até 30 de abril Até dia 30 de abril, é o prazo que motoristas e proprietários de veículos com placa final 4 têm para atualizar e regularizar o Licenciamento Anual referente a 2024, alerta o Departamento estadual de Trânsito (Detran-RO).

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::