Ariquemes / RO - sábado, 20 de abril de 2024
(69) 99929-2272

Ministério Público recomenda a salões e barbearias de Brasilândia e Novo Horizonte observância a orientações da Vigilância Sanitária

Publicado em: 26/05/2020 - 12:00
Ministério Público recomenda a salões e barbearias de Brasilândia e Novo Horizonte observância a orientações da Vigilância Sanitária

O Ministério Público de Rondônia expediu recomendação para que salões e barbearias de Nova Brasilândia do Oeste e Novo Horizonte do Oeste sigam orientações da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), que estabeleceu uma série de medidas para o atendimento e funcionamento desses estabelecimentos, como forma de prevenir e o contágio do novo coronavírus (covid-19).
A recomendação é subscrita pela Promotora de Justiça Analice da Silva e considera, entre outros pontos, o teor do Decreto Nº 25.049, de 14 de maio de 2020, que institui o Sistema de Distanciamento Social Controlado para fins de prevenção e de enfrentamento à epidemia causada pela doença. O critério de fases (1, 2 3 e 4), contido no Decreto, busca organizar e adaptar a população à nova ambientação. A partir da Fase 2 é necessário seguir critérios para funcionamento dos estabelecimentos.
Na Nota Técnica n.23/2020/AGEVISA-SCI, a Vigilância Sanitária orienta proprietários e trabalhadores  de salões e barbearias a seguirem um protocolo de ações. Entre as medidas indicadas estão a fixação de horários ou setores exclusivos para atender os clientes com idade superior ou igual a 60 anos; limitação a 40% da área de circulação interna de clientes; marcação de horário por meio de telefone, aplicativo de mensagem ou da melhor forma de comunicação por tecnologia da informação, evitando-se qualquer aglomeração entre os clientes.

Os horários deverão ser marcados com tempo mínimo 30 minutos entre um atendimento e outro para a total higienização de cadeiras, sofás e superfícies que possam ter feito parte do atendimento da cliente.

Já, ao cliente, é recomendado que fique a uma distância mínima de dois metros de qualquer pessoa dentro do estabelecimento; que realize a higienização das mãos ao entrar e sair do local, e, quando tocar em qualquer superfície, como balcões de atendimento. Outra medida indicada é a de obedecer a etiqueta respiratória ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e boca com um lenço, descartando-o imediatamente e realizar higienização das mãos. Ao realizar o pagamento, a instrução da Agevisa, é para que se dê preferência ao uso do cartão de crédito ou débito, desta forma, evitando contato com dinheiro, protegendo a si e ao atendente do caixa.

Na recomendação, o Ministério Público requisitou aos interessados a apresentação de resposta por escrito, via e-mail, acerca do atendimento das orientações, no prazo de 48 horas. Também advertiu que o descumprimento injustificado e a omissão das pessoas destinatárias da recomendação poderá configurar ato de improbidade administrativa (Lei nº 8.429/1992), infração sanitária (Lei nº 6.437/1977), crimes contra a saúde pública e contra a vida (arts. 268 e 121 do Código Penal), além de colaborar conscientemente para a disseminação de uma pandemia, agravando e até inviabilizando o atendimento da população no Sistema Único de Saúde no Município.

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Ação Parlamentar - 15 horas atrás Ariquemes: Asdefari recebe emenda do deputado Delegado Camargo para instalação de energia solar Com a energia solar a Associação terá uma economia mensal de aproximadamente R$ 2.500,00 em energia elétrica.
2
Ação Parlamentar - 15 horas atrás Audiência pública liderada pelo deputado Pedro Fernandes aborda conflitos na região do Soldado da Borracha O encontro focou nos desafios e contradições enfrentados após a criação da Estação Ecológica Soldado da Borracha, uma área de proteção ambiental que tem sido o centro de um debate acalorado sobre os direitos dos produtores rurais.
3
Porto Velho - 15 horas atrás Turismo em Porto Velho: Preparativos para reabertura do Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré estão em andamento Na última quinta-feira (18), foi realizada uma formação prática para Guias de Turismo, alunos de história da Universidade Federal de Rondônia (Unir)
4
Agricultura - 15 horas atrás Rondônia Rural Show Internacional fomenta incentivo e reforça o potencial do setor cafeeiro do Estado Segundo o titular da Seagri, Luiz Paulo, com a participação na Rondônia Rural Show Internacional, que acontece de 20 a 25 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná
5
Capa - 15 horas atrás Sebrae reúne diversas instituições em evento voltado à Integridade para parcerias de sucesso em Rondônia O evento aconteceu no Teatro Banzeiros, em Porto Velho, com a participação de representantes de diversas instituições de Rondônia.

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::