Rondônia, - 20:31

 

Você está no caderno - Porto Velho
Silvio Santos
Conselho Estadual de Cultura aprova edição de várias Editais + Beto Cézar faz live neste sábado + Lenha na Fogueira e Luciana Oliveira
A blogueira mais acessada da Região Norte minha particular amiga Luciana Oliveira vai realizar no próximo domingo 24
Publicado Sábado, 23 de Maio de 2020, às 09:10 | Fonte Gente de Opinião 0

 
 

Lenha na Fogueira

A blogueira mais acessada da Região Norte minha particular amiga Luciana Oliveira vai realizar no próximo domingo 24, a partir das 19 horas um encontro virtual onde vai coordenar o que titulou e A Cultura em Debate.

*********

Entre os assuntos que farão parte da pauta, está a discussão do Projeto de Lei 1075/2020 Lei de Emergência Cultural que está tramitando no Congresso Nacional.

*********

Por falar nisso o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciou que o PL 1075/2020 - Lei de Emergência Cultural, seria incluído na pauta de votação no plenário de quinta-feira dia 21/05.

*********

A relatora do projeto, deputada federal Jandira Feghali, destacou a construção participativa do substitutivo que apresentou para votação em plenário, que unificou diferentes projetos em tramitação na Câmara e incorporou contribuições dos mais diversos segmentos artísticos e culturais.

************

"Realizamos diversas reuniões nacionais e regionais com artistas, técnicos, produtores, coletivos, conselheiros e gestores municipais e estaduais de todo o país, autores dos cinco projetos de lei que são analisados neste parecer, parlamentares de diversos partidos, lideres, e protocolamos na casa um novo parecer a partir dessa ampla ausculta.

************

Encaminhamos à presidência da Casa e esperamos agora o apoio amplo das lideranças do Congresso, para que possamos aprovar esta importante *Lei de Emergência Cultural*, socorrendo os que exercem e vivem os ofícios da arte e da cultura.

**********

Voltando para as notícias regionais:

**********

Veja que notícia boa! Durante reunião acontecida na manhã de ontem sexta-feira 22, o Plenário do Conselho Estadual aprovou o nome da Mary Cyanne, uma das grandes defensoras da Cultura Popular em Rondônia para dar título ao Edital de Emergência de Cultura para os artistas de Rondônia.

*********

Pois é, ainda bem que o Conselho voltou a mostrar sua cara e dizer para que veio, fazia tempo em Chicão?

*********

O Movimento Pro Cultura convoca a todos os profissionais de cultura a participar neste domingo dia 24, da edição do projeto CONEXÃO NORTE, do produtor cultural Fabiano Barros, que contará com a participação dos Deputados Federais Léo Moraes (RO) e Jandira Feghali (RJ) relatora do PL 1075/2020 que propõe a Lei de Emergência da Cultura.

***********

O CN visa dialogar sobre cultura nesse período de pandemia de coronavírus, quando artistas, produtores e técnicos), tiveram suas atividades interrompidas, sem data de retorno possível.

*********

Elaborem suas perguntas e venham participar!!!

*********

Ainda bem que a turma acordou e está se virando em busca de resolver os problemas vividos por todos os segmentos culturais com a quarenta do coronavírus.

*********

Apenas um lembrete: Hoje as 17 horas tem a live Samba de Raiz com o Beto Cezar. Acessa as redes sociais sambista! 

SAMBA RAIZ

Beto Cézar faz live neste sábado, às 17 horas

 

"Com um belo cenário e produção da Studios Bum, neste sábado, dia 23, às 17h, vou apresentar minha live para os amantes do samba raiz", enfatizou o compositor e cantor porto-velhense Beto Cezar, referência do samba rondoniense nos grandes centros do Brasil.

Em 2018, o sambista lançou o seu clip musical "Sou Assim". Gravado no Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa! O clip teve participação de músicos consagrados no cenário nacional, entre eles, Carlos Colla e Alceu Maia, um dos melhores cavaquinista do mundo.

Essa será a segunda live de Beto Cézar, nesse período de enfrentamento ao COVID-19. De acordo com o sambista, a sua live será transmitida pelas redes sociais como Instagram, Facebook e YouTube, com o apoio da rádio Rio Madeira FM, YK Semijóias e do chopp genuinamente rondoniense Coronel Church. 

Conselho Estadual de Cultura aprova edição de várias Editais

 

O Conselho Estadual de Políticas Públicas Culturais – RO sob a coordenação de seu presidente Chicão Santos realizou na manhã de ontem, sexta feira 22, pela primeira vez, uma reunião virtual, em virtude da impossibilidade de reuniões presenciais devido ao estado de emergência e calamidade pública na saúde.

No plenário virtual foram deliberadas as seguintes matérias:

1. Aprovação e liberação de recursos do FEDEC – Fundo Estadual de Desenvolvimento da Cultura de Rondônia para:

•        Edital SEJUCEL Emergencial de Cultura para artistas de Rondônia, no valor de 180 mil.

•        Edital SEJUCEL Jango Rodrigues de Teatro 2020, no valor de 190 mil.

•        Edital SEJUCEL Adair de Palmas de Dança 2017, no valor de 110 mil.

•        Edital SEJUCEL Zezinho Maranhão de Música 2017, no valor de 200 mil.

 

2. O Plenário do CEPC/RO aprovou por unanimidade:

•        O nome Mary Cyane, artista da cultura popular para dar título ao Edital de Emergência de Cultura para os artistas de Rondônia.

•        Apoio total ao PL – Projeto Lei da Emergência Cultural, em votação na Câmara dos Deputados.

Agradecemos aos técnicos, à Sra. Carmélia Cardozo, Coordenadora de Cultura, e ao Sr. Jobson Bandeira, Superintendente da SEJUCEL, pelo esforço e empenho na quitação dos prêmios lançados em 2017, pelo lançamento dos novos editais e pelo desenvolvimento de ações culturais juntamente com esse conselho.

Agradecemos também a todos os conselheiros do poder público e da sociedade civil que sempre estão dispostos a colaborar para o desenvolvimento cultural do estado.

“Cultura se faz com esforços conjuntos” disse Chicão Santos ao encerrar a reunião. 







Veja também em Porto Velho


Deputado Anderson lamenta não inclusão de servidores do sistema socioeducativo em projeto de reajuste
Governo não incluiu também servidores do Detran e o parlamentar manifestou o seu descontentamento...


DER finaliza a recuperação de mais de 20 quilômetros da RO-135 de Alta Floresta D’Oeste a Novo Horizonte D’Oeste
O governo de Rondônia finalizou na terça-feira (26) manutenção em mais uma rodovia por meio do Departamento ...


DPPM arrecada alimentos e produtos de limpeza à mulheres e famílias vulneráveis
Em virtude da pandemia e do acompanhamento de mulheres vítimas de violência e em vulnerabilidade social, o DPPM arrecadará alimentos e produtos de limpeza...


Deputado Lazinho da Fetagro propõe vale internet para professores
Parlamentar solicitou a conversão do vale transporte, que foi suspenso, em um curso para pagar a internet...

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News