Rondônia, - 12:21

 

Você está no caderno - Porto Velho
POLÍTICA
Léo Moraes inspira redação de diferentes Projetos de Lei
Outra importante emenda elaborada pelo Líder do Podemos trouxe medidas de apoio a povos indígenas, comunidades quilombolas e demais povos e comunidades
Publicado Sexta-Feira, 22 de Maio de 2020, às 14:28 | Fonte Assessoria 0

 
 

Nesta quinta-feira (21), quatro emendas propostas pelo líder do Podemos na Câmara, deputado federal Léo Moraes (PODE-RO), inspiraram a redação de importantes Projetos de Lei. Tratam-se de medidas emergenciais para combater a propagação do novo coronavírus, amenizar suas consequências, proteger comunidades tradicionais, oferecer compensação financeira a profissionais de saúde e proteção as mulheres que sofrem violência doméstica.

O PL 1.826/2020, que trata de benefícios a serem concedidos aos trabalhadores de saúde, teve o rol de beneficiários ampliado, após emenda do parlamentar, de maneira a incluir enfermeiros, profissionais de cozinha e de lavanderia hospitalares, que atuam no combate à pandemia da COVID-19. Portanto, os servidores que desempenhem outras atividades ligadas ao combate da pandemia, poderão receber os benefícios propostos. 

O Programa de Apoio aos profissionais de saúde trabalhadores do combate ao COVID (PAPS-COVID) prevê a concessão de seguro de vida, auxílio atividade de risco e salário de profissional convocado. Para Léo Moraes, faz-se necessário valorizar a dedicação de todos os profissionais envolvidos. “Entendo a importância desse programa como forma de apoio aos profissionais da saúde. No entanto, os profissionais de cozinha e de lavanderia hospitalares também se expõem a objetos contaminados em sua atuação profissional no ambiente hospitalar e correm os mesmos riscos”, explicou o deputado.

Outra importante emenda elaborada pelo Líder do Podemos trouxe medidas de apoio a povos indígenas, comunidades quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais, no enfrentamento à COVID-19. Trata-se de uma inclusão feita no texto do PL 1.142/20, que aborda ações emergenciais para a proteção de indígenas e comunidades tradicionais, tais como os quilombolas. 

A contribuição do parlamentar no texto do referido Projeto aponta que o Poder Executivo deve adotar mecanismos para facilitar o acesso ao auxílio emergencial, bem como a outros benefícios sociais e previdenciários, de modo a possibilitar a permanência de povos indígenas, comunidades quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais em suas comunidades.

Além de tudo isso, o congressista também conseguiu ampliar a vigência da lei, no PL 2.294/2020, que dispõe sobre a flexibilização de regras para a fabricação e comercialização de ventiladores pulmonares durante a pandemia do COVID-19 e acrescentou outros tipos penais no PL 1.291/2020, que obriga a oferta de atendimento presencial à mulher em situação de violência.







Veja também em Porto Velho


Deputado Anderson lamenta não inclusão de servidores do sistema socioeducativo em projeto de reajuste
Governo não incluiu também servidores do Detran e o parlamentar manifestou o seu descontentamento...


MPRO participa de encontro que discute atuação de Ouvidorias durante pandemia
A atuação das Ouvidorias dos Ministérios Públicos durante a pandemia do coronavírus foi discutida ...


Jhony Paixão cobra contratação de profissionais que aguardam a convocação da SESAU
Jhony solicitou urgência nos processos de contratação durante o período da pandemia...


Profissionais da saúde protestam por melhores condições de trabalho e salários
Na manhã desta quarta-feira (27), profissionais da saúde fizeram uma manifestação em frente ao (CPA)...

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News