Rondônia, - 13:51

 

Você está no caderno - Tecnologia e Vida Digital
ESPAÇO
Próximo telescópio espacial da NASA é batizado com nome da “mãe do Hubble”
O telescópio espacial Hubble está na ativa há 30 anos, o que é um feito impressionante
Publicado Sexta-Feira, 22 de Maio de 2020, às 09:43 | Fonte Gizmodo 0

 
 

NASA

Ilustração do telescópio espacial Nancy Grace Roman

O telescópio espacial Hubble está na ativa há 30 anos, o que é um feito impressionante. Agora, uma das responsáveis pela missão será homenageada com o batismo do próximo telescópio espacial da NASA, que buscará exoplanetas e matéria escura. Ele se chamará telescópio espacial Nancy Grace Roman, ou simplesmente telescópio espacial Roman. Esperado para ser lançado no segundo semestre deste ano, o telescópio espacial Roman era conhecido anteriormente por projeto WFIRST (Wide Field InfraRed Survey Telescope, algo como telescópio de pesquisa da campo amplo em infravermelho, em tradução livre). Nancy Grace Roman trabalhou na NASA por 21 anos estudando e desenvolvendo telescópios espaciais que estudassem o Sol, o espaço profundo e a atmosfera da Terra. Durante este tempo, ela se tornou chefe de astronomia e é considerada a “mãe do Hubble”. “Por causa da liderança e visão de Nancy Grace Roman que a NASA se tornou pioneira em astrofísica e lançou o Hubble, o telescópio espacial mais poderoso e de maior produtividade do mundo”, disse Jim Bridenstine, administrador da NASA, em um comunicado de imprensa. “Não tinha nome melhor para o nosso WFIRST, que será o sucessor dos telescópios Hubble e Webb”.

Roman entrou na NASA em 1959 e foi ela quem plantou as primeiras sementes na agência espacial sobre a importância de observar o universo diretamente do espaço. Na segunda metade de década de 1960, ela criou um comitê de astrônomos e engenheiros para pensar em um telescópio que ajudaria a atingir vários marcos científicos importantes. Ela, então, convenceu a NASA e o Congresso dos EUA em lançar o telescópio espacial mais desenvolvido que o mundo já viu. O Hubble foi lançado em 24 de abril de 1990 e, apesar de alguns problemas nesse tempo todo, continua ativo.

Telescópio espacial Roman 
O telescópio espacial Roman conta com um espelho primário de 2,4 metros de diâmetro, que é o mesmo tamanho do espelho do Hubble. No entanto, ele conta com dois outros instrumentos: Wide Field Instrument e o que eles chamam de Cornograph Instrument.

O primeiro dará ao telescópio um campo de visão 100 vezes maior de infravermelho que o Hubble, permitindo capturar mais do céu com menos tempos de observação. Já o segundo auxiliará no desempenho de imagens de alto contraste e espectroscopia de exoplanetas próximos. 







Veja também em Tecnologia e Vida Digital


Cometa gigante descoberto em 2017 continua a caminho da Terra
Conhecido como C/2017 K2, o cometa é 'muito ativo e brilhante', e deve se aproximar do Sol em 2022, chamando a atenção de muitos astrônomos...


Estudo vincula bactérias intestinais a doenças neurovasculares
Pesquisa ligou a doença angioma cavernoso à uma mistura específica de bactérias no trato digestivo...


Uber cria centro de higienização em São Paulo para limpar carros de motoristas e mochilas de entregadores
A Uber anunciou mais uma iniciativa para ajudar motoristas e entregadores que trabalham...


Skullcandy lança fones de ouvido impossíveis de perder
Os novos fones TWS contam com a tecnologia de rastreamento da Tile; outro destaque fica por conta das cores dos aparelhos...

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News