Ariquemes / RO - sexta-feira, 26 de abril de 2024
(69) 99929-2272

Eleição na UFRR: veja as principais propostas dos candidatos a reitor e vice

Publicado em: 18/10/2019 - 12:00
Eleição na UFRR: veja as principais propostas dos candidatos a reitor e vice

A votação para eleger o reitor e o vice-reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR) para os próximos quatro anos ocorre na próxima sexta-feira (25). O G1 conversou com os candidatos sobre cortes de verbas, o 'Future-se" e as propostas para a instituição.

O voto é facultativo e será feito por meio de cédula de papel. Toda comunidade acadêmica pode votar, mas cada voto corresponde a um peso durante a consulta: alunos correspondem a 12%, técnicos a 18% e professores concentram 70% do poder de decisão.

Após o votação, uma lista tríplice será formada e o presidente Jair Bolsonaro (PSL) escolherá o novo reitor da UFRR.

Quatro chapas concorrem ao pleito. Abaixo, em ordem alfabética, o perfil dos candidatos, propostas das chapas e o que pensam sobre o Future-se:

Américo Alves de Lyra Junior

Candidato a reitor pela chapa "Novas ideias para um novo tempo", ao lado de Georgia Patrícia da Silva Ferko, como vice.

Bacharel e licenciado em Filosofia pela Universidade de Brasília (UnB), doutor em história pela UnB e pós-doutor em relações internacionais também pela UnB, Américo tem 46 anos e atualmente é o vice-reitor da UFRR. Também é professor no programa de pós-graduação sociedade e fronteira.

A chapa tem como vice a professora Georgia Patrícia da Silva Ferko, 42. Ela é formada em administração pela Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (Facal) e doutora em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atualmente é chefe do departamento do curso de administração da UFRR.

Principal proposta da chapa:

A proposta está pautada em cinco eixos transversais, dinâmicos e interativos: Gestão Humanizada, Incentivo à Inovação, Infraestrutura, Internacionalização Universitária e a Construção Compartilhada do Conhecimento, que perpassam e integram o tripé universitário (ensino, pesquisa e extensão). A UFRR terá uma Gestão Humanizada, potencializando expertises dos servidores e buscando tecnologias inovadoras, com a inclusão das populações locais. Para que os cinco eixos transversais possam atender às demandas atuais, a nossa gestão implantará o Planejamento Estratégico Situacional (PES) que, por seu caráter participativo, possibilitará a integração entre o profissionais técnicos, docentes e alunos dos campi do Paricarana, Caumé e Murupu. O método PES tem o objetivo de desenvolver um plano estratégico para cada situação-problema, de forma que atue sobre a realidade dinâmica, simultaneamente à mudança, de forma coletiva.

Jefferson Fernandes

Candidato a reitor pela chapa "UFRR+ diversa e integrada", ao lado de Stélio Soares Tavares Júnior, como vice.

Atual reitor da UFRR, o professor, Jefferson Fernandes, 55, concorre à reeleição. É graduado em agronomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutor em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atua também como professor adjunto.

O vice da chapa, Stélio Júnior, 55, é bacharel em geologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e doutor em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Atua como professor departamento de Geologia.

Principal proposta da chapa:

A diversidade e a integração são prioridades, pois acreditamos que o público e o gratuito devem ser integrados na sociedade por meio das universidades públicas, sempre primando pelo pluralismo de ideias, diversidade de etnias e de gêneros, e integrada no âmbito de seus três campi, por meio de seus servidores, discentes e da comunidade. No nosso plano de trabalho traçamos 11 eixos compostos por 189 propostas que poderão ser consultadas e debatidas até o dia 25 de outubro.Todas as propostas estão pautadas no amplo debate e consideração das demandas postas pela comunidade acadêmica e externa a UFRR.

José Geraldo Ticianeli

Candidato a reitor pela chapa "Gestão para todos: compromisso com o Público e o Gratuito", ao lado de Silvestre Lopes da Nóbrega, como vice.

José Ticianeli, 51, é bacharel em fisioterapia e possui licenciatura em educação física pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e tem doutorado em Ciências pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e MBA executivo em administração de empresas. É professor co curso de medicina.

O candidato a vice, Silvestre Nóbrega, 46, atua no departamento de engenharia civil no Centro de Ciência e Tecnologia. É engenheiro civil pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e doutor em biodiversidade e biotecnologia pela UFRR.

Principal proposta da chapa:

O principal objetivo da chapa é reorganizar o foco acadêmico, valorizando o ensino, a pesquisa e a extensão através de uma gestão pública eficiente, inovadora e ética. Outros princípios importantes são a melhoria da qualidade no trabalho administrativo, na revisão dos contratos, dos fluxos administrativos, além de qualificar os processos de aquisição de bens e contratação de serviços, sempre comprometidos com a melhoria da qualidade de vida e a valorização dos servidores.

Vânia Graciele Lezan

Candidata a reitora pela chapa "Unidos por uma UFRR Viva", ao lado de Alexander Sibajev, como vice.

Única mulher candidata ao cargo de reitora, Vânia Lezan, de 55 anos, é professora no Centro de Estudos da Biodiversidade (CBio). Possui graduação em Ciências Biológicas e doutorado em Zoologia, ambos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O candidato a vice da chapa é Alexander Sibajev, 57, professor no Centro de Ciências da Saúde da UFRR. É bacharel em biomedicina e licenciado em biologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e tem pós-doutorado em biotecnologia na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Principal proposta da chapa:

Fazer uma gestão eficiente e dialogada com os segmentos que compõem a instituição, conectada com a sociedade, recuperando seu protagonismo e que valorize a identidade amazônica e de tríplice fronteira. Como resultado, unir e dar vida à UFRR.

Como pretende administrar a UFRR nos próximos anos com o contingenciamento anunciado pelo MEC?

Américo: Temos a esperança na retomada do crescimento da economia nacional, redesenhando um futuro mais alvissareiro para o equilíbrio das finanças públicas num cenário futuro. Nesse interstício, pretendemos estabelecer parcerias estratégicas locais, nacionais e internacionais voltadas ao Incentivo à Inovação e à Construção Compartilhada de Conhecimento, através do intercâmbio de ações que tiveram êxitos na própria UFRR, além da articulação com outras instituições de ensino superior, parlamentares e organismos internacionais, no espectro da Internacionalização Universitária, para a viabilização de experiências de sucesso e novos projetos. Também faremos um mapeamento dos ativos prediais, no interesse de racionalizar o uso dos espaços físicos e, se possível, buscar a arrecadação de recursos com eventuais locações e projetos inovadores, contemplando o eixo da Infraestrutura, sempre no caminho de uma Gestão Humanizada.

Jefferson: Todos os anos a UFRR cadastrava no sistema do MEC os programas orçamentários referentes aos anos subsequentes. Para 2020 o próprio MEC foi quem realizou esse cadastro e afirmou que a UFRR terá o mesmo orçamento de 2019. Contudo, o orçamento de 2019 é insuficiente para manter as despesas para 2020 pertinentes para o desenvolvimento das atividades fins da UFRR que são ligadas ao ensino, a pesquisa e a extensão. Enquanto gestor máximo da UFRR trabalharei para captar recursos via emendas parlamentares e estabelecer parcerias com prefeituras, Estado e demais entidades que estejam dispostas a colaborar com a continuidade da universidade pública.

José: Pretendemos aumentar a receita com a captação de novos recursos através de projetos de pesquisa e extensão, dos convênios, parcerias e emendas parlamentares. Além disso, vamos implantar um plano de ação eficiente para redução dos gastos com despesas de funcionamento, como no caso da energia elétrica através da implantação de uma usina fotovoltaica, redução do uso de papel através da adesão ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), implantação de uma oficina para recuperação de móveis e pequenos equipamentos, evitando o descarte de reaproveitáveis, entre outras ações.

Vânia: Estamos em um cenário de cortes no orçamento e teremos de conviver com isso! Contudo pretendemos fazer uma gestão mais eficiente, tanto na utilização de recursos financeiros, como no melhor aproveitamento da infraestrutura e respeito as pessoas. Em nosso entendimento, o maior problema não é a falta de recurso, mas a má gestão do mesmo. A UFRR tem apresentado problemas na utilização dos seus recursos financeiros por vários motivos, dos quais, a inadimplência, o não atendimento as exigências dos editais, o não cumprimento dos prazos de execução. Pretendemos resgatar a Fundação Ajuri para captação de recursos financeiros. Temos muitos professores que possuem bons projetos e não conseguem viabilizá-los pelo não funcionamento da nossa Fundação. Isso é inaceitável…

O candidato é a favor ou não do Future-se?

Américo: A primordial função de um gestor é estar disposto a discutir as proposituras advindas pelos diversos segmentos da sociedade, aqui incluído o governo federal, respeitada a autonomia universitária. É preciso conversar, debater, articular e encontrar soluções que possam confluir em alguns aspectos para sobrevivência da UFRR. O Future-se, como desenhado, não se aplicaria, a priori, às caraterísticas da UFRR, já que não há em Roraima uma economia consolidada que por si só supre as demandas de uma universidade pública e gratuita. É imprescindível o aporte de recursos da União para o funcionamento da UFRR.

Jefferson: Enquanto gestor tenho o papel de representar as decisões democraticamente tomadas nos conselhos superiores, por exemplo, no dia 12 de agosto de 2019, o Conselho Universitário da Universidade Federal de Roraima, órgão máximo da instituição, decidiu em reunião extraordinária se manifestar contrário a proposta, por entender que a minuta do programa não apresentava de forma clara políticas comprometidas com as premissas que constituem a universidade pública, apresentando, inclusive, falta de alinhamento com o Plano Nacional de Educação (2014-2024).

José: Somos contra o Programa Future-se por vários motivos, sendo o principal a ameaça da autonomia universitária e pela ingerência da gestão administrativa e financeira através das Organizações Sociais (OS). Além disso, o projeto não esclarece quanto aos 45 dispositivos que alteram 16 leis. No dia 14 de agosto de 2019, o Conselho Universitário (CUNI) da UFRR, do qual sou membro, já se posicionou contrário ao programa.

Vânia: Sobre o Future-se, concordamos com o posicionamento da UFRR em se colocar contrário ao Programa. Alguns pontos do programa nós já fazemos, como por exemplo, o relacionamento com a iniciativa privada. Ou seja, não precisamos de uma Organização Social (OS) para intermediar ações que já são realizadas pelas próprias Universidades. O Future-se é inconstitucional, pois fere a autonomia das Universidades. Querem transformar a universidade pública e gratuita em setor privado e pago, na qual poucos grupos ganham e a sociedade perde. Não podemos deixar os recursos da Educação em fundos na Bolsa de Valores que, a qualquer momento, podem quebrar. Porém, entendemos que a universidade tem que fortalecer o empreendedorismo, a internacionalização, que são eixos importantes a serem trabalhados, mas nunca entregar sua autonomia para uma Organização Social.

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::