Ariquemes / RO - sábado, 20 de abril de 2024
(69) 99929-2272

Migrações. Porta-voz da conferência intergovernamental garante que Brasil adotou pacto global

Publicado em: 11/12/2018 - 12:00
Migrações. Porta-voz da conferência intergovernamental garante que Brasil adotou pacto global

A posição oficial do Brasil em vigor neste momento é aquela que o país transmitiu na segunda-feira em marraquexe, quando adotou o pacto global para a migração, afirmou esta terça-feira o porta-voz da conferência intergovernamental a decorrer na cidade marroquina.

"A posição oficial do Brasil é aquela que foi transmitida ontem [segunda-feira]" na conferência, afirmou Charbel Raji, quando questionado pelos jornalistas sobre as declarações do futuro ministro dos Negócios Estrangeiros brasileiro, Ernesto Araújo, que afirmou, na segunda-feira, que o país irá deixar o pacto global promovido e negociado sob os auspícios das Nações Unidas por considerar que é "um instrumento inadequado para lidar com o problema".

"O governo de Bolsonaro irá desassociar-se do pacto global de migração que está a ser lançado em Marraquexe, um instrumento inadequado para lidar com o problema. A imigração não deve ser tratada como questão global, mas sim de acordo com a realidade e a soberania de cada país", escreveu Ernesto Eduardo numa das várias mensagens publicadas nas redes sociais.

As declarações de Ernesto Araújo, que assumirá funções após a tomada de posse do Presidente eleito, Jair Bolsonaro, no próximo dia 1 de janeiro, surgiram poucas horas depois de o chefe da diplomacia brasileira em funções, Aloysio Nunes, ter participado na adoção do Pacto Global para uma Migração Segura, Ordenada e Regular (GCM, na sigla em inglês) em Marraquexe.

No discurso proferido na segunda-feira na cidade marroquina, Aloysio Nunes manifestou apoio ao pacto global e falou da nova lei migratória brasileira, um diploma que representa, segundo o representante, "uma mudança de paradigma" na maneira como o Brasil trata a temática das migrações.

"Tendo em conta todo o valor acrescentado da migração, a lei trata-a como um vetor de desenvolvimento e crescimento económico de importância estratégica para o país", declarou.

"É uma lei moderna que protege os direitos humanos dos migrante e das suas famílias e procura integrá-los na sociedade brasileira", prosseguiu Aloysio Nunes, lembrando que o país também se confronta com "fluxos migratórios intensos" como foi o caso dos haitianos no passado e atualmente dos venezuelanos.

O ministro realçou ainda que o Brasil foi construído por migrantes, referindo que o país "fez da migração um ativo para o desenvolvimento económico e o enriquecimento cultural".

Na segunda-feira, 164 dos 193 Estados-membros da ONU (cerca de 85%), incluindo Portugal, adotaram formalmente o pacto global para a migração, o primeiro documento deste género.

Fruto de 18 meses de consultas e negociações, o pacto global tem como base um conjunto de princípios, como a defesa dos direitos humanos, dos direitos das crianças migrantes ou o reconhecimento da soberania nacional.

O texto também enumera 23 objetivos e medidas concretas para ajudar os países a lidarem com as migrações, nomeadamente ao nível das fronteiras, da informação e da integração, e para promover "uma migração segura, regular e ordenada".

Mesmo não tendo uma natureza vinculativa, o documento promovido e negociado sob os auspícios das Nações Unidas está a dividir opiniões e a suscitar críticas de forças nacionalistas e anti-migrações em vários países.

Mais de uma dezena de países rejeitaram ou adiaram a sua decisão final sobre o documento: Estados Unidos, Áustria, República Checa, Austrália, Bulgária, República Dominicana, Chile, Hungria, Itália, Letónia, Polónia, Eslováquia, Eslovénia, Suíça e Estónia.

A conferência que termina esta terça-feira em Marraquexe é uma etapa formal, uma vez que o pacto global ainda será objeto de uma última votação de ratificação na Assembleia-geral das Nações Unidas em Nova Iorque, agendada para 19 de dezembro.

 

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Ação Parlamentar - 13 horas atrás Ariquemes: Asdefari recebe emenda do deputado Delegado Camargo para instalação de energia solar Com a energia solar a Associação terá uma economia mensal de aproximadamente R$ 2.500,00 em energia elétrica.
2
Ação Parlamentar - 13 horas atrás Audiência pública liderada pelo deputado Pedro Fernandes aborda conflitos na região do Soldado da Borracha O encontro focou nos desafios e contradições enfrentados após a criação da Estação Ecológica Soldado da Borracha, uma área de proteção ambiental que tem sido o centro de um debate acalorado sobre os direitos dos produtores rurais.
3
Porto Velho - 13 horas atrás Turismo em Porto Velho: Preparativos para reabertura do Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré estão em andamento Na última quinta-feira (18), foi realizada uma formação prática para Guias de Turismo, alunos de história da Universidade Federal de Rondônia (Unir)
4
Agricultura - 13 horas atrás Rondônia Rural Show Internacional fomenta incentivo e reforça o potencial do setor cafeeiro do Estado Segundo o titular da Seagri, Luiz Paulo, com a participação na Rondônia Rural Show Internacional, que acontece de 20 a 25 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná
5
Capa - 13 horas atrás Sebrae reúne diversas instituições em evento voltado à Integridade para parcerias de sucesso em Rondônia O evento aconteceu no Teatro Banzeiros, em Porto Velho, com a participação de representantes de diversas instituições de Rondônia.

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::