Ariquemes / RO - sexta-feira, 26 de abril de 2024
(69) 99929-2272

China lança espaçonave em direção ao lado oposto da Lua

Publicado em: 11/12/2018 - 12:00
China lança espaçonave em direção ao lado oposto da Lua

 

A China lançou a sonda e aterrissador Chang’e 4 no fim de semana — mais especificamente no dia 8 de dezembro às 2h22 do horário local — do centro de lançamento de satélites Xichang, como parte de uma missão que espera pousar no lado mais distante da Lua.

Caso dê certo, a Chang’4 vai ser uma das primeiras espaçonaves a atingir esta região pouco explorada da Lua. Além disso, o ato também demostra a competitividade do programa espacial do país no cenário internacional.

 

 

Modelo do aterrissador e sonda Chang. Crédito: AP

 

 

Como a Lua está ligada ao movimento da Terra — seu dia tem o mesmo cumprimento de sua órbita — há uma região de nosso satélite natural que não conseguimos ver daqui. A China lançou o satélite Queqiao no início deste ano para poder se comunicar com o aterrissador e sonda lançado neste fim de semana.

A missão explorará a composição da maior cratera da Lua, chamada de cratera Von Kármán, que tem um diâmetro de 186 km. A sonda usará um espectômetro e um radar para tentar caracterizar a área onde ela pousar.

O lado oposto da Lua está bloqueado ao ruído de rádio da Terra, e poderia servir como local para um radiotelescópio. A missão conta com espectômetros de rádio para caracterizar o ambiente de onda. Ele também conta com sementes como parte de um experimento de “biosfera miniaturizada” para plantar vegetais em solo lunar.

A espaçonave deve levar 27 dias para chegar ao local, reporta a Planetary Society.

A Chang’e 4 segue uma série de missões chinesas à Lua, incluindo dois orbitadores e um aterrissador. Isso também demonstra o sucesso contínuo do programa espacial do país: eles foram a terceira nação a enviar humanos para o espaço e têm uma estação espacial própria. Os cientistas chineses e astronautas estão barrados de usar a ISS (Estação Espacial Internacional), pois o governo dos EUA se recusa a trabalhar com a China em missões espaciais.

A China planeja lançar a Chang’5 no próximo ano, uma missão cujo objetivo é trazer à Terra amostras da Lua. Eles têm planos de levar um humano à Lua na década de 2030.

 

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Ação Parlamentar - 3 minutos atrás Parlamento Amazônico: Delegado Lucas cobra providências da ANAC sobre reduções de voos Em discurso, deputado de RO também questionou altos valores das tarifas.
2
Ação Parlamentar - 7 minutos atrás Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico Parlamento Amazônico congrega 270 deputados estaduais oriundos dos nove estados que compõem a região da Amazônia Legal
3
Destaque - 13 minutos atrás Para fortalecer combate ao crime e ressocialização, Rondônia inaugura primeira Central Integrada de Alternativas Penais A cerimônia de inauguração ocorreu na quinta-feira (25), e tem por objetivo reforçar o combate à criminalidade, fortalecer a ressocialização e evitar a superlotação de presídios.
4
Agricultura - 17 minutos atrás Pecuária: Modernização da produção de leite e eficiência reprodutiva são destacadas em curso de diagnóstico por imagem Um curso de diagnóstico por imagem, através de ultrassonografia foi apresentado, durante a capacitação que foi realizada em Porto Velho, na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Rondônia).
5
Capa - 19 minutos atrás Governo de RO entrega equipamentos e veículos para atender às demandas da Segurança Pública As entregas dos materiais foram desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), evidenciando o objetivo de fortalecer as estruturas, renovar e ampliar equipamentos essenciais para as forças de segurança.

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::