Ariquemes / RO - terça-feira, 23 de abril de 2024
(69) 99929-2272

Crise em Roraima: Agentes penitenciários queimam pneus próximo ao TJRR

Publicado em: 08/12/2018 - 12:00
Crise em Roraima: Agentes penitenciários queimam pneus próximo ao TJRR

Agentes penitenciários bloquearam o acesso ao prédio administrativo do Tribunal de Justiça de Roraima na tarde desta sexta-feira (7) no Centro de Boa Vista em protesto por salários atrasados há quase dois meses. O ato começou por volta das 15h30 (horário local) e se encerrou às 17h40.

Com vans do sistema prisional e pneus queimados, o grupo fechou o tráfego na avenida Ene Garcez, em frente a unidade, e bloqueou o acesso pela frente. Um portão na lateral do prédio também foi fechado pelos agentes.

O Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindape) informou que a categoria soube que nesta tarde um ministro do Superior Tribunal de Justiça estaria na sede administrativa do TJRR em uma palestra, por isso decidiu ir para o local protestar.

"Soubemos que o Tribunal de Justiça planejava fazer uma solenidade com um ministro do STJ, por isso resolvermos vir para cá no dia de hoje, mas acho ele não chegou a entrar no prédio. Nossa intenção aqui é pedir que o Poder Judiciário dê uma solução para nossos salários", disse uma agente que pediu para não ser identificada.

Não houve bloqueio de acesso de servidores do prédio. Muito deles saíram do trabalho sem qualquer impedimento, informou um policial militar que atua na Assessoria Militar do TJRR.
No protesto, os agentes usaram carro de som que tocou o hino de Roraima e ficaram com as sirenes das viaturas ligadas. Eles também seguraram faixas cobrando os salários e muitos usaram balaclava.

“Se não pode usar o dinheiro do Iper [Instituto de Previdência de Roraima] para nos pagar, que nos deem uma solução”, disse Joana, se referindo às tentativas do governo em aprovar uma lei complementar que autoriza usar os saldos previdenciários dos servidores para quitar os salários. A medida, no entanto, já foi barrada pela Justiça estadual.

Este foi o segundo ato em que a categoria fechou prédio e interditou avenida com pneus queimados em Boa Vista. Nessa quarta (6), eles fecharam os portões da Secretaria de Justiça e Cidadania de Roraima (Sejuc).

Roraima enfrenta uma crise financeira e o último salário recebido pelos servidores estaduais foi o de setembro. O governo não tem dinheiro para quitar o 13º e salários de novembro e dezembro devem ficar para 2019.

Protestos em Roraima
Os protestos de servidores públicos com salários atrasados têm ocorrido em todo o estado e afetam setores administrativos e de segurança.

Na Polícia Militar, protestos de mulheres bloqueiam nove batalhões em sete das 15 cidades do estado para cobrar salários atrasados. Elas não impedem a circulação de policiais, mas as viaturas que já estavam nos prédios ficam impedidas de sair.

A Polícia Civil também fez uma paralisação de 72h, que foi encerrada nesta sexta. Agora, segundo o sindicato da categoria, delegacias do interior voltam funcionar, mas em Boa Vista os atendimentos ficam concentrados apenas no 5º Distrito Policial.

Frente às paralisações, a Justiça Federal determinou o bloqueio na conta do governo de Roraima para pagar servidores da segurança, e o governo disse que vai cumprir a decisão.
 

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::