Rondônia, - 17:19

 

Você está no caderno - INTERNACIONAL
Internacional
Espanha assinala 40 anos da Constituição, “a primeira realmente fruto do entendimento”
Numa intervenção perante os deputados, em que sublinhou a plena vigência dos “ideais e valores” do documento de 1978, o Rei Felipe VI enalteceu o “espírito integrador” da sociedade espanhola e deixou um elogio aos pais
Publicado Quinta-Feira, 6 de Dezembro de 2018, às 16:05 | Fonte Expresso 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=357849&codDep=24" data-text="Espanha assinala 40 anos da Constituição, “a primeira realmente fruto do entendimento”

  
 
 

LUSA


No discurso evocativo dos 40 anos da Constituição espanhola, o Rei Felipe VI declarou esta quinta-feira perante as Cortes a plena vigência dos “ideais e valores” que a inspiraram, lembrando que é graças ao magno documento que “Espanha vive hoje em democracia e em liberdade”.

“A Constituição é um mandato permanente de concórdia entre os espanhóis”, disse, e a “primeira realmente fruto do acordo e entendimento, e não da imposição”.

Aos separatistas, Felipe VI deixou também uma mensagem, ao sublinhar que “nunca antes na nossa história se tinha desenhado e construído uma arquitetura territorial com tão profunda descentralização do poder político, e o reconhecimento e proteção das nossas línguas, tradições, culturas e instituições”.

Aos que chamou de “Pais da Constituição”, o Rei rendeu “uma profunda homenagem de gratidão”, pela sua vontade em “legar às futuras gerações uma Espanha reconciliada consigo mesma, em que nunca tivessem de voltar a viver o sofrimento, o medo ou o rancor que eles sofreram”.

Gratidão também pelo desejo que concretizaram de “respeitar as ideias dos outros, de compreender e aceitar as diferenças, pondo fim à perseguição política e à intolerância”.

Felipe VI enalteceu o “espírito integrador” da sociedade espanhola e não concluiu o discurso sem mencionar os pais, o Rei emérito Juan Carlos, por ter impulsionado a democracia “de forma tão decisiva e determinante”, com o apoio de Dona Sofía - alusão a que os parlamentares reagiram com fortes aplausos.

A intervenção do Rei foi aplaudida por quase todo o hemiciclo. Apenas os deputados do Podemos se levantaram, mas sem aplaudir em nenhum momento.

 








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em INTERNACIONAL


Custo horário da mão-de-obra sobe no terceiro trimestre na zona euro e União Europeia
Portugal registou a segunda menor subida (1,5%) dos custos de mão-de-obra. As maiores subidas foram registadas na Roménia (13,9%), na Letónia (13,2%) e na Lituânia (10,7%)....


Kremlin acusa EUA de acusações infundadas contra alegada agente secreta
As acusações foram feitas contra a russa Maria Butina, que se declarou culpada de conspiração, nos EUA. Maria Butina incorre em seis meses de prisão e pode ser expulsa do território norte-americano....


Trump pode ter cometido delitos passíveis de destituição, diz destacado congressista democrata
Jerrold Nadler, que em janeiro preside à comissão judiciária da Câmara dos Representantes, afirma que o impeachment pode ser invocado se se provar que Trump ordenou ao seu advogado que fizesse pagamentos ilegais a mulheres em troca de silêncio sobr...


Esperança: Ji-Paraná terá 100% de esgoto até o ano de 2040
O governador Daniel Pereira atribuiu aos novos parlamentares federais rondonienses a função de fiscalizar a obra e buscar novos recursos para ampliação de outros benefícios aos jiparanaenses....

 


ADS NEWS 3




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News