Rondônia, - 18:07

 

Você está no caderno - INTERNACIONAL
Internacional
Governo de São Tomé diz que situação económica do país é “deveras crítica”
O executivo são-tomense, liderado por Jorge Bom Jesus, disse ter constatado que as dívidas do Estado para com os bancos comerciais ''são exorbitantes''.
Publicado Quarta-Feira, 5 de Dezembro de 2018, às 19:59 | Fonte Observador 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=357837&codDep=24" data-text="Governo de São Tomé diz que situação económica do país é “deveras crítica”

  
 
 

 

O Governo de São Tomé e Príncipe alertou esta quarta-feira que a situação económica e financeira do país é “deveras crítica” e que os salários da administração pública estão atrasados, no final da primeira reunião do Conselho de Ministros.

Em comunicado divulgado após a reunião, o executivo, liderado por Jorge Bom Jesus, disse ter constatado que a situação económica e financeira do país “é deveras crítica”, as dívidas do Estado para com os bancos comerciais “são exorbitantes” e os salários da administração pública “estão em atraso”.

Além disso, nas embaixadas e representações diplomáticas os funcionários não recebem ordenado há três meses, segundo o Governo.

“O desmando e a desorganização no aparelho central do Estado é preocupante e manifesto”, afirmou o executivo, em funções desde sábado passado.

No comunicado, o Governo refere que “no sistema de educação, não existem condições que permitam a garantia de refeições escolares” e “a rutura de alguns bens alimentares de primeira necessidade é notória”.

O Conselho de Ministros, o primeiro deste Governo, orientou a ministra da Educação a apreciar as propinas cobradas e permitir o acesso dos alunos que por razões financeiras ainda estão fora do sistema escolar.

A mesma deliberação foi tomada em relação à ministra da Justiça e Direitos Humanos, a quem foi pedida uma “revisão em baixa” dos emolumentos cobrados pelos serviços notariais, particularmente em relação aos documentos para estudantes.

O novo executivo é liderado por Bom Jesus, presidente do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe – Partido Social Democrata (MLSTP-PSD) e da coligação PCD-UDD-MDFM, na sequência de um acordo pós-eleitoral assinado entre as duas forças após as eleições legislativas de 07 de outubro, que garantiu maioria absoluta (28 em 55 deputados na Assembleia Nacional).

o Ação Democrática Independente (ADI), partido então no poder, venceu as eleições com maioria simples (25 deputados), mas o Presidente da República, Evaristo Carvalho, convidou a segunda força mais votada a formar Governo, justificando a decisão com “a atual correlação de forças” no parlamento e “os superiores interesses” do país.

MLSTP-PSD e coligação tinham prometido fazer cair no parlamento um eventual executivo do ADI.

 








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em INTERNACIONAL


Custo horário da mão-de-obra sobe no terceiro trimestre na zona euro e União Europeia
Portugal registou a segunda menor subida (1,5%) dos custos de mão-de-obra. As maiores subidas foram registadas na Roménia (13,9%), na Letónia (13,2%) e na Lituânia (10,7%)....


Kremlin acusa EUA de acusações infundadas contra alegada agente secreta
As acusações foram feitas contra a russa Maria Butina, que se declarou culpada de conspiração, nos EUA. Maria Butina incorre em seis meses de prisão e pode ser expulsa do território norte-americano....


Trump pode ter cometido delitos passíveis de destituição, diz destacado congressista democrata
Jerrold Nadler, que em janeiro preside à comissão judiciária da Câmara dos Representantes, afirma que o impeachment pode ser invocado se se provar que Trump ordenou ao seu advogado que fizesse pagamentos ilegais a mulheres em troca de silêncio sobr...


Esperança: Ji-Paraná terá 100% de esgoto até o ano de 2040
O governador Daniel Pereira atribuiu aos novos parlamentares federais rondonienses a função de fiscalizar a obra e buscar novos recursos para ampliação de outros benefícios aos jiparanaenses....

 


ADS NEWS 3




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News