Rondônia, - 17:57

 

Você está no caderno - Notícias do interior de Rondônia
Ji-Paraná: Seminário de Integração
Ji-Paraná sedia Seminário de Integração da Atenção Primária à Saúde
A Prefeitura de Ji-Paraná, em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e o Governo do Estado de Rondônia, realizou nesta terça-feira (4), o Seminário Macroregional de Integração da Atenção Primária à Saúde com a Atenção Ambulatorial Especializada.
Publicado Quarta-Feira, 5 de Dezembro de 2018, às 17:36 | Fonte Prefeitura de Ji-Paraná 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=357813&codDep=26" data-text="Ji-Paraná sedia Seminário de Integração da Atenção Primária à Saúde

  
 
 

 

A Prefeitura de Ji-Paraná, em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e o Governo do Estado de Rondônia, realizou nesta terça-feira (4), o Seminário Macroregional de Integração da Atenção Primária à Saúde com a Atenção Ambulatorial Especializada.

O evento foi realizado no auditório do IFRO, em Ji-Paraná, com a presença do presidente do Conselho Estadual de Saúde, Raimundo Nonato, a promotora de justiça, Josiane Rossi, a diretora a Agência Estadual de Vigilância em Saúde, Maria Arlete Baldez, o coordenador estadual do Ministério da Saúde, Irgo Mendonça, a facilitadora do Conass, Denise Silva, o secretário municipal de saúde de Ji-Paraná, Renato Fuverki e o médico Caiu Prieto que compõe a equipe de transição da Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) para o próximo governo a partir de 2019.

O Seminário teve como principal objetivo reunir prefeitos, secretários de saúde, gestores e servidores de 30 municípios de Rondônia para apresentar os resultados do trabalho da Planificação, um projeto nacional que visa reorganizar a Atenção Primária à Saúde nos municípios.

Segundo a facilitadora do Conass, Denise Silva, a planificação é um projeto importante que precisa contar com o apoio fundamental das Secretarias de saúde dos municípios envolvidos.

“A linha de cuidado escolhida pela Planificação foi a Materno Infatil, mas quando você começa o processo de planificação e que todos compreendem, você instrumentaliza os servidores com conhecimento e material e todos os usuários são beneficiados”, explicou Denise Silva.

O secretário de Saúde Renato Fuverki,ressaltou a economia que o município gera quando investe a saúde preventiva, que é capaz de resolver de 80 a 85% dos problemas de saúde de uma comunidade.

“Por isso a Prefeitura de Ji-Paraná está investindo na estrutura das Unidades. Foram definidas três Unidades Laboratórios (Nova Brasília, Dom Bosco e Dois de Abril), onde o processo de trabalho deve ser desenvolvido conforme os princípios da planificação, servindo de modelo para as outras unidades e demais municípios de Rondônia. Um dos avanços é o atendimento com hora marcada, evitando filas de espera”, explicou o secretário.

 A Planificação da Atenção Primária à Saúde é uma proposta que vai além da capacitação dos servidores. Incentiva e orienta sobre a maneira de desenvolver as ações com mudanças efetivas nos processos de trabalho dos profissionais que compõe as equipes e gestão.

Em Ji-Paraná já são 10 meses de trabalho por meio de seminários, oficinas, tutorias e reuniões com a participação e colaboração efetiva de todos os servidores das Unidades Básicas de Saúde.

Com a reorganização da Atenção Primária, a Prefeitura de Ji-Paraná está implantando o Centro de Referência Ambulatorial Materno Infantil, o CREAMI, para atender crianças de até dois anos de idade com complicações e gestantes de alto risco.

“O Centro conta com uma equipe multiprofissional com obstetra, psicólogo, pediatra, nutricionista, assistente social, fisioterapeuta, enfermeiros. Além de equipamentos novos como ultrassom com doppler, um cardiotocógrafo e um aparelho de eletrocardiograma. A Unidade será inaugurada no próximo ano” disse o diretor do Departamento de Atenção Básica, Bruno Cesar.

 

Fonte: Ascom

 








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Notícias do interior de Rondônia


Oficinas terapêuticas desenvolvidas pelo Caps resgatam dignidade dos pacientes
As oficinas terapêuticas compõem um dos dispositivos da Política Nacional de Saúde Mental realizadas pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) visam sensibilizar e efetivar um cuidado integral fomentado pelos preceitos da Reforma Psiquiátrica....


Operação ''tapa-buraco'' e poda de árvores mobiliza equipes da Prefeitura na cidade
Recuperação do asfalto danificado e limpeza da zona urbana são foco de três equipes ...


Organização da Atenção Básica é discutida em grande evento de Planificação na cidade
Organização de farmácia e ações de farmacêuticos na rede básica foi discutida em oficinas ...


Contribuinte poderá pagar débitos da dívida ativa em até 24 vezes, informa prefeitura de Jaru
Para facilitar o pagamento de débitos tributários e não tributários e com o objeto de reduzir a inadimplência, a prefeitura de Jaru alterou o programa de parcelamento....

 


ADS NEWS 3




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News