Ariquemes / RO - quinta-feira, 25 de abril de 2024
(69) 99929-2272

Colômbia expulsa 16 venezuelanos de campo humanitário em Bogotá

Publicado em: 20/11/2018 - 12:00
Colômbia expulsa 16 venezuelanos de campo humanitário em Bogotá

Doze homens e quatro mulheres venezuelanos envolveram-se num protesto pela distribuição de comida num campo humanitário para refugiados em Bogotá, na Colômbia, e foram detidos. Posteriormente, quinze deles foram expulsos e levados até à fronteira com a Venezuela para serem deportados. O único a escapar à deportação, por ser menor, foi remetido ao Instituto Colombiano do Bem-estar Familiar, anunciaram as autoridades colombianas esta segunda-feira.

O grupo de migrantes roubou comida, destruiu tendas e entrou em confrontos com a polícia do campo. Os migrantes justificam os atos por estarem “frustrados com a distribuição de comida”, considerada “insuficiente, de má qualidade e até caducada” e pelo facto de não lhes ser permitido cozinhar, avança a agência de notícias Associated Press (AP). A distribuição de enlatados é feita três vezes ao dia e os responsáveis pelo campo pedem aos grupos comunitários que não levem comida de fora.

O diretor-geral de Migração da Colômbia, Christian Kruger, citado pela AP, considera que “a ideia deste campo humanitário é melhorar as condições de vida destas pessoas e ajudá-las a recuperar a dignidade”. Ainda assim, não dá espaço de manobra para os incidentes ocorridos. “Eles estão muito enganados se pesam que vamos permitir ações que comprometam a segurança da população colombiana ou dos venezuelanos que vivem no campo”, sublinha.

A ideia deste campo humanitário é melhorar as condições de vida das pessoas e ajudá-las a recuperar a dignidade”, afirma Christian Kruger, o diretor-geral de Migração da Colômbia.

A Secretária de Integração Social do país, Cristina Velez, comprometeu-se a reforçar a segurança do campo e, ao mesmo tempo, garantir que os mais vulneráveis irão ser defendidos.

Esta situação vem intensificar a tensão diplomática existente entre os dois países, já que o Presidente colombiano admitiu romper as relações diplomáticas com o país vizinho, se Nicolás Maduro tomar posse a 10 de janeiro.

O campo humanitário de El Camino, acolhe cerca de 470 venezuelanos e é gerido pelo governo municipal de Bogotá. Foi erguido na semana passada para albergar os migrantes venezuelanos que estavam a viver em tendas de campanha feitas de lâminas de plástico fora do terminal de autocarros da cidade.

Mais de um milhão de venezuelanos fugiram do país rumo à Colômbia para escaparem à inflação e à escassez de alimentos.

 

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Artigos - 10 horas atrás Conheça a história da Loja Simbólica Saber e Fraternidade N° 04 de Ariquemes Em junho de 1977 em baixo de uma árvore reunia-se alguns irmãos num encontro informal próximo a churrascaria Marisa, naquela época administrada pelo Irmão Alano de Souza Correa.
2
Agricultura - 13 horas atrás Rosangela Donadon anuncia pagamento de recurso para beneficiar agricultores de Ouro Preto do Oeste Rosangela Donadon informou que o recurso foi direcionado para a Associação dos Produtores Rurais Flor da Mata (ARFLOMA) com o intuito de beneficiar diretamente os agricultores familiares da região
3
Ariquemes Online - 13 horas atrás Ariquemes tem surto de síndromes gripais e Secretária Municipal de Saúde faz alerta A Secretária informou que por ordem da Prefeita Carla Redano, foi dobrado o número de profissionais que atuam na Saúde, tanto no Hospital da Criança quanto na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
4
Ação Parlamentar - 14 horas atrás Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos Naturalmente, não queremos que Rondônia, devido à sua juventude, receba o mesmo tratamento que é dado aos estados da federação que já atingiram a maioria
5
Cacoal - 14 horas atrás Cirone Deiró apoia Campeonato Estadual de Motocross O parlamentar assegurou R$ 60 mil, junto ao Governo do Estado, para apoiar o evento. A abertura será nos dias 27 e 28, na Pista do Bosque, em Cacoal. A entrada para prestigiar a largada será um quilo de alimento.

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::