Ariquemes / RO - sábado, 27 de abril de 2024
(69) 99929-2272

Livros, cadeiras e até chili pelos ares: o caos no Parlamento do Sri Lanka

Publicado em: 17/11/2018 - 12:00
Livros, cadeiras e até chili pelos ares: o caos no Parlamento do Sri Lanka

O caos instalou-se no Parlamento do Sri Lanka. Houve livros pelos ares, cadeiras atiradas e até pasta de malagueta. A confusão foi desencadeada pelos apoiante do primeiro-ministro recentemente destituído, Mahinda Rajapaksa. Esta sexta-feira, a polícia teve intervir para que a sessão parlamentar continuasse.

Tudo começou, descreve a Al-Jazeera, quando os deputados pró-Rajapaksa entornaram algo para o chão com o intuito de impedirem o porta-voz, Karu Jayasuriya, de chegar ao seu lugar. Só uma hora depois conseguiu – e precisou de escolta policial. Foi então que os deputados em protesto roubaram a cadeira simbólica onde deveria decorrer a votação da moção de censura contra Rajapaksa.

Era precisamente este o objetivo dos deputados: travar a votação. E, apesar de todas as tentativas, isso não aconteceu. Houve cadeiras partidas e objetos atirados de um lado para o outro no Parlamento, quer para atingir os opositores quer para acertar na polícia.

Esta terça-feira, o Supremo Tribunal do Sri Lanka revogou o decreto do Presidente Maithripala Sirisena, que dissolveu o Parlamento há menos de três semanas. A ordem emitida pelos juízes suspendeu o plano presidencial de convocar eleições antecipadas para janeiro, enquanto apreciam os argumentos constitucionais contra a medida.

No final de outubro, o Presidente rompeu o a aliança política com o primeiro-ministro e ordenou a sua suspensão do cargo em poucas horas. Os deputados não ficaram agradados com a decisão e protestaram. Resultado? O Presidente suspendeu também o Parlamento.

Nas semanas seguintes, o Presidente e o seu recém-nomeado primeiro-ministro alegaram que existia uma conspiração dos ministros do ex-líder de Governo para os assassinar. Na capital, Colombo, irromperam confrontos entre manifestantes. Há uma semana, depois de brevemente considerar a possibilidade de reconvocar o Parlamento, o Presidente voltou atrás e disse que o hemiciclo continuaria dissolvido até às eleições em janeiro.

 

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::