Rondônia, - 21:30

 

Você está no caderno - Educação
IFRO presente em Ariquemes
IFRO presente em Ariquemes desde a reorganização nacional da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica
A sede do Campus localiza-se na Rodovia RO 257, km 13, no sentido Ariquemes a Machadinho do Oeste, e possui atualmente 134 profissionais, sendo 73 docentes e 61 técnicos administrativos e 994 alunos matriculados em cinco cursos técnicos
Publicado Quinta-Feira, 11 de Outubro de 2018, às 14:43 | Fonte da Redação 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=355557&codDep=59" data-text="IFRO presente em Ariquemes desde a reorganização nacional da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica

  
 
 

O município de Ariquemes está fazendo aniversário de 41 anos neste dia 11 de outubro de 2018. Foi com a criação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), em 29 de dezembro de 2008, que a então Escola Média de Agropecuária (Emarc) fundada em 1981, subsidiada pela Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaureira (Ceplac), transformou-se no Campus Ariquemes, sediando o projeto nacional representado pelo IFRO. A transformação se deu pela Lei 11.892/2008, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Realizado processo seletivo, as aulas foram iniciadas em março de 2010, com Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio (Agropecuária, Alimentos e Informática, sendo os dois primeiros em turno integral); no segundo semestre do ano, foram iniciadas as aulas do Curso Técnico em Aquicultura Subsequente ao Ensino Médio. A partir do segundo semestre de 2011, implantou-se o Curso de Licenciatura em Biologia e cursos técnicos subsequentes a distância, realizados em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), pelo sistema E-Tec Brasil. Ao fim de 2012, teve início o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Informática na Educação e em 2015  o curso de Pós-Graduação Lato Sensu  em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social. No primeiro semestre de 2014 teve início o Curso Técnico Integrado em Suporte e Manutenção em Informática.

O Campus Ariquemes está em fase de expansão de sua infraestrutura, de modo a atender a uma demanda crescente de alunos e a uma maior diversificação de seus cursos, inclusive na modalidade a distância. A exemplo disso, pelo processo seletivo 2018/01 foi implantado no campus o curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica e a Pós-Graduação Lato Sensu no Ensino de Ciências com ênfase em Desenvolvimento Sustentável na Amazônia.

Segundo o Diretor-Geral do Campus Ariquemes, Osvino Schmidt, o IFRO contribui com o desenvolvimento do município ao promover a Educação Técnica e Tecnológica de excelência, congregando Ensino, Pesquisa e Extensão em cursos técnicos integrados e subsequentes ao Ensino Médio (Técnico em Agropecuária, Técnico em Informática, Técnico em Alimentos, Técnico em Aquicultura); Cursos Superiores de Graduação (Ciências Biológicas e Agronomia) e Pós-Graduação (Especialização em Informática na Educação e Especialização em Ensino de Ciências), além de outros Cursos de Formação Continuada – FIC, disponíveis à comunidade.

A sede do Campus localiza-se na Rodovia RO 257, km 13, no sentido Ariquemes a Machadinho do Oeste, e possui atualmente 134 profissionais, sendo 73 docentes e 61 técnicos administrativos e 994 alunos matriculados em cinco cursos técnicos, um superior bacharelado e uma licenciatura. São 14 salas de aula, seis laboratórios da área de informática, física, química e biologia, refeitório, Museu de Arqueologia, reprografia, biblioteca, auditório e miniauditório. Criação de bovinocultura, ovinocultura, suinocultura, piscicultura e horticultura. Além do viveiro, mecanização agrícola, agroindústria da carne, leite, vegetais e frutas.

Para o professor Osvino, o Campus Ariquemes está atento às demandas do município e região, nesse sentido tem trabalhado para expandir a oferta de cursos considerando o potencial produtivo, como é o caso do curso superior em Agronomia, sonho antigo da comunidade ariquemense, que iniciou a sua primeira turma em 2018, ele ressalta a importância do Instituto Federal na produção de pesquisas e na formação de profissionais capacitados e autônomos em áreas estratégicas para alavancar a economia e desenvolvimento sustentável local e regional.

 

 

Ariquemes

Conforme informações da Prefeitura de Ariquemes, em 11 de outubro de 1977, através da Lei nº 6.448, ocorreu a emancipação política com a instalação do município no dia 21 de novembro do mesmo ano.  O nome Ariquemes é uma homenagem a tribo extinta de indígenas Arikeme, que originalmente habitava a região. Com uma população, conforme dados do IBGE, estimada em mais de 106 mil pessoas, o município abriga juntamente com o IFRO uma estrutura educacional no atendimento das demandas de educação superior da região, formada ainda com a Universidade Federal de Rondônia e instituições particulares. Localizado na porção Centro-Norte do Estado, Ariquemes está a 203 quilômetros de Porto Velho. Possuindo grandes atrativos para pessoas empreendedoras, a cidade tem destaque na arrecadação estadual, na pecuária, na produção de café, cacau, guaraná e cereais, mais os setores industriais e de comércio, possuindo ainda área de exploração de cassiterita.

Instalado em uma área com 300 hectares, o Campus Ariquemes é dentro desse contexto regional um ambiente apropriado à produção agropecuária e à instalação do agronegócio, haja vista a qualidade do solo, os índices de precipitação pluviométrica e as reservas naturais existentes. O Chefe do Departamento de Extensão (DEPEX/Campus Ariquemes), Rudimar Giordani Junior, afirma que o “contexto da extensão técnica e universitária traz para a sociedade grande importância e contribuições, pois apresenta o contato dos discentes com a comunidade de Ariquemes e do Vale do Jamari, onde as teorias aprendidas em sala de aula se concretizam. A extensão possui papel fundamental, tanto na vida dos discentes, que colocam em prática tudo o que aprenderam em sala de aula, quanto na vida das pessoas que usufruem deste aprendizado. Torna-se muito gratificante para os que estão na condição do aprender, já que contribuem para um futuro melhor. A população recebe o aprendizado e é beneficiada no que se diz respeito ao desenvolvimento na vida de cada ser, provocando assim, mudanças sociais e econômicas no município de Ariquemes região”.

No campus do IFRO em Ariquemes atualmente há oferta dos seguintes cursos: Nível Técnico Integrado ao Ensino Médio (Agropecuária, Alimentos e Manutenção e Suporte em Informática), Superior Bacharelado (Engenharia Agronômica), Superior Licenciatura (Ciências Biológicas), Subsequente ao Ensino Médio (Aquicultura), Pós-Graduação Latu Sensu (Especialização em Informática na Educação e Especialização em Ensino de Ciências com ênfase em Desenvolvimento Sustentável).

 

Assessoria de Comunicação e Eventos - ASCOM/IFRO
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Reitoria







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Educação


Ariquemes: Secretaria Municipal de Educação adquire mais de 100 computadores
No total, foram adquiridos 160 computadores, que serão destinados a 23 Escolas, gradativamente, e divididos de acordo com a demanda de cada unidade. ...


IFRO divulga breve histórico pela passagem do Dia do Professor
Com 23 anos de serviços prestados à educação federal, o professor e Reitor Substituto do IFRO, Carlos Henrique dos Santos, destaca o papel social dos docentes. “O professor é a profissão mais sublime que nós temos, porque em todas as outras profiss...


Cremero abre inscrições para a quarta edição do Concurso de Pintura
Esse ano, além de inscrições de artistas profissionais, o Cremero abre também as inscrições para estudantes maiores de 16 anos do ensino fundamental e médio, matriculados em escola pública ou privada....


Acadêmicos da Faculdade Sapiens apresentam soluções inovadoras nas áreas de educação, negócios, logística e saúde
O primeiro projeto apresentado foi do App Sinov, uma plataforma pensada para ligar empresas a academia na busca de soluções inovadoras....

 

ADS NEWS 2

ADS NEWS 3


:: Publicidade :::



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News