Ariquemes / RO - sexta-feira, 19 de abril de 2024
(69) 99929-2272

Erdogan garante que está a acompanhar de perto caso do jornalista saudita desaparecido em Istambul

Publicado em: 08/10/2018 - 12:00
Erdogan garante que está a acompanhar de perto caso do jornalista saudita desaparecido em Istambul

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou este domingo que está a acompanhar de perto o caso do jornalista saudita desaparecido Jamal Khashoggi, depois de autoridades turcas terem dito que ele tinha sido morto no consulado saudita em Istambul.

Erdogan anunciou que as autoridades estão a examinar imagens de videovigilância e registos de aeroporto como parte da investigação sobre o desaparecimento na semana passada de Khashoggi, um crítico cada vez maior dos governantes da Arábia Saudita. O ex-editor de um jornal e conselheiro do antigo chefe dos serviços secretos sauditas deixou o país no ano passado, dizendo temer retaliação pelas suas críticas à política saudita na guerra do Iémen e à repressão das vozes dissidentes.

Na terça-feira, o jornalista entrou no consulado saudita em Istambul para obter documentos para o seu casamento. Autoridades sauditas garantem que Khashoggi saiu pouco depois mas a sua noiva, que esperava no exterior, disse que ele nunca chegou a sair.

“A MINHA EXPECTATIVA AINDA É POSITIVA”, DIZ ERDOGAN
Duas fontes turcas revelaram à agência Reuters que as autoridades do país acreditam que o jornalista foi deliberadamente morto no consulado, uma tese partilhada por um dos conselheiros de Erdogan, que é também amigo de Khashoggi. O Presidente turco não disse o que acreditava ter acontecido ao jornalista, sublinhando apenas, sem mais explicações, que estava a seguir pessoalmente o assunto e que a sua “expectativa ainda é positiva”.

Uma fonte saudita do consulado negou que o jornalista tenha sido morto na missão e afirmou, em comunicado, que as acusações são infundadas. O consulado também rejeitou a hipótese de Khashoggi ter sido sequestrado.

CASO DEVERÁ TORNAR AINDA MAIS TENSAS RELAÇÕES ENTRE TURQUIA E ARÁBIA SAUDITA
O desaparecimento do jornalista deverá aprofundar ainda mais as divisões entre a Turquia e a Arábia Saudita. As relações entre os dois países tornaram-se mais tensas no ano passado depois de a Turquia ter enviado tropas para o Qatar numa demonstração de apoio após o embargo imposto a Doha pelos seus vizinhos do Golfo, incluindo a Arábia Saudita.

Erdogan também apoiou um Governo no Egito liderado pela Irmandade Muçulmana, que a Arábia Saudita designou como movimento terrorista.

 

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::