Ariquemes / RO - sábado, 20 de abril de 2024
(69) 99929-2272

Anatel inicia neste domingo a segunda fase de bloqueio de celulares irregulares em dez estados

Publicado em: 19/09/2018 - 12:00
Anatel inicia neste domingo a segunda fase de bloqueio de celulares irregulares em dez estados

 

A Anatel vai começar a bloquear celulares irregulares de usuários de dez estados a partir deste domingo (23). A medida é uma sequência de um plano que começou com o bloqueio de aparelhos no Distrito Federal e em Goiás, em maio deste ano.

Os dez estados dessa nova leva de bloqueio são: Acre, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Tocantins, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. A medida vale para aparelhos irregulares habilitados a partir de 23 de setembro. Segundo a Agência Brasil, os celulares irregulares receberão a partir deste domingo a seguinte mensagem: “Operadora avisa: Pela Lei 9.472 este celular está irregular e não funcionará nas redes celulares em 75 dias. Acesse www.anatel.gov.br/celularlegal”.

Por celular irregular, entende-se aparelhos adulterados, roubados, extraviados e não certificados pela Anatel. O bloqueio dos aparelhos, por sua vez, acontecerá a partir de 8 de dezembro. Na véspera do bloqueio, o usuário dono de um celular irregular receberá esta mensagem: “Operadora avisa: Este celular IMEI XXXXX é irregular e deixará de funcionar nas redes celulares. Acesse www.anatel.gov.br/celularlegal”.

De acordo com a Anatel, aqueles que já têm aparelhos móveis irregulares habilitados não serão desconectados, caso não alterem o número. Diz a Agência Brasil:

 

“Consumidores que estejam utilizando aparelhos irregulares antes dessas datas não serão desconectados caso não alterem o seu número. Já aqueles que conectarem às redes de telecomunicações aparelhos irregulares após essas datas serão notificados por mensagens SMS e, após 75 dias, o aparelho não irá mais funcionar nas redes de telecomunicações.”

 

Se você, usuário, quiser saber se o seu número de IMEI é legal, basta discar *#06#. Você receberá uma numeração que, se bater com o que aparece na caixa do aparelho, indica que o celular é regular. Caso contrário, as chances são grandes de que se trate de um dispositivo irregular.

O projeto de bloqueio, chamado de “Celular Legal”, foi dividido em três fases. Como dito acima, a primeira aconteceu envolvendo usuários de Goiás e Distrito Federal. A terceira fase, que abrangerá a Região Nordeste e estados do Norte e Sudeste ainda não alcançados, incluindo São Paulo, começa a partir de 7 de janeiro de 2019, com os proprietários de aparelhos irregulares recebendo mensagens sobre sua situação. O bloqueio dessa terceira fase, por sua fase, começa em 24 de março de 2019. No caso dos estados desse último estágio do projeto, a medida vale para dispositivos irregulares habilitados a partir de 7 de janeiro de 2019.

Donos de celulares comprados no exterior não precisam se preocupar desnecessariamente. Esses aparelhos seguirão funcionando no Brasil, contanto que sejam certificados por órgãos estrangeiros equivalentes à Anatel. Além disso, equipamentos comprados por particulares no exterior que tenham fabricantes legítimos não serão considerados irregulares, ainda que não sejam certificados no Brasil.

[Agência Brasil]

 

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Ação Parlamentar - 11 horas atrás Ariquemes: Asdefari recebe emenda do deputado Delegado Camargo para instalação de energia solar Com a energia solar a Associação terá uma economia mensal de aproximadamente R$ 2.500,00 em energia elétrica.
2
Ação Parlamentar - 11 horas atrás Audiência pública liderada pelo deputado Pedro Fernandes aborda conflitos na região do Soldado da Borracha O encontro focou nos desafios e contradições enfrentados após a criação da Estação Ecológica Soldado da Borracha, uma área de proteção ambiental que tem sido o centro de um debate acalorado sobre os direitos dos produtores rurais.
3
Porto Velho - 11 horas atrás Turismo em Porto Velho: Preparativos para reabertura do Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré estão em andamento Na última quinta-feira (18), foi realizada uma formação prática para Guias de Turismo, alunos de história da Universidade Federal de Rondônia (Unir)
4
Agricultura - 11 horas atrás Rondônia Rural Show Internacional fomenta incentivo e reforça o potencial do setor cafeeiro do Estado Segundo o titular da Seagri, Luiz Paulo, com a participação na Rondônia Rural Show Internacional, que acontece de 20 a 25 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná
5
Capa - 11 horas atrás Sebrae reúne diversas instituições em evento voltado à Integridade para parcerias de sucesso em Rondônia O evento aconteceu no Teatro Banzeiros, em Porto Velho, com a participação de representantes de diversas instituições de Rondônia.

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::