Rondônia, - 01:56

 

Você está no caderno - NACIONAL
Nacional
Comitê mantém usinas termelétricas mais caras acionadas
Publicado Sexta-Feira, 14 de Setembro de 2018, às 06:08 | Fonte Amazonia.org.br 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=354115&codDep=30" data-text="Comitê mantém usinas termelétricas mais caras acionadas

  
 
 

Divulgação - Internet

 

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, ligado ao Ministério de Minas e Energia, decidiu hoje (12), em reunião extraordinária, manter o acionamento de usinas termelétricas mais caras fora da ordem de mérito, pela terceira semana seguida.

A decisão desta quarta-feira vale para as usinas com Custo Variável Unitário até R$ 766,28/MWh e vale para o período de 15 a 21 de setembro.A medida diz respeito a um conjunto de 14 usinas e reafirma decisão tomada pelo CMSE no início do mês, no dia 1° de setembro, quando acionou as usinas, após uma reunião extraordinária e, posteriormente, no dia 5 quando manteve o acionamento.

Segundo nota do comitê, que é responsável por monitorar as condições de abastecimento e o atendimento ao mercado de energia elétrica do país, o principal motivo para manter o despacho das termelétricas é o baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas, principal fonte de geração de energia no país.

A medida levou em consideração os atuais níveis de armazenamento dos subsistemas do Sistema Interligado Nacional (SIN) e a perspectiva até o final do mês de novembro de 2018. Também foi realizada uma análise específica do volume dos reservatórios no subsistema Sudeste/Centro-Oeste e também de reservatórios de usinas de cabeceira dos rios Grande e Paranaíba, “visando a garantia de controle da cascata hidráulica e a manutenção da navegabilidade da Hidrovia Tietê-Paraná”, infromou o CMSE.

O CMSE disse ainda que há previsão meteorológica para os próximos sete dias de precipitações entre o norte da Região Sul e o sul da Região Sudeste. Segundo o comitê, as bacias mais beneficiadas serão Iguaçu, Jacuí e Uruguai, no subsistema Sul.

O Comitê reiterou a garantia do suprimento no ano de 2018 e destacou que há recursos energéticos disponíveis, inclusive além dos montantes já despachados de usinas termelétricas.

 

Por: Luciano Nascimento
Fonte: Agência Brasil – EBC
Edição: Sabrina Craide

 







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em NACIONAL


“Novo Governo e os Direitos Coletivos”
Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais do MPF debaterá políticas públicas com futura equipe de transição do novo governo...


Pelo menos dez mortos e 11 feridos em deslizamento de terra no Rio de Janeiro
Acidente deu-se no Morro da Boa Esperança, em Piratininga, Niterói, no Rio de Janeiro, e já levou ao resgate de 11 pessoas com vida...


Ibama identifica 22 pessoas envolvidas na exploração ilegal de ipê em terras indígenas no noroeste de MT
O Ibama identificou 22 pessoas envolvidas na exploração ilegal de ipê nas Terras Indígenas (TIs) Aripuanã, Roosevelt e Parque do Aripuanã, no noroeste do estado, em operação realizada em conjunto com a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Gerênci...


Arroz, feijão e carne são os alimentos mais desperdiçados no Brasil
Governo promove atividades para conscientizar sobre o desperdício...

 


ADS NEWS 3




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News