Ariquemes / RO - sexta-feira, 19 de abril de 2024
(69) 99929-2272

Baixo nível do Rio Juruá compromete navegação de balsas em Cruzeiro do Sul

Publicado em: 13/09/2018 - 12:00
Baixo nível do Rio Juruá compromete navegação de balsas em Cruzeiro do Sul

 

As balsas que trazem mercadoria dos estados do Amazonas (AM) e Rondônia RO) para o município de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, deixaram de operar há mais de três meses e as embarcações menores viajam com dificuldade devido o baixo nível do Rio Juruá.

De acordo com os ribeirinhos, o tempo para chegar aos municípios, que têm o rio como via principal de acesso, dobrou durante esse período do ano. O G1 tentou pegar o nível do rio, mas não conseguiu pos foi informado que a estação que mede o afluente está com problemas.

Cruzeiro do Sul é considerada uma cidade pólo entre sete municípios do Vale do Juruá. Além de Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, no Acre, os municípios de Guajará e Ipixuna, no Amazonas, também mantém uma relação comercial e dependem de serviços essenciais da segunda maior cidade acreana.

A relação entre toda a região se dá principalmente pelo Rio Juruá, no entanto, desde o início do mês de agosto que o baixo volume de águas tem causado prejuízos para o abastecimento de cidades como Porto Walter, por exemplo, que, além de cargas, depende dos recreios para o acesso da população de baixa renda aos outros municípios.

Os batelões que transportam grande quantidade de passageiros estão parados e até embarcações menores que ainda conseguem navegar encontram dificuldade para chegar ao destino. No momento, os navegantes que levavam em média 36 horas para chegar a Porto Walter atualmente demoram 72 horas para fazer o mesmo percurso.

Altemar Silva viaja há dez anos e trabalha com o transporte de cargas pelo Juruá. Ele abasteceu seu batelão com 150 sacos de cimento para deixar o porto de Cruzeiro do Sul em direção a Porto Walter na tarde deste sábado (8). Silva conta que, em muitos locais, é preciso descarregar o batelão para passar pelos bancos de areia.

“Em muitos locais encontramos praias que tomam praticamente todo o rio, fica só o canal raso para a gente passar. A dificuldade é grande”, relatou.

Na viagem para o município de Marechal Thuamaturgo, que se fazia em quatro dias no período de cheia, atualmente a demora é de oito dias, de acordo com Silva. Para a cidade de Ipixuna (AM), os ribeirinhos afirmam que encontram as mesmas dificuldades. José Cundes é proprietário de um barco pesqueiro. Segundo ele, para não ficar no meio da viagem, teve que reduzir pela metade a carga que transporta em seu batelão que tem capacidade para 16 toneladas.

“Sempre tem um raso que não passa de jeito nenhum se for lotado. Só passa se levar no máximo 8 toneladas. Mesmo assim, várias vezes já passei uma hora, duas horas, até meio dia encalhado. É muito difícil viajar nesse período”, lamenta Cundes, que trabalha no rio há mais de 30 anos.

 

 

 

Barqueiros reclamam de baixo nível do Rio Juruá (Foto: Mazinho Rogério/G1)

 

Fonte: G1

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Ação Parlamentar - 7 horas atrás Ariquemes: Asdefari recebe emenda do deputado Delegado Camargo para instalação de energia solar Com a energia solar a Associação terá uma economia mensal de aproximadamente R$ 2.500,00 em energia elétrica.
2
Ação Parlamentar - 7 horas atrás Audiência pública liderada pelo deputado Pedro Fernandes aborda conflitos na região do Soldado da Borracha O encontro focou nos desafios e contradições enfrentados após a criação da Estação Ecológica Soldado da Borracha, uma área de proteção ambiental que tem sido o centro de um debate acalorado sobre os direitos dos produtores rurais.
3
Porto Velho - 8 horas atrás Turismo em Porto Velho: Preparativos para reabertura do Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré estão em andamento Na última quinta-feira (18), foi realizada uma formação prática para Guias de Turismo, alunos de história da Universidade Federal de Rondônia (Unir)
4
Agricultura - 8 horas atrás Rondônia Rural Show Internacional fomenta incentivo e reforça o potencial do setor cafeeiro do Estado Segundo o titular da Seagri, Luiz Paulo, com a participação na Rondônia Rural Show Internacional, que acontece de 20 a 25 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná
5
Capa - 8 horas atrás Sebrae reúne diversas instituições em evento voltado à Integridade para parcerias de sucesso em Rondônia O evento aconteceu no Teatro Banzeiros, em Porto Velho, com a participação de representantes de diversas instituições de Rondônia.

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::