Rondônia, - 08:10

 

Você está no caderno - Notícias da Amazônia
Mudanças Climáticas ao Paiol da Cultura
AmazonFace traz exposição sobre Mudanças Climáticas ao Paiol da Cultura do Inpa
A abertura da exposição, que visa divulgar a dinâmica das mudanças climáticas na Amazônia, será nesta terça-feira (11) e contará com intervenções artísticas e lançamento de obras
Publicado Terça-Feira, 11 de Setembro de 2018, às 06:53 | Fonte INPA 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=353842&codDep=38" data-text="AmazonFace traz exposição sobre Mudanças Climáticas ao Paiol da Cultura do Inpa

  
 
 

 

Com o objetivo de explicar os efeitos das mudanças climáticas no futuro da floresta Amazônica, a exposição Amazônia e Mudanças Climáticas: um futuro em fotos, ilustrações e ciência leva ao público informações sobre os efeitos que o gás carbônico pode ter sobre a floresta Amazônica. A abertura acontece nesta terça-feira (11), às 10h, e contará com intervenções artísticas e lançamento de obras.

 

A curadoria da exposição é feita pelo artista suíço Marcus Maeder, da Universidade das Artes de Zurique, com fotos de João Marcos Rosa e ilustrações de Rogério Lupo. A exposição segue até novembro, no Paiol da Cultura, dentro do Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), localizado na rua Bem-te-vi, s/nº, Petrópolis, zona Sul de Manaus. A exposição é realizada pelo Programa AmazonFace, executado pelo Inpa.

 

De acordo com o presidente do comitê científico do AmazonFACE, o pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) David Lapola, exposição visa divulgar também o conhecimento sobre o efeito das mudanças climáticas na Amazônia, por meio de estudos científicos e tecnológicos realizados pelo Programa de Pesquisa AmazonFace.

 

Na exposição estarão expostas cerca de 30 fotos do fotógrafo de natureza João Marcos Rosa, que tem fotolivros publicados e realizou trabalhos para grandes revistas, como a National Geographic. As fotografias mostram o ambiente de trabalho do programa AmazonFace em campo e laboratório. A mostra inclui também alguns desenhos do ilustrador Rogério Lupo, profissional em ilustração botânica e de ecologia de paisagens.

 

Foto Joao Marcos RosaAmazonFace 3

 

Na exposição, haverá ainda uma estrutura de áudio e vídeo, chamada “Espírito da floresta”, criada pelo artista suíço Marcus Maeder, curador da exposição, a partir de gravações no sítio experimental da AmazonFace. “A realização dessa atividade tem intenção de envolver a sociedade científica, as instituições de pesquisa, as universidades, pesquisadores, professores e estudantes e despertar o interesse pela ciência desenvolvida aqui no Inpa e os seus métodos”, disse David Lapola.

 

Sobre o Programa AmazonFace

 

O AmazonFace é um programa científico que tem como foco a resolução de uma das principais fontes de incerteza em relação ao impacto das mudanças climáticas sobre ecossistemas tropicais: o potencial que o aumento das concentrações atmosféricas de CO2 poderia ter para mitigar os efeitos deletérios das mudanças de temperatura e precipitação nas florestas tropicais, estimulando a produtividade e aumentando a resiliência dessas florestas à seca.

 

O Experimento de Pesquisa do programa está localizado na Estação Experimental de Silvicultura Tropical ZF-2 do Inpa, a 50 km norte de Manaus, BR-174.

 

 

Da Redação – Comunicação Inpa

Fotos: João Marcos Rosa - AmazonFace

 







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Notícias da Amazônia


Governo do Amazonas e Exército reafirmam parcerias para proteger a Amazônia e discutem situação da BR-319
Wilson Lima reconheceu a importância do trabalho do Exército e defendeu a manutenção da parceria com o Governo do Estado para fortalecer ações como a proteção da região de fron...


Auditores fiscais descobrem R$ 820 mil em cargas irregulares em Manaus
As cargas reúnem hidrantes de cobre, engates de mangueiras de incêndio, fios de cobre de telefonia, lápides, moedas antigas, hélices de navio, placas de inauguração de obras públicas e outros objetos...


Banco da Amazônia faz doação de R$ 200 mil ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Porto Velho
Esse valor é parte do Imposto de Renda devido no exercício de 2018, doado como renúncia fiscal....


Prefeita do Acre define equipe para os próximos dois anos
A nova estrutura é resultado da recente reforma administrativa implementada pela Prefeitura, que reduziu 12 órgãos, 132 cargos comissionados e uma economia anual de mais de 12 milhões de reais em atividades meio....

 


ADS NEWS 3




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News