Ariquemes / RO - sexta-feira, 29 de março de 2024
(69) 99929-2272

A organização criminosa das OSs

Publicado em: 03/09/2018 - 12:00
A organização criminosa das OSs

 

A tentativa frustrada de implantação de Organizações Sociais (OSs) em alguns municípios do Norte do Brasil pode ser um grande livramento de eventuais problemas no setor de saúde. A população voltou essa semana a ser testemunha de uma grande organização criminosa que atuava na saúde pública do Rio de Janeiro, com a prisão, novamente, de pessoas que são conhecidas do sistema prisional por pagamento de propina e desvio de recursos públicos.

Para o leitor ter uma dimensão da máfia instalada na capital carioca, das dez organizações sociais (OSs) que administram 108 das 248 unidades de saúde da prefeitura do Rio, oito são investigadas em procedimentos no Ministério Público (MP) estadual e em ações no Tribunal de Justiça (TJ) do Rio por suspeitas de irregularidades.

Segundo noticiou o jornal O Globo, do Rio de Janeiro, as OSs não fornecerem condições adequadas aos pacientes, até casos de supostos desvios de recursos públicos.

Em abril deste ano, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) realizou em Porto Velho um seminário com o tema “Organizações Sociais de Saúde (OSs): a experiência goiana na visão do controlador e do controlado”. O encontro, que teve a participação de servidores da saúde de Porto Velho e interior do Estado, reuniu especialistas do Tribunal de Contas de Goías, que vieram esclarecem alguns pontos e tirar dúvidas sobre a implantação da terceirização desse serviço importante para a saúde.

Há registros de que Goiás foi o único Estado onde não surgiu problema grave envolvendo desvio de recursos públicos na saúde. Por enquanto. No Rio de Janeiro, por exemplo, os auditores constataram sobrepreços de até 508% na compra de medicamentos. As auditorias do TCM foram feitas em nove OSs que tinham contrato com a prefeitura à época da inspeção.

Hoje o que se vê no Rio de Janeiro é o sepultamento do setor de saúde. Servidores seguem com salários atrasados, unidades de saúde sem profissionais para atender à demanda de pacientes e postos de saúde abandonados. É uma triste realidade no setor de saúde. A participação de órgãos de controle é de fundamental importância para evitar o sucateamento da saúde.

Em Goiás, implantação de Organizações Sociais só apresentou bom resultado na implantação desse serviço graças a uma resolução do TCE local. É mesmo assim, se houver uma investigação profunda, é possível encontrar algumas irregularidades. Implantar uma OS não é missão nada fácil. Requer desafios dos gestores públicos e muita paciência da população, que vai receber o serviço.

 

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Artigos - 27 minutos atrás Sexta-feira Santa, o Mistério da Cruz O caminho de Jesus, explicou o Papa, é Deus saindo de si mesmo para caminhar entre nós. É o que ouvimos tantas vezes na missa: “O Verbo se fez carne e habitou entre nós”
2
Ariquemes Online - 30 minutos atrás Servidores do IFRO aderem à greve nacional a partir desta quarta-feira (3) A entidade sindical é representativa dos Servidores Técnico-Administrativos e Docentes de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) nos três municípios (Ariquemes, Guajará-Mirim, Porto Velho).
3
Esportes - 35 minutos atrás Inscrições para ‘Copa Sesc de Esportes’ em Porto Velho estão abertas No dia 11 de abril, acontece um congresso técnico que onde será apresentado o modelo de disputa do campeonato, regras e será realizado o sorteio das chaves classificatórias. Já no dia 15 de abril acontece a abertura com algumas partidas.
4
Destaque - 19 horas atrás Veja como fica o tempo em Rondônia neste feriado de sexta-feira santa A previsão é de céu encoberto com chuva a qualquer hora do dia na capital e em todo o interior do estado, com possibilidade de temporais.
5
Esportes - 19 horas atrás Vila Olímpica Chiquilito Erse será inaugurada neste sábado (30) em Porto Velho A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes), inaugura no próximo sábado (30) a segunda etapa da Vila Olímpica Chiquilito Erse

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::