Rondônia, - 08:33

 

Você está no caderno - Educação
História do Dia dos Pais
História do Dia dos Pais
Atualmente, celebramos o Dia dos Pais sempre no segundo domingo de agosto, mas nem sempre foi assim. A data original da celebração, instituída em 1953, era 16 de agosto...
Publicado Quinta-Feira, 23 de Agosto de 2018, às 10:21 | Fonte Informe Publicitário 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=352910&codDep=59" data-text="História do Dia dos Pais

  
 
 

Brasil Escola - Uol

Pai e filho

Assim como o Dia das Mães, o Dia dos Pais também foi criado para homenagear um dos responsáveis pela nossa vida, nossa educação e nosso desenvolvimento. Apesar de em alguns países a data ser meramente comercial, no Brasil gostamos de celebrar, reunir a família, comprar presentes e cartões comemorativos ou preparar alguma surpresa inesquecível para os nossos pais.

 

Atualmente, celebramos o Dia dos Pais sempre no segundo domingo de agosto, mas nem sempre foi assim. A data original da celebração, instituída em 1953, era 16 de agosto, em razão do Dia de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus Cristo.

 

O Dia dos Pais pelo mundo

 

Alguns países de origem predominantemente católica, celebram o Dia dos Pais em 19 de março, Dia de São José, esposo de Maria, mãe de Jesus. Dentre eles estão Portugal, Espanha, Itália e Bolívia. As famílias se reúnem em torno da mesa e são feitas homenagens aos pais, através de músicas, poemas, desenhos feitos pelas crianças.

 

Nos Estados Unidos, assim como em outros cerca de 70 países, o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho.

 

Em 1910, Sonora Louise Smart Dodd, uma moradora da cidade de Spokane no estado de Washington, teve a ideia de homenagear o próprio pai, na data de seu nascimento, dia 19 de junho, em razão do orgulho que sentia, pelo fato de ele ter conseguido criar sozinho os filhos, após a morte da esposa.

 

O gesto de Sonora comoveu e incentivou as pessoas de sua cidade a fazer o mesmo e o fato ganhou repercussão nacional. Em 1972, o então presidente americano Richard Nixon declarou o terceiro domingo de junho como a data oficial para a comemoração do Dia dos Pais. Assim, a prática foi adotada por outros países ocidentais.

 

Na Rússia, o Dia dos Pais é celebrado em 23 de fevereiro. Nessa data se comemora o Dia do Defensor da Pátria Local, uma homenagem aos homens das forças armadas russas. São organizados desfiles pelas ruas e aos pais é dedicada particular atenção e carinho.

 

Na Alemanha, o Dia dos Pais é comemorado juntamente com a celebração da Ascensão de Jesus Cristo. Segundo o Novo Testamento, o corpo de Jesus foi elevado aos céus, quarenta dias após sua ressurreição, na presença de 11 de seus apóstolos. Os alemães comemoram a data com seus filhos, pais e irmãos e, geralmente, aproveitam a ocasião para apreciar uma boa cerveja.

 

Nos países nórdicos como a Noruega, Suécia e Finlândia, o Dia dos Pais é celebrado no segundo domingo de novembro. A tradição é fazer os pais encontrarem seus presentes, escondidos pelas crianças, dando-lhes pequenas pistas.

 

No Reino Unido, o Dia dos Pais é celebrado no terceiro domingo de junho, sem muito entusiasmo ou reuniões em família. Ao invés de presentes, os filhos homenageiam seus pais com cartões comemorativos.

 

No Paraguai, o Dia dos Pais é celebrado no segundo domingo de junho. Assim como no Brasil, a data é bastante comercial e muito festejada. Os paraguaios se reúnem para almoçar, assistir a eventos esportivos juntos e trocar apostas e homenagear os pais.







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Educação


Inscrições para o Fies se encerram nesta quinta-feira
As inscrições começaram no dia 7 de fevereiro e o registro deve ser feito pelo site oficial....


IFRO Vilhena oferece 110 vagas para cursos gratuitos de idiomas
São ofertadas 110 vagas, sendo 80 para o curso de Espanhol (Módulo I: 20 vagas; Módulo II: 20 vagas; Módulo III: 20 vagas; Módulo IV: 20 vagas)......


Governador abre o ano letivo da rede estadual de ensino
O Ano Letivo da rede estadual de ensino foi aberto oficialmente na manhã de hoje (11) pelo governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, em solenidade realizada na escola Brasília...


Começa hoje o prazo para a lista de espera do Sisu
Os estudantes que não foram aprovados em nenhuma das opções de curso pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) podem, a partir de hoje (29)...

 


ADS NEWS 3




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News