Ariquemes / RO - quinta-feira, 28 de março de 2024
(69) 99929-2272

Confira as Manchetes dos Jornais desta terça-feira (21)

Publicado em: 21/08/2018 - 12:00
Confira as Manchetes dos Jornais desta terça-feira (21)

21 de agosto de 2018

O Globo

 

Manchete: Sem Lula, Bolsonaro lidera corrida eleitoral

Na 1ª pesquisa Ibope para a Presidência após registro das candidaturas, Marina e Ciro têm empate técnico

A primeira pesquisa Ibope após o registro das candidaturas à Presidência mostra que, em cenário sem Lula (PT), Bolsonaro (PSL) lidera com 20% das intenções de voto, seguido por Marina (Rede) e Ciro (PDT), com 12% e 9%, respectivamente. Votos nulos, brancos e indecisos vão de 22% para 38% sem o ex-presidente, inelegível pela Lei da Ficha Limpa, na disputa. Alckmin (PSDB) aparece em quarto lugar, com 7%. Neste cenário, o Ibope considerou a candidatura de Haddad, registrado com o vice na chapa petista. Ele obteve 4% das intenções de voto, mas 13% disseram que votariam no ex-prefeito de São Paulo se Lula sair do páreo. (PÁGINA 4)

Rio registra empate triplo

O senador Romário (Podemos), com 14% das intenções de voto, o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) e o ex-governador Anthony Garotinho (PRP), ambos com 12%, estão empatados tecnicamente na disputa pelo governo do Rio, segundo a primeira pesquisa Ibope da campanha, que apontou desânimo do eleitorado fluminense. Uma em cada três pessoas disse que vai votar em branco ou nulo. Garotinho tem a maior taxa de rejeição, com 55%. (PÁGINA 8)

Seis em dez pessoas já viram tiroteio no estado

Pesquisa do Ibope aponta que 60% dos entrevistados já presenciaram um tiroteio no Estado do Rio, e 65% já viram um assalto. Mais da metade das pessoas (55%) apoia a intervenção na segurança pública, que, ontem, teve dois militares mortos em operação no Alemão, na Maré e na Penha. Foram as primeiras baixas desde o início da intervenção. (PÁGINA 13)

Venezuela tem nova moeda, com cinco zeros a menos

Com inflação estimada em 1.000.000% para este ano, o governo da Venezuela lançou o bolívar soberano, com cinco zeros a menos e lastro na criptomoeda Petro, criada por Nicolás Maduro em fevereiro. Homens da Força Nacional chegaram ontem a Pacaraima (RO), na fronteira com a Venezuela, para regular fluxo de imigrantes. (PÁGINAS 12 e 19)

Colunistas

BERNARDO MELLO FRANCO

Três perguntas definirão rumos da eleição presidencial (PÁGINA 6)

PAULO CELSO PEREIRA

Nada parece ter causado impacto no eleitor (PÁGINA 4)

BERENICE SEARA

Candidatos no Rio terão de convencer o eleitor a votar (PÁGINA 8)

MERVAL PEREIRA

PT ignorava comitê da ONU que defende Lula (PÁGINA 2)

Marina e Bolsonaro rebatem declarações de FH em entrevista (PÁGINA 6)

 

————————————————————————————

O Estado de S. Paulo

 

Manchete: Bolsonaro se isola na liderança; Marina e Ciro disputam 2º lugar

No início da campanha, deputado tem 20% no cenário sem Lula, seguido por Marina (12%), Ciro (9%) e Alckmin (7%)

A primeira pesquisa Ibope/Estado/ TV Globo após o início oficial da campanha eleitoral mostra o candidato Jair Bolsonaro (PSL) na liderança da corrida presidencial com 20% das intenções de voto, no cenário em que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não é apresentado aos eleitores. A seguir vêm Marina Silva (Rede), com 12%, Ciro Gomes (PDT), com 9%, e Geraldo Alckmin (PSDB), com 7%. Como a margem de erro é de 2 pontos porcentuais, Marina e Ciro estão tecnicamente empatados, assim como o tucano está empatado com Ciro. No cenário em que Lula é incluído, o ex-presidente aparece em primeiro, com 37%. Bolsonaro cai para o segundo lugar, com 18%. Em manifestação enviada ontem ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o vice-procurador-geral eleitoral, Humberto Jacques, disse que Lula – preso e condenado na Lava Jato – “está inelegível”. Quando o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad é apresentado na pesquisa como candidato do PT, ele tem 4% das intenções de voto. Alvaro Dias (Podemos) aparece com 3%, em situação de empate técnico com o petista. (POLÍTICA / PÁGS. A4 a A12)

Doria e Skaf estão empatados em SP

Em São Paulo, os candidatos João Doria (PSDB), com 20%, e Paulo Skaf (MDB), com 18%, estão empatados tecnicamente, segundo a pesquisa Ibope/Estado/TV Globo. (PÁG. A8)

Cresce pressão pelo bloqueio da fronteira de RR

Após conflitos entre brasileiros e venezuelanos, o governo está sendo pressionado pelo fechamento da fronteira de Roraima. O senador Romero Jucá (MDB-RR), que tenta a reeleição, pediu o bloqueio e vai propor “cotas” para refugiados. (METRÓPOLE / PÁG. A16)

Direção da Câmara dá ultimato a Maluf (COLUNA DO ESTADÃO / PÁG. A4)

 

Rio lidera perda de postos de trabalho (ECONOMIA / PÁG. B1)

 

Militares morrem em conflito no Rio

Militares trocam tiros com traficantes no Morro do Alemão, no Rio, durante a megaoperação de ontem nas favelas do Alemão, Maré e Penha. A ação envolveu 4 mil homens e deixou 13 mortos, entre eles o cabo Fabiano de Oliveira Santos e o soldado João Viktor da Silva, do 25º Batalhão de Infantaria Paraquedista. (METRÓPOLE / PÁG. A15)

Pacote do chavismo enfrenta protestos

No primeiro dia do pacote econômico da Venezuela, com circulação da nova moeda, o bolívar soberano, o país teve lojas fechadas. Protestos estão marcados para hoje. (PÁG. A13)

Colunistas

Vera Magalhães 

Resiliência de Bolsonaro é a primeira pedra no sapato da repetição da polarização PT-PSDB. (PÁG. A4)

Eliane Cantanhêde 

Ciro, Marina e Dias podem virar cabos eleitorais de um segundo turno entre PT e Bolsonaro. (PÁG. A6)

Notas & Informações

O preço da procrastinação

Há reformas cuja oportunidade está passando e que, mais tarde, serão feitas provavelmente em circunstâncias piores. É o caso da reforma da Previdência. (PÁG. A3)

O problema dos refugiados 

A tensão entre a população de Roraima e refugiados venezuelanos mostra a necessidade de medidas urgentes. (PÁG. A3)

————————————————————————————

Folha de S. Paulo

 

Manchete: 3 em 4 congressistas tentam renovar mandato na eleição

Apesar de desgaste de políticos, índice é maior do que o registrado em 2014

Mesmo com o desgaste na imagem dos políticos, três de cada quatro deputados e senadores serão candidatos à reeleição neste ano. Levantamento da Folha aponta que 77% dos legisladores federais tentarão se manter em atividade no Congresso, o que diminui a chance de uma renovação. Em relação a 2014, passaram de 387 para 407 os deputados que tentarão a reeleição, um aumento de 5%. A alta é maior entre os senadores que almejam continuar na função. Há oito anos, quando dois terços das vagas foram renovados, 29 disputaram. Agora serão 32, um crescimento de 10%. Entre os parlamentares que abriram mão da reeleição, a maioria deles disputará outros cargos, como de governador e presidente, o que reduz para 7% o índice dos que não concorrerão a nenhum mandato público. Ao todo, apenas 41 congressistas não estarão nas cédulas em outubro. Para analista político da Universidade de Brasília, o sistema político do país tem sido moldado para assegurar a perpetuação no poder. “Criaram barreiras para a renovação, como o fundo eleitoral, que ficou concentrado na mão dos caciques dos partidos”, afirma Antonio Testa. (Eleições 2018 A4)

Campanhas contra venezuelanos são infladas por boatos

Campanhas antivenezuelanos em Roraima, como as que desencadearam conflitos entre imigrantes e brasileiros no sábado (18), foram alimentadas por boatos espalhados em redes sociais e exacerbadas pela entrada de refugiados no estado menos populoso do país. (Mundo A15)

Coca-Cola pode interromper a produção na Zona Franca

A Coca-Cola ameaça interromper a produção na Zona Franca de Manaus se o presidente Michel Temer (MDB) não devolver ao segmento benefícios que tinham antes da paralisação dos caminhoneiros. Se o pedido não for aceito, a empresa diz que pode desviar a produção para país com incentivos fiscais, como a Colômbia, e o Brasil teria de importar refrigerante. (Mercado A18)

Rio tem primeiras mortes de militares em intervenção

Em dia violento, dois militares morreram baleados em grande operação nos complexos de favelas do Alemão, da Penha e da Maré. São os primeiros militares mortos desde fevereiro, início da intervenção. Cinco suspeitos morreram na ação. (Cotidiano B4)

Prefeito de SP quer se desfazer das ‘joias da coroa’ (Opinião A2)

 

Editoriais

O velho, de novo

Acerca de peso das oligarquias regionais na eleição.

Sem brilho nos olhos

Sobre falta de ambição entre alunos da rede pública. (Opinião A2)

————————————————————————————

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::