Rondônia, - 03:24

 

Você está no caderno - Notícias da Amazônia
Encerramento do VII CONIC
Oportunidades na Iniciação Científica e Menção Honrosa marcam encerramento do VII CONIC
No período de 31 julho a 03 de agosto de agosto foram apresentadas 168 pesquisadas realizadas no período de um ano
Publicado Quinta-Feira, 9 de Agosto de 2018, às 08:50 | Fonte INPA 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=352231&codDep=38" data-text="Oportunidades na Iniciação Científica e Menção Honrosa marcam encerramento do VII CONIC

  
 
 

Fotos: Lailla Pontes – Ascom Inpa

 

Compartilhar vivências na Iniciação Científica e distinguir com menção honrosa os melhores trabalhos de alunos no período de 2016 a 2017 marcou o encerramento do VII do Congresso de Iniciação Científica do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) de 2018. Durante uma semana, foram apresentadas 168 pesquisas de graduandos de universidades de Manaus orientados por pesquisadores do Inpa.

Da Mesa Redonda Iniciação Científica: Oportunidades, Desafios e Perspectivas orientadores e ex-bolsistas falaram sobre trajetórias e experiências no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Inpa, que este ano completou 27 anos de história. “Este programa funciona como uma ferramenta importante para a iniciação do aluno na vida acadêmica dentro do universo científico”, disse a pesquisadora do Inpa Ana Carla Bruno.

Para a tecnologista do Inpa Genoveva Azevedo, o Pibic ajuda os universitários a darem os primeiros passos e se encontrarem dentro de uma nova área. "Muitas vezes o aluno precisa apenas ouvir uma frase, uma palavra, ou uma dica de incentivo que marcará sua trajetória acadêmica e profissional. Essa diversidade de momentos e de histórias através dessa conversa foi algo muito importante para o fechamento do CONIC", frisou.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Inpa é voltado para o desenvolvimento das ciências a estudantes de graduação. O objetivo é proporcionar aprendizagem e aperfeiçoamento a jovens cientistas, contribuindo para o desenvolvimento científico da Amazônia.

As áreas e subáreas do conhecimento da instituição são: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias (Exatas e Engenharias, Clima e Ambiente, Química de Produtos Naturais); Ciências Biológicas (Botânica, Saúde, Ecologia, Genética, Zoologia I e II); Ciências Agrárias (Agronomia e Recursos Florestais); Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Educação Ambiental, Ciências Humanas e Sociais); Multidisciplinar.

Menção Honrosa

O VII Conic agraciou 13estudantes com Menção Honrosa. Um deles foi Ricardo Cabral, que desenvolveu a pesquisa Análise do ciclo de vida do Anophles darlingi (mosquito transmissor da Malária) em um simulador de mudanças climáticas. Veja aqui a Lista Menção Honrosa.

 

 

RicardoeWanderli

 

 

Segundo Cabral, o estudo ajuda a compreender as diversas reações da espécie e das circunstâncias de sua proliferação. Os testes foram feitos com o principal vetor da malária na Amazônia. “Fazer determinados experimentos nos mostrou como essa espécie é mais tolerante às modificações climáticas”, explicou o orientador da pesquisa, o pesquisador do Inpa Wanderli Tadei.

O Programa de Iniciação Científica do Inpa conta com a parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), que financiam as bolsas de Pibic e Paic, respectivamente.

 

 

Por Ingrydd Ramos – Ascom Inpa

Fotos: Lailla Pontes – Ascom Inpa

 







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Notícias da Amazônia


Bosque da Ciência não abrirá neste domingo de Eleição
O espaço voltará a receber os visitantes na terça-feira...


Livro que fala da antiga região amazônica será lançado sexta-feira (28) na capital
O livro Urucumacuã conta a história de um príncipe que viveu no período de Salomão, nas terras da região amazônica, onde deixou tesouros como ouro e pedras preciosas....


No dia Mundial dos animais, no Inpa, alunos relatam vontade de seguir profissões ambientais
Em alusão ao Dia Mundial dos Animais e do Dia da Natureza, alunos da Escola Nilo Peçanha (Manaus)realizam atividade com pesquisadores do Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia, patrocinado pela Petrobras. A ação aconteceu no Inpa e os alunos foram...


HMAM realiza 2º mutirão de atendimento em especialidades
Nos dias 06, 20 e 27 de outubro (sábados), o H Mil A Manaus realizará o 2ª mutirão de atendimento nas especialidades de oftalmologia, ortopedia, cardiologia, dermatologia, ginecologia e odontologia....

 

ADS NEWS 2

ADS NEWS 3


:: Publicidade :::



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News