Rondônia, - 19:08

 

Você está no caderno - INTERNACIONAL
Internacional
Tribunal da Espanha bloqueia nova moção de independência da Catalunha
Publicado Terça-Feira, 17 de Julho de 2018, às 17:39 | Fonte Revista Exame 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=351092&codDep=24" data-text="Tribunal da Espanha bloqueia nova moção de independência da Catalunha

  
 
 

Catalunha: região declarou independência unilateralmente em outubro, na sequência de um referendo (Javier Barbancho/Reuters)

 

Madri – O Tribunal Constitucional da Espanha comunicou nesta terça-feira que bloqueou uma moção aprovada pelo Parlamento da Catalunha visando retomar as medidas para declarar a independência da rica região do nordeste do país.

A suspensão formal da corte à moção secessionista aprovada no dia 5 de julho pela assembleia catalã em Barcelona veio na esteira de uma apelação apresentada pelo governo central espanhol em Madri contra a medida.

O Parlamento catalão pode apelar da decisão do Tribunal Constitucional nos próximos 20 dias. Tanto a corte máxima quando o governo espanhol disseram que a Catalunha não pode realizar um referendo sobre a independência sem violar a Constituição da Espanha.

Na semana passada o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, acertou iniciativas conjuntas com o líder catalão, Quim Torra, mas voltou a descartar qualquer manobra para uma separação regional.

A Catalunha declarou independência unilateralmente em outubro, na sequência de um referendo, levando o então premiê Mariano Rajoy a impor o controle direto de Madri e a convocar uma eleição regional – na qual partidos separatistas voltaram a conquistar uma maioria parlamentar.

Como resultado, Torra disse que a busca catalã pela separação continuará no novo governo.

Sánchez, embora contrário à independência catalã, adotou uma abordagem mais branda para o problema do que Rajoy, privilegiando o diálogo e a remoção dos controles financeiros da Catalunha.

 







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em INTERNACIONAL


Primeiro-ministro checo ameaçado com moção de censura após revelações do filho
Andrej Babis júnior, que o seu pai já definiu como ''um doente psíquico'', afirma ter sido enviado ''contra a sua vontade'' para a Crimeia, anexada pela Rússia em 2014, por colaboradores do primeiro-ministro...


Irão nega envolvimento de diplomata em atentado frustrado em França
França acusou um diplomata iraniano de ter estado envolvido num atentado frustrado contra a oposição iraniana em território francês e anunciou o congelamento de bens de duas pessoas, entre elas um diplomata detido na Alemanha...


OVNI ou estrela cadente? Aviação Irlandesa investiga atividade aérea incomum
Depois de relatos de pilotos que dizem ter avistado ''pontos luminosos'' a deslocarem-se ''em alta velocidade'' na costa sudoeste, a Autoridade de Aviação Irlandesa anunciou que iniciou uma investigação....


Caso Kahshoggi. Rei saudita diz que autoridades estão a “cumprir o seu dever de estar ao serviço da Justiça”
Num discurso perante o Conselho da Shura, Salman bin Abdulaziz elogiou o sistema judiciário do país, referindo-se de forma indireta ao caso do jornalista saudita que foi morto no consulado de Istambul no mês passado...

 


ADS NEWS 3




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News